Skip to main content
Header
July 14, 2018

Powe Router - Desilusão , Frustração entre outras

Ao ver todos os dias a excelente campanha da NOS enchi-me de coragem e celebrei o contrato. Todo contente e cheio de expectativas Fibra a 100 Mb um Router WIFI 10 X mais rápido ,etc, etc.
Imaginem o meu espanto hoje, quando vejo o técnico chegar com uma bobine de Cabo Coaxial na mão. Completamente espantado pergunto ao Técnico se não se tinha engado pois à mais de 10 anos já a Clix me tinha colocado fibra na casa…
Perante a resposta do técnico que era fibra mas só na rua, dentro do prédio e na minha habitação era em cabo...de imediato tive a vontade de não querer autorizar a instalação no entanto em face de mais alguns argumentos permiti a Instalação.
Para além de outros pormenores que não vale a pena para já relatar finalmente o tal Super Router WIFI foi ligado e não sei se vos diga, se vos conte mas, que não funciona não funciona, pelo menos com os equipamentos que tenho (são norma n) ao que parece e segundo os teste que o técnico fez com a norma AC parece que as coisas funcionam.
Presentemente ainda há poucos clientes que tenham equipamentos(smartphones, tablets ou portáteis com placas wifi) que permitam a utilização dessa norma sendo provavelmente essa a ideia que a NOS quer transmitir pois caso contrário achava grave poderia ser considerado publicidade enganosa, algo que para já não quero querer…
Resumindo, procedi à denuncia de um contrato com outro operador (fibra) por causa deste maravilhoso Router e neste momento a velocidade maxima de download que consigo ter é de 9 Mb quando a ligação não "cai" e estou apenas a +/- 5 metros de distancia do router e não é só este equipamento em todos os outros acontece o mesmo (smartphone, tablet,etc)
Logicamente que vou pedir a denuncia do contrato (com pena minha) pois as espectativas eram as melhores, assim lá vamos nós arranjar mais uma chatice com cartas para aqui depois reclamações no Livro Amarelo, ANACOM e por fim provavelmente acabar no Tribunal Arbitral enfim…
Que esta minha história os leve a pensar duas vezes antes de aderirem com espectativas à fabulosa e bombástica campanha publicitária da Nos

40 Comentários

PoisAutor
August 12, 2018

liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ...
Como isto pode ser .

Luís,
Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.

Vizinhos , somos so 5 inclinos, com o Router 3.0 a minha velocidade andava perto dos 70 , todos em casa andavam a vontade com a net , Agora nem na PS 4 consigo jogar

Luis,

Já tinha dado a minha opinião sobre este equipamento neste tópico:

"Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado."
Megabyte
August 12, 2018
de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...
PoisAutor
August 12, 2018
de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...

Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.
marcolopes
Super User
Super User
August 13, 2018

Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.

Não há "um" problema, há diversos! Este Router 4 é problemático! PONTO!!!

Já agora, fica aqui a minha info:

Modelo HW: PUMA6-D7EC
Versão SW: 6.4.69.1.4
Versão VSAF: 3.0.82.3.1840-db987e5
Versão Página: 1.0.2

NOTA: também optei, em desespero, por dar SSIDs diferentes a cada rede, para poder saber exactamente quem se liga onde, e para evitar "conflitos" com um extender de wireless...
marcolopes
Super User
Super User
August 13, 2018
Já tinha dado a minha opinião sobre este equipamento neste tópico:

"Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado."

A NOS vive de propaganda "enganosa"... 10x mais rápido... sem especificar EXACTAMENTE que se trata de Wi-Fi, e na banda 5Ghz, a qual tem pouquíssimo alcance (básicamente não a consigo usar cá em casa, excepto se estiver colado ao router).

Depois temos as campanhas de NET a 1Gbps... claro que não divulgam as velocidades de UPLOAD VERGONHOSAS nas campanhas comerciais!!!! Preferia ter 50/50Mbps do que 1Gpbs/20Mbps que a NOS quer dar no pacote mais extravagante e sem sentido alguma vez criado!!!!

Infelizmente, os consumidores parecem estar tão mal informados que aderem a um ISP que pratica os mesmos preços da concorrência, com qualidade de serviços muito inferior (em NET e BOX não há termo de comparação possível!!!!!!!!)
Megabyte
August 13, 2018

Luis,
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )

quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado
marcolopes
Super User
Super User
August 13, 2018

bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )
quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado

Claro que quando temos de chegar ao ponto de usar estratégias deste género (Separar SSIDs, e efectuar as configurações com "pézinhos de lã" não vá o router não gostar, dar erro, não as aplicar, entrar em parafuso, etc, algo já está muito errado!)

A verdade é que, piloto ou não, beta firmware ou não, sempre tive problemas com este modem. É um sacrifício fazer um streaming. A NOS não devia instalar este produto em lado algum, simplesmente deveria aceitar que fez uma péssima decisão em adquirir este equipamento e seguir em frente, escolhendo um equipamento DOCSIS 3.1 já preparado para o futuro, com uma WIRELESS de qualidade.

Estoua considerar mudar brevemente para a Vodafone (tenho fibra na minha morada)
Megabyte
August 14, 2018
Depois de tantos problemas com o router 4.0 a respeito de velocidades e quebras da mesma e de passar horas e horas ao telefone com a nos , resolvi en telefonar para a parte comercial para retroceder ao contrato antigo ou colocarem o router antigo ou arranjarem uma solução rapida sem pagar mais nada 
Entao vou ser contactado ate ao dia 20 para que o assunto seja resolvido

Ja nao tinha contrato quando aderi a este pacote ,ao retroceder nao tinha que voltar como estava SEM CONTRATO?
Falei nesta situacao disseram que nao tinha volta porque ja tinha um contrato
Relembrai a eles que tinha telefonado dentro dos 15 dias a falar no retroceder de contrato se o problema nao fosse resolvido
PEDROFERREIRA1973
Megabyte
October 2, 2018
instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .
PFerreira
marcolopes
Super User
Super User
October 2, 2018
instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .

Eu tenho avisado... não mudem! Mas toda a gente vai na cantiga da publicidade...