A meio de Outubro começo a ter problemas de estabilidade no serviço de Internet. O serviço começou a ficar com muita latência (ping a google.pt, em que o normal seria 20ms, reportava ~40ms) e por vezes ficava mesmo sem serviço. Notei estes problemas a meio de jogos e enquanto trabalhava, dado que a vpn da minha empresa tem uma tolerância muito baixa a falhas de comunicação, portanto cada falha que eu tinha no serviço mandava a vpn abaixo, o que é bastante frustrante no trabalho do dia a dia e principalmente em reuniões. Estes problemas acontecem por cabo e por wifi.
Dia 30 de Outubro está mau o suficiente que me leva a ligar ao suporte. Fizeram alguns despistes, confirmaram que o sinal do meu serviço está mau e ofereceram para enviar assistência técnica aqui a casa no mesmo dia. O técnico esteve a fazer vários despistes, até porque era a primeira vez que a assistência vinha a este prédio e o prédio sendo novo o problema podia ser algo da instalação elétrica do mesmo, mas acabou por confirmar que estava tudo bem dentro da minha fração, portanto foi diagnosticar as instalações da NOS no prédio. Confirmou que a rack que faz a distribuição do serviço está com -2db, o que causa bastante ruído de qualquer serviço que passe naquela rack, incluindo o meu. O técnico referiu também que a resolução seria relativamente simples, mas que ele não podia fazer nada e teriam de destacar outra equipa para resolver aquilo. Perguntei se seria possível saber quando é que esta resolução ia ser feita, visto que isto impacta o meu trabalho e enquanto o serviço está com falhas vou ter de ir para o escritório, e o técnico disse que não, portanto seria uma questão de ir testando o serviço e eventualmente voltava ao normal.
Dia 10 de Novembro o serviço continua com falhas, portanto ligo outra vez para o apoio, dou o contexto todo (o problema do serviço não é meu) e digo que só preciso de saber quando é que vai ser resolvido. O apoio começa a seguir o guião (mesmo depois de eu dizer o problema é fora da minha casa, pedem-me para fazer o despiste reiniciando o meu router ) e acaba por confirmar que o meu sinal ainda está mau, os despistes nada fizeram, mas que podiam mudar alguma coisa na minha configuração que podia ajudar. Fazem a mudança da configuração, eu consigo ver que a minha latência aumentou ainda mais, mas foi-me dito que a estabilidade deveria ser melhor. Visto ser um problema de estabilidade, disse que ia continuar a testar o serviço e, se continuasse a ter problemas, ligava - no entanto, deviam destacar a equipa para resolver a falta de Dbs. Obviamente, continuei a ter problemas, porque o meu serviço continua a passar pela rack que está com falha de Dbs.
Dia 11 de Novembro, ao fim do dia, confirmo que o serviço ainda está mau e ligo para informar que as mudanças feitas no dia anterior em nada ajudaram, a pedir para confirmar que o sinal do meu serviço estava mau (claro que sim) e pedi um email qualquer para poder contactar alguém para conseguir que alguma equipa fosse destacada para corrigir o problema da rack. A senhora disse que não tinha como o fazer naquele momento, mas que alguém me ia contactar para fazer o seguimento da situação.
Dia 16 de Novembro, ainda ninguém me contactou, o serviço continua horrível e não me apetece perder mais tempo ao telemóvel com o suporte a perguntar se o problema da internet não será porque estou longe do router.
Resumo:
- Um prédio com 56 frações tem uma rack da NOS com falha de Dbs há mais de um mês e ainda ninguém veio corrigir, impactando o serviço de todos os clientes NOS
- Não tenho nenhum contacto para conseguir ter um ponto de situação no problema e sempre que ligo para o suporte perco 30 minutos a pedirem-me para fazer reboot ao router
- Ao fim de um mês, ainda tenho instabilidade no serviço e ainda está a impactar o meu trabalho.
Pergunta: Há algum email que eu posso contactar para fazer o followup desta situação?