Header

Port Forwarding


Crachá

Tenho algumas rules de port forwarding e sempre que preciso disabled uma rule ela é excluída automaticamente, sendo necessário eu recriá-la. Alguma solução?

 

Também gostava de saber se é possível definir IP estático para um dispositivo diretamente no router?

 

Modelo router: CHITA-Hub5

Firmware: 7.2.4.7.1b4

Número de cliente: S*******


32 Comentários

Reputação 7

Bom dia @carlosjmbotelho,

A criação de regras no port forwarding falha quando o ip interno não faz parte do range do dhcp.

Por favor verifique se é o caso.

Boa sorte

Crachá

Bom dia @carlosjmbotelho,

A criação de regras no port forwarding falha quando o ip interno não faz parte do range do dhcp.

Por favor verifique se é o caso.

Boa sorte

Obrigado @Jorge C , mas não é este o caso. O IP do dispositivo está no range de IPs configurado no router.

Reputação 7

Se ainda não fez, sugiro que faça um hard reset do router.

Obrigado

PS - Pode atribuir o ip estático no próprio dispositivo.

Crachá

Como hard reset, precisarei de alguma configuração por parte da NOS? 

Reputação 7

Como hard reset, precisarei de alguma configuração por parte da NOS? 


Basta pressionar o botão “reset” durante 10s mas faculto-lhe mais informação.

Manuais do ROUTER HITRON CHITA HUB5 aka Router Wi-Fi 5.0 V2.

Boa sorte

Crachá

Pergunto se após o hard reset, precisarei de alguma configuração por parte da NOS?

Reputação 7

Pergunto se após o hard reset, precisarei de alguma configuração por parte da NOS?

 

Não! Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @carlosjmbotelho,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

A configuração de um ip estático para equipamentos específicos não é possível através do router.

Obrigado 

Crachá

Para feedback, mesmo após o reset do router ainda estou a ter problemas com a rule a ser excluída ao tentar desabilitá-la.

Crachá

E a complementar, após o reset não mais estou a conseguir ligar-me ao nosnet.pt, nem pelo portátil e nem pelo telemóvel. Nem conectado à rede wi-fi, nem pelo cabo. Nem da rede móvel. Complicado e bastante não prático!

Reputação 7
Crachá +1

Acho que não dá para fazer isso que queres, o nosnet tem levado com updates anuais e correção de bugs, pode ser que corrijam isso eventualemente, a solução é ligares um router próprio em modo bridge.

o qq aparece agora quando tentas aceder ao nosnet? algum erro? 

tens os serviços registados na area de cliente? mais um reset pode ser que resolva.

um bem haja 

Crachá

@Bruno Aleixo  já fiz dois resets e o problema persiste. Desisti quanto ao tema das rules, é um problema antigo e que nunca é solucionado.

 

No entanto, agora tenho outro problema: não conecta ao nosnet.pt. Fica o ecrã branco sem nenhuma mensagem e nenhum erro.

 

Já tenho os serviços associados ao meu login.

Reputação 7
Crachá +1

Pois, há ai coisas que vao demorar décadas, por isso é que recomendo um router próprio para quem faz uma utilização avançada. o sistema centralizado de acesso ao router e fw martelados que metem não são grande coisa… 

hmm Limpa cookies, isso deve resolver, ou tenta através de outro browser o janela de navegação anónima.

um bem haja 

Reputação 7

@Bruno Aleixo  já fiz dois resets e o problema persiste. Desisti quanto ao tema das rules, é um problema antigo e que nunca é solucionado.

 

No entanto, agora tenho outro problema: não conecta ao nosnet.pt. Fica o ecrã branco sem nenhuma mensagem e nenhum erro.

 

Já tenho os serviços associados ao meu login.

 

Boa tarde @carlosjmbotelho,

Sugiro a leitura deste tópico.

Boa sorte

Crachá

@Bruno Aleixo  já fiz dois resets e o problema persiste. Desisti quanto ao tema das rules, é um problema antigo e que nunca é solucionado.

 

No entanto, agora tenho outro problema: não conecta ao nosnet.pt. Fica o ecrã branco sem nenhuma mensagem e nenhum erro.

 

Já tenho os serviços associados ao meu login.

