Depois de detetar no fim de semana passado que tinha o upload a 40Mbs quando normalmente está a 105-110, fiz vários testes (ligaçao cabo e wifi), teste via speedTest Ookla e via NOS SpeedTest e sempre com o mesmo resultado…
A velocidade de upload está normal, 500-510MBs.
Esperei por terça-feira para ligar para o Apoio Tecnico e quando liguei a Operadora muito solícita fez vários resets e updates ao Rooter e fizemos vários testes sempre com o mesmo resultado…
Acabou por achar que o problema me marcar uma troca de Rooter em loja à escolha para eu ir lá trocar o rooter - aqui ja começa mal, por é que eu é que tenho que me deslocar à loja, gastar combustível e tempo se é um problema técnico da NOS?…
Ah, e no fim da conversa ainda me tentou vender o upgrade para 1Gbit de internet… hora se nem os 500 funcionam bem e eu a tentar resolver o problema e vocês, em vez de resolverem, tentam vender mais? tenham lá vergonha na cara.
Hoje lá fui à loja, troquei o rooter, liguei e depois de tudo testado e a funcionar, os speedtests continuam exactamente iguais… upload a 40Mbs!!!
Liguei novamente para o Apoio Técnico, nova Operadora (menos solícita), nova bateria de testes e resets e afins, todos com o mesmo resultado…
Resolveu passar para outra linha de atendimento… onde atendeu um senhor (de uma empresa subcontratada) que me começou a tentar despistar problemas de Sistema Operativo… troca de cabos… enfim.
Ao fim de mais meia hora perdi a paciencia e depois de reclamar que já lhe tinha dito várias vezes que ligando o pc diretamente ao rooter por cabo ou por wifi, e o mesmo teste por wifi com o telefone o resultado era sempre o mesmo (mau) e que antes todos estes testes davam 510/110!
Começou com uma “tangas” que os speedtests nao são todos iguais e o da ookla é diferente do da NOS e etc… e eu perdi a paciencia.
No fim tentou vender-me os serviços técnicos da empresa dele para resolver problemas com os meus pcs de casa!!!! - veja-se o descaramento - e acabou por dizer-me que se quisesse mais apoio tinha que ligar de novo para a NOS que ele nao podia fazer nada - ou seja nem resolveu nem ajudou e ainda me tentou vender o negocio dele!
Por último, sou beta tester do rooter Hilton 5 há uns anos e ainda em dezembro último respondi ao inquerito desse mês onde foi solcitida a mesma bateria de testes de velocidade (cabo e wifi) e tudo estava normal!
Agora nao sei o que fazer… ligar de novo para a NOS, perder mais meia hora e repetir tudo?…
Sou cliente ha mais de 20 anos (Telecabo/ZON/NOS) e agora começo a pensar seriamente em mudar de operadora (para aquela com umas cores vermelhas)… eles bem andam aqui a bater à porta…
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Os passos a seguir é:
Tem extensores/powerlines, algo que possa estar a interferir? Desligar da corrente e efetuar um reset de fábrica ao router.
Depois disso, se possivel: testar 2 pcs, um a um, por cabo de rede ligados ao router diretamente, no site da NOS. Continua com o upload a 40 na mesma em ambos os pcs?
Caro Guimas,
Já tinha feito esses testes todos mas acabei de repetir, com 2 computadores diferentes, por cabo diretamente ligado ao rooter, com o rooter com o wifi desligado e nao há mais nada ligado ao rooter.
Já agora, desligar da corrente, desliguei hoje de manhã o rooter antigo e liguei este novo com o mesmo resultado. Claro que com o antigo também fiz isso várias vezes… e a NOS também me fez reset.
Neste novo fiz o reset de fábrica e testei antes de escrever esta reclamação.
Caro Guimas,
Já tinha feito esses testes todos mas acabei de repetir, com 2 computadores diferentes, por cabo diretamente ligado ao rooter, com o rooter com o wifi desligado e nao há mais nada ligado ao rooter.
