Skip to main content
Header
Megabyte
January 6, 2020

Power Router 4.0 limita largura de banda em AP e Switch

Boa noite,

Contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e  tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

A instalação é a seguinte: Power Router 4.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

No fundo o que posso concluir é que o Power Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido. Talvez seja algo relacionado com alguma firewall do equipamento.

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!

35 Comentários

Megabyte
    May 5, 2020

@C24XXXX201 não como é óbvio não. Se eu não tenho valores em casa 1000Mbps. O meu switch novo é 10/100 e devería muito bem dar me os 120Mbps do meu contrato. O router da NOS é que está me a limitar qualquer equipamento que eu coloque 

May 5, 2020

@fernando santosss , também não afirmei coisa diferente. Agradeço a resposta à minha pergunta.

Já agora, ter um serviço limitado a 120 Mbps não é motivo para não ter investido num equipamento com melhores capacidades. Amanhã vai certamente necessitar de um gigabit e vai mandar esse que adquiriu para electrão...

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    June 3, 2020

Boa tarde. Tenho exatamente o mesmo problema.  Troquei para pacote 200/20 , antes tinha 120/20, com um router ligado ao router NOS sempre tive velocidades perto do contratado,  80/90. Após a troca para o router 4.0 deixei de o ter. Troquei o router que tinha por um gigabit, fiz o teste de velocidade mal o instalei , tudo bem deu logo os 200/20. Passados 10mintos voltou o limite . Não me passa dos 40. A NOS tem um limitador nos router???

Tiago C.
    Moderador
    June 4, 2020

Bem-vinda ao Fórum NOS, @CatiaLopes.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    July 1, 2020

Boa tarde,

Gostaria de saber se a NOS tem por habito limitar a velocidades contratada dos clientes… faço esta pergunta porque é a terceira vez que me vejo limitado em uplink. 
    Tenho contratado o serviço de 200/20 Mbps e cada vez que verifico o uplink não passa dos 7.x Mbps…

Não é nenhuma limitação física, pois sempre que efectuo o reset do Power Router o serviço volta aos valores normais...

Antes do Reset
    Depois do Reset

Gostaria que me dessem uma explicação credível para este “fenómeno”. 

Muito Obrigado,

Cumprimentos,

July 1, 2020

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    July 1, 2020

@Jmps74 , ao efectuar reset ao router, força-o a efectuar novo registo nos servidores do operador. Experimente consultar no router, antes e depois do reset, a lista de canais de upload registados...

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

Megabyte
    July 2, 2020

Muito Obrigado pela sugestão… irei tentar validar o número de portadoras (antes e depois do reset) em uplink como menciona da próxima vez que surgir a limitação.

Agradeço mais uma vez,

Cumprimentos,

Bem tive oportunidade de verificar que a a minha ligação em uplink está novamente limitada a 7.x Mbps…

Numero de portadoras de Upstream com 20Mps...
    Numero de portadores de Upstream com 7Mbps...

Basicamente o mesmo número de portadoras em Upstream, e até as potências estão inalteradas. O que é um facto é que de noite acontece “magia” e o meu uplink fica reduzido a 7Mbps (apenas voltando ao normal com um reset depois do router forçar um novo registo).

Provavelmente terei de escalar este caso, não me parece ser uma avaria, mas sim um configuração /limitação a ser aplicada.

Cumprimentos,

Muito Obrigado,

July 2, 2020

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Megabyte
    July 3, 2020

Exactamente @Jmps74 , uma vez que a largura de banda disponível no backbone do operador não se altera com um novo registo do router, :wink: só pode ser uma limitação nos equipamentos do operador. Sendo também estranho que uma eventual limitação ocorra sempre à mesma hora do dia… :thinking:

Obrigado mais uma vez, bem pelo menos hoje está certinho e sem reset’s… a ver se continua.
    Cumprimentos,