Tenho contratado à NOS um pacote de televisão, telefone e internet, onde no meu contrato estou a pagar por um serviço de 200mb de download e 20mb de upload.
Acontece que a NOS, deliberada e descaradamente, está a praticar "Traffic Shaping" de forma completamente ilegal, limitando as velocidades de determinados serviços, como é o caso da "Playstation Network", onde o upload está limitado a cerca de 2mb. Já foram realizados diversos testes com o mesmo aparelho noutras operadoras e através de VPN's, não se verificando qualquer problema relativamente a velocidades de internet.
Deste modo, e após várias chamadas para o Apoio Técnico da NOS, onde após diversas horas de chamadas e de conversas com todos os departamentos existentes, não só não existiu uma apresentação de uma solução, como todos os técnicos demonstraram uma total falta de conhecimento ou preocupação com o problema. Não fosse isto suficiente, uma funcionária deixou-me exatamente 60 minutos à espera (quando me pediu para aguardar breves minutos), obrigando-me a desligar a chamada e a efetuar uma nova de modo a poder prosseguir com a reclamação.
A única solução que me apresentaram, como seria de esperar, foi uma nova fidelização de 2 anos, com um suposto aumento das velocidades de download e upload, sem no entanto me garantirem que este problema seria resolvido e que deixaria de ser praticado "Traffic Shaping".
Apenas pretendo ter as velocidades contratadas e que pago mensalmente. A apresentação de um aumento das velocidades sem me garantirem a resolução da limitação das velocidades da internet em determinados serviços não é do meu interesse.
De seguida deixo duas imagens demonstrativas do acima descrito, com o teste de velocidades do mesmo aparelho ligado por cabo ethernet em duas operadoras diferentes (NOS e Vodafone), verificando-se a prática clara de "Traffic Shaping".