Skip to main content
Header

Problema com router 6.0 portas lan apenas funcionam ligadas a router externo

Boa noite sou cliente Nos a largos anos entretanto no passado dia 15 começou o meu pesadelo com o novo router FTTH XGS-PON  6.0 de 10 gbps sendo neste caso como troquei para um novo contrato de 10 gb mas neste espaço de 1 semana desde a instalação do 1 router com problemas passados 3 dias indicaram me para ir a loja trocar o mesmo ppor outro o que nao foi possivel pois nem tinham equipamento igual para realizar a dita troca e la vim eu para casa de mao a abanar , passados 3 dias veio um tecnico a casa verificar a situação e confirmou que o router tinha as portas lan avariadas , entretanto ontem dia 24 o suposto novo router começou com os mesmos problemas sendo que os meus equipamentos ligados diretamente nao detetam rede. Por sorte tenho um router cudy wr1300 e essa sim foi a minha salvação pois o mesmo ligado ao vosso router consegue com que os meus equipamentos estejam ligados a rede pois se nao o tivesse entre trocas e chamadas estaria com o meu posto de trabalho comprometido tendo em conta que estou em teletrabalho e sem internet e claro que nao conseguiria trabalhar , tendo em conta que o estado de teletrabalho se deve ao facto de estar a cuidar da minha mae e nao me poder deslocar ate ao mesmo e deixa la sozinha em casa. Entretanto apos mais de horas a tentar resolver a situacao do router fiz uma reversão do meu contrato alterado à uma semana para 10gb e com a reversão voltei novamente para 1 gb e para que possa resolver esta situação e trocar de router pois não quero novamente passar por tudo o que passei numa semana sendo cliente à anos. Tendo a certeza que não quero a troca de router por um identico mas sim por um equipamento diferente 

8 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 25, 2026

Acho que mais ninguém está a reportar o mesmo problema, não será algo do teu lado a provocar isso?

Se o router já foi reposto de fábrica (reset) e as luzes da placa de rede do computador estão ligadas, isto dita uma conclusão técnica definitiva: o hardware das portas LAN do router da NOS (Sagemcom F@st 5684 RF / Giga Router 6.0 XGS-PON) está avariado ou bloqueado ao nível do sistema central da operadora. [1, 2, 3]

Após o reset físico, o servidor DHCP interno devia reativar-se de imediato e atribuir um IP local automático ao seu PC. Se recusa passar sinal mesmo estando limpo de configurações, a falha é física na placa controladora Ethernet do aparelho (um bug de sincronismo conhecido neste modelo que bloqueia ou limita as portas LAN) .

Tendo em conta que este e o segundo equipamento destes que me colocam em casa e todos os testes foram feitos tanto por mim como no local por tecnicos da nos e apenas tenho rede apenas com a ligação de um router externo

Um problema deste modelo específico entra em conflito e "desliga" o switch interno das portas LAN, deixando de atribuir IPs via DHCP, embora mantenha a componente Wi-Fi e a luz física ativa. Não é o seu computador que está avariado, é mesmo o lote/firmware desse router da NOS que falha no isolamento de portas. [1, 2]

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 26, 2026

Ok pelo chatgpt, mas não acha estranho já lhe terem trocado o router e persistir o problema? Se fosse do router todos os clientes com o serviço estariam sem internet por cabo neste momento

Claro que e estranho mas ainda mais estranho e que com o router 5.0 nunca tive qualquer problema e ao mudar para este agora tendo em conta que na troca do 1 router aquando da vinda para o efeito o tecnico mediu as portas lan e todas elas nao passavam dos 20 mb , sendo que nao estamos a falar de uma instalação de uma empresa e sim de uma simples casa. O que e certo e que com o segundo router o problema mantem se e digamos que nao estamos a falar somente de cabo mas uma instalação de fibra .

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 29, 2026

Boa tarde ​@carlos adrião,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Guimas.

De momento, não está identificada qualquer anomalia como a que descreve sobre o equipamento em causa.

Sendo que, pelo que compreendemos, reverteu o serviço para o anterior, tendo trocado o modelo de router, não nos será possível prestar ajuda adiciona.

Agradecemos, ainda assim o seu testemunho sobre o tema. Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bom dia posso dizer que o problema ficou resolvido , apos muitas peripécias sendo que tive que fazer um novo contrato para que me pudesse ser instalado o sagemcom fast 5670 , agora tenho que aguardar pelo contacto de uma colega vossa que ficou de me ligar 3a feira  para associar os cartões que tinha no contrato anterior neste novo contrato. Posso também dar um feedback dos tecnicos que vieram ca a casa tanto na substituição do GIGA ROUTER XGS PON como agora na instalação do novo serviço e do Fast 5670 que esse equipamento tem dado muitos problemas em tudo identicos ao que eu estava a ter e que e um equipamento que esta em fase de testes,  sendo que infelizmente eu servi de cobaia e trouxe me muitas dores de cabeça 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 6, 2026

Boa tarde ​@carlos adrião,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado