Skip to main content
Header
Boa tarde,



Atualmente, o meu fornecedor de internet tem uma política de utilização responsável de 100Gb que para o meu uso, não é nada favorável. Por essa razão, queria fazer duas perguntas. Qual é o limite estabelecido pela política de utilização responsável nos serviços NOS? Existe cobertura 4G em zonas por satélite?



Cumprimentos,
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.
Eu o ultimo mês fiz uma utilização racional de 200 Gb (não uso muito). A única razão de queixa é utilizadores a mais.... Que faz a internet ficar lenta a noite. Pesquisa primeiro como esta a utilização da antena na tua zona se tiver a funcionar bem noite e fim de semanas é de aproveitar.



Então a PUR é maior que 200GB? E quanto à cobertura de 4G em zonas por satélite?
Isso só sabes com alguém com 93 e com 4G na tua casa para saber.
Boa noite,



Gostaria de saber qual é a POR para o serviço de Internet 4G.



Na Vodafone descemos drasticamente as velocidades, ao ponto de não dar para fazer praticamente nada por serem atingidos 100GB.



É possível me informar quais são os limites aqui?



Obrigado pela atenção.



Cumprimentos
Pelo que sei eles não têm um valor definido para isso.
Tenho 4G e digo te o único limite é a carga de utilizadores que possam estar a sobrecarregar a antena.
Poderá a Nos me facultar mais informação a respeito deste tópico como por exemplo:



-Qual a restrição de velocidade a adoptar no caso de ter contratado o serviço de internet móvel XL e ter provocado o esgotamento da rede.?



-Quando ou como é que é considerado o esgotamento da capacidade de rede (área de portimão, distrito Faro)?

traduzindo para miudos, depois de gastar 15 gigas de net em 15 dias restringem-me o acesso? e para que velocidade?



è que o vosso serviço de atendimento ao cliente dá respostas que não estão relacionadas com o que vendem, senão vejamos dizem que se ligar multiplos computadoresisso é abusivo e não falam nada em consumos ou tráfego causado por una unica máquina à velocidade oferecida de 150 mbs.

isto só demonstra a vossa falta de habilidade em lidar com os vossos clientes e falta de informação e conhecimentos técnicos dos produtos que vendem

cumprimentos
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.



Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. De igual forma, poderão ser acionadas providências restritivas, legal ou contratualmente previstas, em caso de utilização ilícita do serviço ou de acesso ilícito a conteúdos, ou devido à utilização de aplicações que, pelo seu tipo, natureza ou características, coloquem em causa a integridade da rede.

GRANDE LÁTA.
Pelo que sei eles não têm um valor definido para limitar a velocidade. E usares 10 computadores ou usar um, acaba por ir dar ao mesmo uma vez que a velocidade vai dividir por 10 ou por 1.



Acho que ainda não vi aqui ninguém no Fórum a queixar-se da pur.




Aqui está um exemplo... o meu :(



https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/hotspot-kanguru-xl-tem-limite-5904/index1.html#post25848
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:

Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....

Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?

Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote?
Como sabemos para a rede NOS, embora em Portugal, mas em zonas fronteiriças passamos para a rede Orange e obtemos a mensagem:

Bem-vindo a Espanha .... Para mais informações sobre a politica de utilização responsavel em Roaming e eventuais sobretaxas ....
Caso pretenda evitar o registo em redes de Espanha quando ainda em territorio nacional, pode:

- desativar o Roaming, contatando o operador;

ou,

- desativando no seu equipamento a busca automatica de rede e selecionando de forma manual, a rede do operador nacional.

...Alguem sabe o que é politica de utilização responsavel em Roaming?...

Roaming - União Europeia - Condições de utilização

"3) Condições aplicáveis a clientes com residência habitual ou laços estáveis que impliquem uma presença frequente e significativa em Portugal. Assim, a NOS reserva-se o direito de, perante a existência de comportamentos abusivos ou anómalos não relacionados com viagens periódicas, solicitar evidências que demonstrem a existência de um estabelecimento e/ou desenvolvimento de atividades comerciais em Portugal que comprovem uma presença frequente e significativa em território nacional. Valores aplicáveis a cada serviço – voz, SMS e dados - caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. Não é ainda permitida inatividade prolongada de um determinado cartão SIM, associada a uma utilização principal, se não exclusiva, em roaming, assim como a assinatura e utilização sequencial de vários cartões SIM pelo mesmo cliente, quando em roaming."

