Skip to main content
Header
Pergunta

Problema com router 6.0 portas lan apenas funcionam ligadas a router externo


Boa noite sou cliente Nos a largos anos entretanto no passado dia 15 começou o meu pesadelo com o novo router FTTH XGS-PON  6.0 de 10 gbps sendo neste caso como troquei para um novo contrato de 10 gb mas neste espaço de 1 semana desde a instalação do 1 router com problemas passados 3 dias indicaram me para ir a loja trocar o mesmo ppor outro o que nao foi possivel pois nem tinham equipamento igual para realizar a dita troca e la vim eu para casa de mao a abanar , passados 3 dias veio um tecnico a casa verificar a situação e confirmou que o router tinha as portas lan avariadas , entretanto ontem dia 24 o suposto novo router começou com os mesmos problemas sendo que os meus equipamentos ligados diretamente nao detetam rede. Por sorte tenho um router cudy wr1300 e essa sim foi a minha salvação pois o mesmo ligado ao vosso router consegue com que os meus equipamentos estejam ligados a rede pois se nao o tivesse entre trocas e chamadas estaria com o meu posto de trabalho comprometido tendo em conta que estou em teletrabalho e sem internet e claro que nao conseguiria trabalhar , tendo em conta que o estado de teletrabalho se deve ao facto de estar a cuidar da minha mae e nao me poder deslocar ate ao mesmo e deixa la sozinha em casa. Entretanto apos mais de horas a tentar resolver a situacao do router fiz uma reversão do meu contrato alterado à uma semana para 10gb e com a reversão voltei novamente para 1 gb e para que possa resolver esta situação e trocar de router pois não quero novamente passar por tudo o que passei numa semana sendo cliente à anos. Tendo a certeza que não quero a troca de router por um identico mas sim por um equipamento diferente 

5 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 25, 2026

Acho que mais ninguém está a reportar o mesmo problema, não será algo do teu lado a provocar isso?


Se o router já foi reposto de fábrica (reset) e as luzes da placa de rede do computador estão ligadas, isto dita uma conclusão técnica definitiva: o hardware das portas LAN do router da NOS (Sagemcom F@st 5684 RF / Giga Router 6.0 XGS-PON) está avariado ou bloqueado ao nível do sistema central da operadora. [1, 2, 3]

Após o reset físico, o servidor DHCP interno devia reativar-se de imediato e atribuir um IP local automático ao seu PC. Se recusa passar sinal mesmo estando limpo de configurações, a falha é física na placa controladora Ethernet do aparelho (um bug de sincronismo conhecido neste modelo que bloqueia ou limita as portas LAN) .

Tendo em conta que este e o segundo equipamento destes que me colocam em casa e todos os testes foram feitos tanto por mim como no local por tecnicos da nos e apenas tenho rede apenas com a ligação de um router externo


Um problema deste modelo específico entra em conflito e "desliga" o switch interno das portas LAN, deixando de atribuir IPs via DHCP, embora mantenha a componente Wi-Fi e a luz física ativa. Não é o seu computador que está avariado, é mesmo o lote/firmware desse router da NOS que falha no isolamento de portas. [1, 2]


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 26, 2026

Ok pelo chatgpt, mas não acha estranho já lhe terem trocado o router e persistir o problema? Se fosse do router todos os clientes com o serviço estariam sem internet por cabo neste momento


Claro que e estranho mas ainda mais estranho e que com o router 5.0 nunca tive qualquer problema e ao mudar para este agora tendo em conta que na troca do 1 router aquando da vinda para o efeito o tecnico mediu as portas lan e todas elas nao passavam dos 20 mb , sendo que nao estamos a falar de uma instalação de uma empresa e sim de uma simples casa. O que e certo e que com o segundo router o problema mantem se e digamos que nao estamos a falar somente de cabo mas uma instalação de fibra .