Em Junho (talvez antes) comecei a sentir quebras de rede durante alguns segundos múltiplas vezes por dia, depois volta a funcionar normalmente.
Após contacto com a linha de apoio e usar a ferramenta de diagnostico na app, nada parece estar a ser detetado na zona onde vivo ou no meu equipamento. No passado em 2020 houve uma situação semelhante que foi resolvida no bastidor de rua. Não sei se está relacionado.
Com a falta de diagnósticos no router relevantes de acordo com o apoio tecnico da NOS, liguei um pequeno dispositivo (linux) diretamente numa das portas do switch do router da NOS e dei um commando ping cada 5 segundos para o servidor “nos.pt”:
Ao longo do mês de Julho, executou e registou todos os pings 24/7. Ao longo do mês continuei a ter paragens de alguns segundos, que prejudicam muito as video-conferências que vão abaixo em ambiente de trabalho remoto. Durante Julho estas falhas chegaram a um pico de 80 ocorrências por dia em dois desses dias. Já fiz os restarts aos equipamentos, etc… sempre o mesmo comportamento. As falhas não parecem ter um padrão durante o dia, acontecem a qualquer hora, por vezes multiplas vezes num curto espaço de tempo, outras vezes passam-se horas sem problemas.
Existe obviamente um problema ou avaria; e tenho toda a telemetria que posso partilhar; mas no apoio a cliente recebo a indicação que não têm registos de falhas.
Como posso resolver este assunto? O serviço esteve muito bem desde a reparação de 2020, mas agora tem problemas.
Dia da Falha | Ocorrências |
Jul | 1029 |
07-Jul | 23 |
08-Jul | 23 |
09-Jul | 21 |
10-Jul | 29 |
11-Jul | 14 |
12-Jul | 22 |
13-Jul | 29 |
14-Jul | 27 |
15-Jul | 27 |
16-Jul | 59 |
17-Jul | 84 |
18-Jul | 51 |
19-Jul | 35 |
20-Jul | 58 |
21-Jul | 30 |
22-Jul | 88 |
23-Jul | 67 |
24-Jul | 68 |
25-Jul | 65 |
26-Jul | 30 |
27-Jul | 77 |
28-Jul | 42 |
29-Jul | 17 |
30-Jul | 17 |
31-Jul | 26 |
Aug | 4 |
01-Aug | 4 |