Header
Pergunta

PowerLine



Mostre a primeira mensagem

31 Comentários

Bom dia,

Eu que sou um utilizador de Powerlines há longos anos acabo de ter o problema. Se ligar o RJ45 do Powerline ao router a velocidade de transferência cai de 500 Mbps para 3 Mps, quer comunique por WiFi ou por cabo Ethernet directo ao router. A presença do Powerline ligado ao router peturba a este ponto o funcionamento do router da NOS. Da leitura desta troca de mensagens percebo que se passa a mesma coisa com outros CPLs (ou todos os outros ?) .

Fiquei surpreendido que a simples presença de um CPL (conectado) perturbe a esse ponto o router. A perturbação é evidentemente pela rede (LAN) local, não pela rede elétrica.

A recomendação parece ser de utilizar repetidores em vez de CPLs (é aliàs o que a NOS pratica agora).

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @H.L.S.,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Diga-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Testou a utilização de outras portas LAN?

Obrigado 

Obrigado pelo pedido de precisões.

Experimentei de facto as quatro portas Ethernet do router com a confirmação do mesmo resultado.
O router, não sei porque nome é conhecido, mas a indicação do fabricante é Hitron, Chita Hubs. Espero que seja suficientemente discriminatório como resposta.

O problema é conhecido da NOS porque um técnico que interveio hoje pediu logo para retirar os Powerline como sendo a causa quase certa do problema . O que imediatamente confirmamos.

A presença na rede dos Powerline interfere com o router sem que eu possa designar “um culpado” nem mesmo perceber o tipo de interferência que provoca este disfuncionamento.

A minha dificuldade é que o WiFi do router é insuficiente para chegar à televisão e à box UMA que se encontra a 15 metros ...

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Ou tenta arranjar alguma maneira de eles funcionarem corretamente ou pela NOS, recomenda os PLUMES.

Não sei se o problema são os PowerLine que não funcionam correctamente ao impedirem o router de funcionar como deve ser, ou se se trata de uma insuficiência do router de não estarem protegido em relação às interferências dos PowerLine.

A solução é utilizar repetidores como os PLUMES (utilizados pela NOS) ou os DECO M5 da TP Link. Estes equipamentos são rpetidores de WiFi e não comunicam pelas linhas de corrente eléctrica contrariamente aos Powerline.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @H.L.S.

Confirme-nos, por favor, aquilo que pretende é uma interligação de rede pelas tomadas RJ45 é isso? 

Obrigado

Comentário