Skip to main content
Header
Kilobyte
March 1, 2021
Pergunta

PowerLine

Boa tarde,

existe alguma incompatibilidade do uso de powerline com o router da NOS? Como a minha casa é um pouco grande e o router não tinha cobertura em especial na cave e quartos, comprei com a ajuda de um técnico da Worten uma power line, acontece que a mesma desliga-se frequentemente voltando a ligar-se após alguns segundos. Esta situação já começa a chatear, a minha mulher é professora, está a dar aulas online no escritório que está na cave e está sempre com cortes na net.

Agradeço uma solução,

Miguel Santos

31 Comentários

Kilobyte
December 14, 2021

Compreendo mas a grande possibilidade é o router a mais pequena serão as powerlines. São várias as possibilidades para que o problema esteja a acontecer. Quanto às actualizações verifique nos site do fabricante e não só no equipamento.

https://www.strong.tv/pt/products/powerline/powerlwf500duoeu

Isto não é um bicho de 7 cabeças, mais simples impossível….

João H.
Gestor da comunidade
December 15, 2021

Boa tarde @Cesteiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 15, 2021

Boa tarde @Cesteiro,

Sendo que o decréscimo da velocidade de acesso apenas ocorre quando ligado através dos powerlines, sugerimos que reconfigure os mesmos, verificando também a rede interna da sua residência. 

Obrigado

Não, basta ligar o power ao router eu estou ligado também por outra porta no router nem preciso de me ligar aos power

Guimas
Super User
Super User
December 16, 2021

Boa tarde @Cesteiro,

Obrigado

Não, basta ligar o power ao router eu estou ligado também por outra porta no router nem preciso de me ligar aos power

Mas estando os powerline ligados nada a fazer. Tem que desligar e resetar o router para estabilizar.

Kilobyte
December 16, 2021

Boa tarde @Cesteiro,

Obrigado

Mas estando os powerline ligados nada a fazer. Tem que desligar e resetar o router para estabilizar.

Correto estabiliza por minutos.

Kilobyte
November 3, 2022

Bom dia,

Eu que sou um utilizador de Powerlines há longos anos acabo de ter o problema. Se ligar o RJ45 do Powerline ao router a velocidade de transferência cai de 500 Mbps para 3 Mps, quer comunique por WiFi ou por cabo Ethernet directo ao router. A presença do Powerline ligado ao router peturba a este ponto o funcionamento do router da NOS. Da leitura desta troca de mensagens percebo que se passa a mesma coisa com outros CPLs (ou todos os outros ?) .

Fiquei surpreendido que a simples presença de um CPL (conectado) perturbe a esse ponto o router. A perturbação é evidentemente pela rede (LAN) local, não pela rede elétrica.

A recomendação parece ser de utilizar repetidores em vez de CPLs (é aliàs o que a NOS pratica agora).

João H.
Gestor da comunidade
November 3, 2022

Boa tarde @H.L.S.,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Diga-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Testou a utilização de outras portas LAN?

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
November 3, 2022

Obrigado pelo pedido de precisões.

Experimentei de facto as quatro portas Ethernet do router com a confirmação do mesmo resultado.
O router, não sei porque nome é conhecido, mas a indicação do fabricante é Hitron, Chita Hubs. Espero que seja suficientemente discriminatório como resposta.

O problema é conhecido da NOS porque um técnico que interveio hoje pediu logo para retirar os Powerline como sendo a causa quase certa do problema . O que imediatamente confirmamos.

A presença na rede dos Powerline interfere com o router sem que eu possa designar “um culpado” nem mesmo perceber o tipo de interferência que provoca este disfuncionamento.

A minha dificuldade é que o WiFi do router é insuficiente para chegar à televisão e à box UMA que se encontra a 15 metros ...

Obrigado.

Guimas
Super User
Super User
November 3, 2022

Ou tenta arranjar alguma maneira de eles funcionarem corretamente ou pela NOS, recomenda os PLUMES.

Kilobyte
November 4, 2022

Não sei se o problema são os PowerLine que não funcionam correctamente ao impedirem o router de funcionar como deve ser, ou se se trata de uma insuficiência do router de não estarem protegido em relação às interferências dos PowerLine.

A solução é utilizar repetidores como os PLUMES (utilizados pela NOS) ou os DECO M5 da TP Link. Estes equipamentos são rpetidores de WiFi e não comunicam pelas linhas de corrente eléctrica contrariamente aos Powerline.