Skip to main content
Header
Megabyte
January 27, 2024

Pacote 500/100 com upload a 40-50Mbs

Boa noite,

Depois de detetar no fim de semana passado que tinha o upload a 40Mbs quando normalmente está a 105-110, fiz vários testes (ligaçao cabo e wifi), teste via speedTest Ookla e via NOS SpeedTest e sempre com o mesmo resultado…

A velocidade de upload está normal, 500-510MBs.

Esperei por terça-feira para ligar para o Apoio Tecnico e quando liguei a Operadora muito solícita fez vários resets e updates ao Rooter e fizemos vários testes sempre com o mesmo resultado…

Acabou por achar que o problema me marcar uma troca de Rooter em loja à escolha para eu ir lá trocar o rooter - aqui ja começa mal, por é que eu é que tenho que me deslocar à loja, gastar combustível e tempo se é um problema técnico da NOS?…

Ah, e no fim da conversa ainda me tentou vender o upgrade para 1Gbit de internet… hora se nem os 500 funcionam bem e eu a tentar resolver o problema e vocês, em vez de resolverem, tentam vender mais? tenham lá vergonha na cara.

Hoje lá fui à loja, troquei o rooter, liguei e depois de tudo testado e a funcionar, os speedtests continuam exactamente iguais… upload a 40Mbs!!!

Liguei novamente para o Apoio Técnico, nova Operadora (menos solícita), nova bateria de testes e resets e afins, todos com o mesmo resultado… 

Resolveu passar para outra linha de atendimento… onde atendeu um senhor (de uma empresa subcontratada) que me começou a tentar despistar problemas de Sistema Operativo… troca de cabos… enfim.

Ao fim de mais meia hora perdi a paciencia e depois de reclamar que já lhe tinha dito várias vezes que ligando o pc diretamente ao rooter por cabo ou por wifi, e o mesmo teste por wifi com o telefone o resultado era sempre o mesmo (mau) e que antes todos estes testes davam 510/110!

Começou com uma “tangas” que os speedtests nao são todos iguais e o da ookla é diferente do da NOS e etc… e eu perdi a paciencia.

No fim tentou vender-me os serviços técnicos da empresa dele para resolver problemas com os meus pcs de casa!!!!  - veja-se o descaramento - e acabou por dizer-me que se quisesse mais apoio tinha que ligar de novo para a NOS que ele nao podia fazer nada - ou seja nem resolveu nem ajudou e ainda me tentou vender o negocio dele!

Por último, sou beta tester do rooter Hilton 5 há uns anos e ainda em dezembro último respondi ao inquerito desse mês onde foi solcitida a mesma bateria de testes de velocidade (cabo e wifi) e tudo estava normal!

Agora nao sei o que fazer… ligar de novo para a NOS, perder mais meia hora e repetir tudo?…

Sou cliente ha mais de 20 anos (Telecabo/ZON/NOS) e agora começo a pensar seriamente em mudar de operadora (para aquela com umas cores vermelhas)… eles bem andam aqui a bater à porta…

54 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    January 27, 2024

Os passos a seguir é:

Tem extensores/powerlines, algo que possa estar a interferir? Desligar da corrente e efetuar um reset de fábrica ao router.

Depois disso, se possivel: testar 2 pcs, um a um, por cabo de rede ligados ao router diretamente, no site da NOS. Continua com o upload a 40 na mesma em ambos os pcs?

fjcbsAutor
    Megabyte
    January 27, 2024

Caro Guimas,

Já tinha feito esses testes todos mas acabei de repetir, com 2 computadores diferentes, por cabo diretamente ligado ao rooter, com o rooter com o wifi desligado e nao há mais nada ligado ao rooter.

Teste no site https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet via browsers Edge e Chrome, nos 2 PCs o upload mantem-se entre os 40-45 Mbs.

Já agora, desligar da corrente, desliguei hoje de manhã o rooter antigo e liguei este novo com o mesmo resultado.
    Claro que com o antigo também fiz isso várias vezes…  e a NOS também me fez reset.

Neste novo fiz o reset de fábrica e testei antes de escrever esta reclamação.

Jorge C
    Super User
    Super User
    January 27, 2024

Caro Guimas,

Já tinha feito esses testes todos mas acabei de repetir, com 2 computadores diferentes, por cabo diretamente ligado ao rooter, com o rooter com o wifi desligado e nao há mais nada ligado ao rooter.

Teste no site https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet via browsers Edge e Chrome, nos 2 PCs o upload mantem-se entre os 40-45 Mbs.

Já agora, desligar da corrente, desliguei hoje de manhã o rooter antigo e liguei este novo com o mesmo resultado.
    Claro que com o antigo também fiz isso várias vezes…  e a NOS também me fez reset.

Boa noite @fjcbs,

Sugiro que faça o teste que refere num computador com placa gigabit nas condições descritas em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet.

Obrigado

Guimas
    Super User
    Super User
    January 28, 2024

Caro Guimas,

Se fez os testes exatamente como referi .. então asumo que seja do serviço. Nestes casos acho que o apoio tecnico marca uma intervenção para ser verificado o porquê.

fjcbsAutor
    Megabyte
    January 28, 2024

Bom dia @Guimas,

Hoje de manhã está muito pior, velocidade de upload abaixo dos 5Mbs.

Mais uma vez fiz com indicou:

• Desligar o rooter da electricidade (desliguei o botao, e removi o cabo do transformador)
    • Depois de ligar novamente, esperei mais de 10m para estabilizar
    • Na página de configuraçao, reposiçao de configuraçao de fábrica.
    • Depois de tudo ok e a funcionar, novos testes com o seguinte resultado (este é só o ultimo… os anteriores foram semelhantes entre 2-5Mbpc) - até usei cabos diferentes, todos CAT6.

Download 517.86 Mbps

Upload 2.47 Mbps

Ping info 13.23 ms

Jitter info 2.30 ms
      ID: 1102699759
      ​​​​​​Data: 2024-01-28 11:28
      O seu IP: 95.94.24.197
      O seu sistema operativo: Windows 10
      O seu browser: Chrome 120.0.0.0

Jorge C
    Super User
    Super User
    January 28, 2024

Boa tarde @fjcbs,

Sugiro que ligue 16990 opção 3 para assistência técnica.

Obrigado

João H.
    Gestor da comunidade
    January 28, 2024

Boa tarde, @fjcbs 

Dê-nos a oportunidade de ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS. 

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    fjcbsAutor
    Megabyte
    January 30, 2024

@João H. 

Já enviei mensagem privada para o perfil @Fórum há 1 dia sem qualquer resposta.

Vão fazer alguma coisa ou o objetivo era só calar esta thread?

Obrigado.

João H.
    Gestor da comunidade
    January 30, 2024

Boa tarde @fjcbs,

Agradecemos o seu testemunho,
    Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

A nossa intervenção através do meio de mensagens privadas não invalida que possa continuar a partilhar sobre este ou qualquer outro tema no Fórum NOS.
    Partilhe com a comunidade qualquer tema que possa surgir.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    fjcbsAutor
    Megabyte
    January 30, 2024

Boa tarde @João H.,

Desculpe mas fico na dúvida de como proceder.

Aguardo a vossa reposta à mensagem privada, ou continuo (também) a tentar resolver o problema pela linha de apoio 16990?

Melhores Cumprimentos.