...Temos gratis quantos minutos? Temos gratis quantos Mb de dados por pacote? A nota 2) das condiçoes, no link acima indicado, contem a formula de calculo...
Olá, @JRVaranda, bem-vindo à comunidade.



O @C24XXXX201 deu uma boa ajuda. 🙂 Também pode consultar, através da sua Área de Cliente, o saldo disponível para utilizar em roaming. Para isso só tem que:


  • clicar em "Telemóvel" e escolher a opção "Saldos"
  • selecionar "Mais informações sobre o seu saldo"
  • se tiver mais que um telemóvel no seu pacote, carregue na seta na opção "Selecionar serviço"

Gostaria de saber qual é o limite da Internet fixa ilimitada "pur", visto que não há nenhuma informação onde conste o valor. Por exemplo qual é o valor no pacote NOS 4?
@Ricardojsf penso que no serviço fixo não se aplica da mesma maneira. de qualquer maneira tens a informação, nas condições do serviço, de que podem existir restrições.
Tenho MEO ADSL e, apesar de pagar por 24 Mbps, só tenho net a 10 Mbps. Estou á procura de alternativas, e a NOS disse que está indisponível para acrescentar os 250 metros que faltam para a fibra chegar a minha casa...



Como no Satélite não há gravações automáticas, a alternativa é continuar com o MEO ADSL para a TV, e acrescentar internet de outra operadora.



MNo entanto não consigo escolher, devido à ambiguidade e falta de esclarecimento sobre as ofertas da NOS:





Antes de escolher, quero saber mesmo muito bem, com todo o pormenor, o que é que esta "política de utilização responsável" implica:



1- A partir de quantos GB de tráfego cortam na velocidade? E para que velocidade?



2- Cometem o hediondo crime de violação da neutralidade da internet, dando velocidade total a certos tipos de tráfego, e limitando noutros como por exemplo do tipo P2P?



3- Como posso testar a real velocidade que tenho disponível com a atual cobertura 4G, antes de me amarrar a uma fidelização?
Boa pergunta... *****



Eu também gostaria de saber que treta é essa de "política de utilização responsável", pois tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...
comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36, nem com router ou ap ou nada, estou farto desta porcaria, a única coisa que me prende é o contrato, no entanto eles não cumprem com os valores, como posso fazer queixa?
penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.
Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).

Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões. Há muitas queixas de NOVOS clientes e muitas mais de clientes antigos....a Internet é uma desgraça nas velocidades, ou na perda de pacotes ou em ambos...eu tive 10 anos sem problemas. Desde Janeiro de 2018 que os problemas tornaram-se diários...telefonemas para suportes com direito a brinde na fatura tb ja foram mais neste ultimos 3 meses do que em toda a minha vida com serviço de Internet....
(...) tenho um serviço que inclui todo o tráfego e estou a receber a net aos soluços mesmo com valores de download / apload acima do 20 MBps...

Isso é com algum dos tarifários, com net 4G, que indiquei? Se sim, que velocidade lhe dizem no site ter disponível na sua zona? E a que distância aproximada está da antena?



E a tal "net aos soluços" apesar dos "20 Mbps" parece-lhe que é uma limitação artificial da velocidade noutros sites, e que depois, também artificalmente, é elevada só para fazer boa figura nos testes de velocidade, em violação clara da neutralidade da internet?



comigo é sempre que jogo, muito bom nos 50-54 millisegundos e depois salta sempre para acima dos 300 sem qualquer explicação, só a pressão psicológica está a dar cabo de mim, supostamente deveria dar os 200 mbps no entanto apenas tenho acesso a 36

Mas isso será num tarifário com internet incluída num pacote, e através de uma configuração HFC (híbrido fibra/coaxial), ou é num dos produtos de internet 4G, sem pacote, de que falei?



No caso dos jogos, muitas vezes está associado a servidores deficientes da parte dos próprios jogos, ou do caminho usado para o sinal chegar ao servidor do jogo, ou de usares configurações do jogo que afectam o desempenho, o antivírus, a firewall do windows, etc, e que aumentam o ping mesmo sem haver problemas na tua net.