 

Boa tarde @carlosjmbotelho,

Sugiro a leitura deste tópico.

Boa sorte

Li todo o tópico e nenhum dos procedimentos funciona. Removi a associação do serviço, no entanto agora não consigo mais associar o serviço na minha conta.

 

Não vale a pena nem comprar outro router pois como não consigo aceder as configurações deste belo router da NOS eu não conseguirei colocá-lo em modo bridge.

 

Há alguém com mais alguma sugestão para solução deste fenómeno?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @carlosjmbotelho,

Agradecemos o seu testemunho e ajuda que a comunidade prestou.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente. Vamos ajudar.

Obrigado

No meu serviço de internet está instalado um router modelo “CHITA-Hub5”.

 

Fui contactado na semana passada para a substituição do mesmo, já que foram detetadas anomalias. A substituição foi feita por um tecnico da NOS que se deslocou à minha casa.

 

Através da página https://nosnet.pt é disponibilizado um conjunto de funcionalidades que permitem configurar o router, nomeadamente a opção de “port forwarding” e “DNS sinamico”… tanto um como outro apresentam erros ao tentar criar regras.

  • “port forwarding” depois da regra estar criada, não é possivel desabilitar sem que ocorra um erro. Depois do erro ocorrer, a regra desaparece.
  • “dns sinamico” permite a criação da regra do serviço “No-IP” mas o estado apresenta-se como estando em erro e o DNS dinâmico nunca é atualizado. As configurações (utilizdor e password) estão corretas. 

Estes erros já ocorriam antes da substituição do router, pelo que não deverá ser um problema do equipamento.
 

Liguei para a linha de apoio para reportar e tentar resolver o problema, já que não é algo que eu consiga resolver do meu lado.

 

Foi-me dito que o erro era na NOS, e que deveria contactar a PC Medic. Empresa que desconheço e com a qual não fiz nenhum contrato.

 

Entendo eu que se é um problema da NOS, e esta não o consegue resolver de forma autonoma, que deverá ser a NOS a contactar quem entender para o resolver, e não passar a responsabilidade para o cliente.

Concordaria em utilizar o serviço da PC Medic caso fosse um problema informático da minha responsabilidade. Que não é o caso.

 

Antes de proceder a uma reclamação formal, venho por este meio fazer uma ultima tentativa na esperança que alguém responsável possa ajudar.


Obrigado.

Reputação 7
Crachá +1

A nosnet tem alguns erros. 

faz reset e tenta novamente. No final da questão o router da nos só tem a obrigatoriedade de dar internet, para configurações avançadas é recomendado que uses um router próprio. 

a nosnet está a ser desenvolvida há anos e ainda continua com uma porrada de erros.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +2

Erros do router em resolução.Vê outros tópicos porque outros clientes por vezes conseguem ultrapassar esse erros.

Tenho exatamente o mesmo problema.

 

Depois da regra estar criada, sempre que tento desabilita-la dá erro, e a regra desaparece.

 

Crachá

Tenho exatamente o mesmo problema.

 

Depois da regra estar criada, sempre que tento desabilita-la dá erro, e a regra desaparece.

 

A única “solução” que encontrei, foi utilizar um router separado para gerir as minhas forward rules.

No meu caso, a situação do port forwarding nao é impeditiva. Eu consigo criar e eliminar… só nao consigo “desabilitar”.

 

No caso do dns dinamico é que tive que colocar um raspberry a atualizar.

Crachá

No meu caso, a situação do port forwarding nao é impeditiva. Eu consigo criar e eliminar… só nao consigo “desabilitar”.

 

No caso do dns dinamico é que tive que colocar um raspberry a atualizar.

O meu problema é o mesmo, amigo.

 

No entanto, como preciso estar sempre a habilitar e desabilitar em momentos aleatórios, optei por usar um router em modo bridge e gerir as rules por ele, e assim habilito e desabilito quando preciso.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ruialexrib,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema.

A comunidade partilhou uma boa ajuda a esclarecer e partilhar alternativas.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ruialexrib,

A sua questão já se encontra a ser abordada aqui.

Pedimos, por favor, que não duplique questões em diferentes tópicos.

Obrigado

Comentário