Header
Respondido

Problemas com o Power Router


Boa noite,

 

Anteriormente tinha o ZON Hub e outro router ligado a este através de um cabo Ethernet e ocasionalmente deparava-me com problemas de ligação no segundo router (Asus). Há cerca de 9 meses (ou talvez mais) tenho o Power Router 5 e tenho reparado que este é sem dúvida bastante pior que o antigo ZON Hub… Funciona melhor em termos de cobertura Wifi (que a mim particularmente não é o que me interessa pois das pessoas da casa sou a que menos usa Wifi mas necessito de boas ligaçãoes via cabo de rede) mas em termos gerais, estabilidade de ligação, etc é bastante mau. Equipamentos que dependam de Streaming passam mal com este router: Smartv a correr aplicações de streaming como o Globoplay, por exemplo frequentemente, acusam instabilidade de ligação (Smartv ligada com cabo de rede directo ao Router NOS); o Steamlink - também ligado com cabo de rede - acusa muito mais vezes instabilidade de ligação com este router do que anteriormente com o ZON Hub. Se ligar o meu segundo router à porta 4 do Power Router e ativar o Modo Bridge, fico sem acesso à internet no segundo router (que está configurado com access point). E hoje reparei que no mapa de Rede do Power Router todas a portas LAN apresentam ligações a 100 MB excepto a porta 3 que por acaso indica ligação gigabit (isto independentemente de modo Bridge ou não) que é bizarro porque tanto a máquina ligada a dita porta 3 (ou o cabo que a liga) não são diferentes dos restantes (se por acaso forem não são de categoria superior… Aliás o cabo de rede mais recente que aqui tenho é o que liga a Smartv ao Router NOS. É suposto a porta 3 ser gigabit e as restantes não? 

Já agora algum dia vão ter routers normais com uma página de configuração sem necessidade de ter acesso à internet para efectuar alguma configuração? É que se não tens net e precisas de net para poderes configurar ou resolver problemas com o acesso ficas agarrado. É um bocado como trancar as portas do carro por fora e deixar a chave na ignição

icon

Melhor resposta por Guimas 6 February 2023, 04:45

Ver pergunta inicial

17 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

A partir do router 3.0 passou a ser pelo site da NOS as configurações.

Relativamente ás portas todas são gigabit. Tente um reset de fábrica ao router.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Felipe Lopes,

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite,

 

Aproveitei a hora tardia (ideal porque ninguém usa a internet a estas horas) e fiz reset ao router, mas após os serviços estarem re-estabelecidos a situação mantém-se. Ele indica-me ligação gigabit numa única porta e 100 MBps nas restantes.  Não sei se este router tem alguma problema (além dos que já causou por cá) ou se é suposto funcionar dessa maneira.

Não sei se deixaram de ver o tópico após a sugestão. mas o Reset sugerido ao Router na prática não alterou grande coisa. Deixei de ter 1 única porta com indicação de ligação Gigabit para ter 2 em vez de supostamente ter 4.

Reputação 7
Crachá

Não sei se deixaram de ver o tópico após a sugestão. mas o Reset sugerido ao Router na prática não alterou grande coisa. Deixei de ter 1 única porta com indicação de ligação Gigabit para ter 2 em vez de supostamente ter 4.

Sendo assim é só fazer mais 2 resets 🤣

Reputação 7
Crachá +2

Qual o Router que tem? 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Felipe Lopes

Queremos ajudar. Assim, para compreendermos melhor a situação, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

Obrigado

Boa tarde @Felipe Lopes

Queremos ajudar. Assim, para compreendermos melhor a situação, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

Obrigado

O Router é um dos Giga Routers (5?) É igual a este

que substituiu um ZON Hub que não era grande coisa mas funcionava melhor que este. Pelo menos causava menos problemas

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Felipe Lopes
Agradecemos o feedback. 
De momento, não temos conhecimento da dificuldade que refere. Assim, sugerimos que ative o modo bridge, diretamente, na App NOS NET e que, por favor, de seguida, verifique a ligação do equipamento à LAN4. 

Obrigado 

Bom dia @Felipe Lopes
Agradecemos o feedback. 
De momento, não temos conhecimento da dificuldade que refere. Assim, sugerimos que ative o modo bridge, diretamente, na App NOS NET e que, por favor, de seguida, verifique a ligação do equipamento à LAN4. 

Obrigado 

Boa noite,

 

Pois acontece que se eu ativar o modo Bridge, os equipamentos que estiverem ligados à porta 4 ficam com constrangimentos de acesso (ou sem acesso de todo). Se tiver o meu outro router ligado à porta 4 do router NOS e ativar o modo bridge fico sem acesso à internet em todos os equipamentos ligados ao meu router. Se ativar o modo bridge e tiver o Steamlink por exemplo ligado à porta 4 do router NOS tenho mais problemas de instabilidade de ligação a qualquer outro pc que esteja a fazer streaming através do steamlink

Reputação 7
Crachá +6

Fica sem acesso ao serviço de internet ao ativar o modo bridge, @Felipe Lopes?

Por favor, confirme-nos a versão de firmware que o equipamento dispõe. Consegue obter esta informação na App NOS NET em “Informação”

Obrigado pela cooperação.

Fica sem acesso ao serviço de internet ao ativar o modo bridge, @Felipe Lopes?

Por favor, confirme-nos a versão de firmware que o equipamento dispõe. Consegue obter esta informação na App NOS NET em “Informação”

Obrigado pela cooperação.

Sim, ou então o que quer que esteja ligado ao Router na porta 4 fica com mais problemas de ligação do que o habitual.

Na página de informação do Router a versão do Firmware indicada é 7.2.4.7.1b4

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Felipe Lopes,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde @Felipe Lopes,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Conforme sugerido, enviei mensagem privada para o perfil com o Nº de cliente. Não sei se é necessária mais alguma informação (Não recebi nenhuma respota ou indicação de que a mensagem tenha sido recebida)

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Felipe Lopes,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Após troca do Router ontem (01/04/2023) à tarde, não posso dizer acerca da estabilidade do acesso porque passou pouco tempo, no entanto posso afirmar que o estranho comportamento nas portas de rede é idêntico ao do outro Router… Se ligar por um equipamento a uma das portas do Router a ligação aparece como feita a 100; Se ligar o mesmo equipamento ao Router através de um Switch, a ligação aparece listada na página do Router como Gigabit. Curioso, no mínimo. Ou há por aí um “bad batch” destes Routers ou há algo de errado com o Firmware que andam a utilizar.

Mas há mais...desde que foi feita a troca do Router ontem à tarde não há telefone. Cabos ligados, Router reiniciado 3 vezes e a Linha não regista.

Este serviço nunca pára de surpreender realmente. Pena que nunca seja pela positiva

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Felipe Lopes

Queremos ajudar. Sugerimos que ative o modo bridge do Router e que teste a ligação da porta 4. Após fazê-lo, diga-nos se há ou não limitação. 

Relativamente ao telefone fixo, precisamos de ativar o mesmo. Confirme-nos, por favor, por mensagem privada para o perfil @Fórum, o seu número de cliente. 
Obrigado

Comentário