Experimenta um dos vários programas que existem para te ajudar a ter a certeza que o problema do ping não está do teu lado.



penso que não há valores estipulados na pur, acho que variam. para esclareceres essas duvidas, acho que so ligando para o apoio.

Por alguma razão preferia uma resposta de comunidade, com exemplos e experiência prática da coisa. A Maria respondeu por mim:



Nem a brincar....o apoio vai pintar um quadro todo bonito e sem falhas (se estivermos a falar de um suposto novo cliente).

Antes de se comprometerem com a NOS passem os olhos pelos tópicos que existem neste forum e tirem as conclusões.

descobri que me restringiram o aceso de Internet por uso excessivo ,agora a minha pergunta é como saber o limite de gb por mes,mas o engraçado é que quando contratamos o serviço nao falam nada disso e dizem que é ilimitado, o powerouter esta numa zona rural com pouca rede e poucas antenas e agora tenho a velocidade afectada e estou a mesma a pagar por 40mb de velocidade ,como contornar esta situação?
Não há um valor definido. Depende do número de utilizadores na zona, da quantidade de tráfego que esses utilizadores geram, etc.
boa noite,

venho apenas lamentar mais uma vez o mau serviço e caro que a NOS presta ao seu cliente...sou cliente da NOS ha 7 anos e tenho um serviço satelite de 40 megas desde o inicio do contrato sempre reclamei a pouca velocidade de internet que obtinha ou seja menos de 8 megas de noite melhora um pouco pudera esta tudo a dormir...sobra mais um pouco claro...recebi por parte da NOS todo o tipo de desculpas a fibra vai chegar,redes congestionadas,necessidade de mais antenas etc...com o passar dos anos pensei que esta situação se fosse resolver mas ate agora nada...inclusivé a NOS deu- me um bónus de dados moveis nos telemoveis uma vez que na minha casa se ligar os mesmos a rede wifi á quebras no serviço ou seja sou obrigado a gastar dados moveis quando na verdade podia ligar ao wifi de casa...cansei- me e optei por fazer uma reclamação na anacom como não obtive resposta liguei para a linha de apoio da anacom e expliquei a minha situação actual do serviço contratado com a NOS fiquei então a saber que nos termos de qualidade de serviço a NOS é obrigada a garantir 50% do serviço contratado ou seja mediante o meu contrato deveria ter sempre 20megas de velocidade constante sendo que ao longo do dia este valor deve ainda ser superior...no caso de haver alguma restrição na velocidade a NOS pode aplicar esta medida a titulo excecional e reposta assim que possivel conforme texto da anacom que aqui colo...Atenção! A expressão "tráfego ilimitado" só pode ser usada pelos operadores quando as ofertas em questão não tenham limites nem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato. Nas ofertas ilimitadas, a existência de medidas restritivas ou condicionamentos de tráfego de Internet só é admissível em circunstâncias excecionais e por um período limitado, devendo a normalidade ser reposta logo que possível.Contudo tenho feito algumas chamadas para o apoio tecnico da NOS a fim de resolver esta situação da melhor maneira possivel...a resposta e sempre a mesma quando confrontados com a lei e os direitos do consumidor a NOS resguarda-se sempre com a informação que tenho um consumo excessivo de internet e que estou restringido na utilização de internet...consciente que faço uma utilização responsavel do serviço de internet perguntei quantos gigas posso gastar por mes a fim de evitar mais restriçoes no futuro não me souberam informar...perguntei tb quando vou saber que não estou restringido e aqui o tecnico deu resposta disse-me que ao utilizar a internet se estiver rapida e a funcionar bem não estou restringido...ou seja fiquei a perceber que quando houver bom sinal de internet a NOS diz que o cliente não esta restringido e pode utilizar o serviço...se estiver muito trafego dizemos ao cliente que esta restringido...assim a NOS fica sempre a ganhar...

Para finalizar informo que esta reclamação serve especificamente para a empresa NOS a qual tenho contrato...mas tambem vai ser copiada e enviada a empresa ANACOM na esperança que algo seja feito...

Cumprimentos,

Helder Barata

Cliente NOS-C16xxxxxxx NIF-2xxxxxxx

Comentário