Skip to main content
Header
Kilobyte
January 10, 2023
Pergunta

Problemas com giga router 6

Boa noite

Com a renovação do contrato aumentaram a velocidade da internet para 500Mbps mas nunca consigo velocidade superiores a 100mbps por cabo.

Depois de algumas pesquisas consegui perceber que todas as ligações por cabo no router são feitas com um link fisico de 100Mbps e não com o 1000Mbps como deveria ser.

Já testei com outros cabos e noutros locais e apenas com este router não consigo uma ligação giga.

Não se trata de problemas de cabo nem mesmo da placa do computador porque noutros locais, noutras redes consigo ligação a 1Gbps.

Agradeço que verifiquem o que se passa com o router e troquem caso seja problemas com o mesmo.

11 Comentários

Guimas
Super User
Super User
January 10, 2023

Faça reset de fábrica ao router e teste novamente.

Se persistir venha até aqui:

e verifique se a velocidade diz 1.0 gbps ou 100mbps.

CP001
January 10, 2023

Boa noite @JFaria e @Guimas 

Há um problema com este router que se encontra em fase de resolução relacionado com o facto de o link físico LAN passar de 1000 para 100 Mbps sem razão aparente

JFariaAutor
Kilobyte
January 11, 2023

Bom dia

Ou essa fase de resolução está muito complicada ou voltou ao mesmo.

Essa resposta já tem 5 meses. Ainda não está resolvido?

JFariaAutor
Kilobyte
January 11, 2023

Faça reset de fábrica ao router e teste novamente.

Se persistir venha até aqui:

e verifique se a velocidade diz 1.0 gbps ou 100mbps.

Já testei e continua igual.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 11, 2023

Bom dia @JFaria, mas fez o reset conforme lhe foi sugerido ? 

JFariaAutor
Kilobyte
January 11, 2023

Bom dia @JFaria, mas fez o reset conforme lhe foi sugerido ? 

Boa tarde

Esse foi o meu primeiro passo e já repetido por várias vezes.

Guimas
Super User
Super User
January 11, 2023

E o print que enviei, pode tirar um agora? eu tenho um 6.0 e tudo ok.

JFariaAutor
Kilobyte
January 11, 2023

E o print que enviei, pode tirar um agora? eu tenho um 6.0 e tudo ok.

Por acaso não consigo porque o equipamento que está lá ligado é um router e além disso não tenho computadores com Windows cá em casa :).

Agora sem brincadeira está ligado a 100 e não a 1G como deveria.

Não encontro updates do firmware por isso acredito que esteja na última versão.

O router que está lá ligado tem placa de rede 1G a funcionar testada noutro local com o cabo Cat5e que está ligado.

Já testei em modo bridge como quero usar e em modo normal e nada. Testei em várias portas e nada.

Já não sei mais o que fazer.

Pelo que consegui perceber este router tem ou teve este problema como atestam alguns post deste fórum. Só gostava de perceber se há resolveram e em caso afirmativo de a solução já está implementada neste router.

Guimas
Super User
Super User
January 11, 2023

Se fez reset de fábrica e continua igual, deve ser problema daí. O apoio também so testa ligações em pc por cabo de rede com windows.

JFariaAutor
Kilobyte
January 11, 2023

Se fez reset de fábrica e continua igual, deve ser problema daí. O apoio também so testa ligações em pc por cabo de rede com windows.

Depois de várias tentativas e alguns ajustes parece que desta ficou.

Não sei se foi o reset direto na administração do router sem passar pelo nosnet.pt. e reconfiguração da bridge por lá mas o fato é que agora está.

Vamos ver se se mantém.