Já agora, desligar da corrente, desliguei hoje de manhã o rooter antigo e liguei este novo com o mesmo resultado. Claro que com o antigo também fiz isso várias vezes… e a NOS também me fez reset.
Neste novo fiz o reset de fábrica e testei antes de escrever esta reclamação.
Já tinha feito esses testes todos mas acabei de repetir, com 2 computadores diferentes, por cabo diretamente ligado ao rooter, com o rooter com o wifi desligado e nao há mais nada ligado ao rooter.
Já agora, desligar da corrente, desliguei hoje de manhã o rooter antigo e liguei este novo com o mesmo resultado. Claro que com o antigo também fiz isso várias vezes… e a NOS também me fez reset.
Neste novo fiz o reset de fábrica e testei antes de escrever esta reclamação.
Se fez os testes exatamente como referi .. então asumo que seja do serviço. Nestes casos acho que o apoio tecnico marca uma intervenção para ser verificado o porquê.
Bom dia @Guimas,
Hoje de manhã está muito pior, velocidade de upload abaixo dos 5Mbs.
Mais uma vez fiz com indicou:
Desligar o rooter da electricidade (desliguei o botao, e removi o cabo do transformador)
Depois de ligar novamente, esperei mais de 10m para estabilizar
Na página de configuraçao, reposiçao de configuraçao de fábrica.
Depois de tudo ok e a funcionar, novos testes com o seguinte resultado (este é só o ultimo… os anteriores foram semelhantes entre 2-5Mbpc) - até usei cabos diferentes, todos CAT6.
Download 517.86 Mbps
Upload 2.47 Mbps
Ping info 13.23 ms
Jitter info 2.30 ms ID: 1102699759 Data: 2024-01-28 11:28 O seu IP: 95.94.24.197 O seu sistema operativo: Windows 10 O seu browser: Chrome 120.0.0.0
Boa tarde @fjcbs,
Sugiro que ligue 16990 opção 3 para assistência técnica.
Obrigado
Boa tarde, @fjcbs
Dê-nos a oportunidade de ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.
Obrigado
@João H.
Já enviei mensagem privada para o perfil @Fórum há 1 dia sem qualquer resposta.
Vão fazer alguma coisa ou o objetivo era só calar esta thread?
Obrigado.
Boa tarde @fjcbs,
Agradecemos o seu testemunho, Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.
A nossa intervenção através do meio de mensagens privadas não invalida que possa continuar a partilhar sobre este ou qualquer outro tema no Fórum NOS. Partilhe com a comunidade qualquer tema que possa surgir.
Obrigado
Boa tarde @João H.,
Desculpe mas fico na dúvida de como proceder.
Aguardo a vossa reposta à mensagem privada, ou continuo (também) a tentar resolver o problema pela linha de apoio 16990?
Melhores Cumprimentos.
Boa tarde @João H.,
Desculpe mas fico na dúvida de como proceder.
Aguardo a vossa reposta à mensagem privada, ou continuo (também) a tentar resolver o problema pela linha de apoio 16990?
Melhores Cumprimentos.
acho que o moderador estava só a responder-te ao que disseste sobre “calar o tópico”.
Espera pela resposta, eles ajudam. as vezes pode demorar algum tempo, mas nunca demoram mais do que 2 dias.
um bem haja
Boa tarde,
Ao fim de 4 dias de ter enviado mensagem privada para o @Fórum, além de umas respostas lacónicas a pedir o NIF e perguntar se estou junto ao equipamento, não há mais desenvolvimentos.
Esperava um contacto personalizado e um “estamos a analisar/tentar resolver” mas nada… se calhar tenho as espectativas elevadas demais, já que estou a pagar por um serviço que não tenho.
Vamos lá ligar para a linha, reclamar e pedir o ressarcimento do tempo com quebra de contrato pela operadora.
Mas lá aumentar os preços sabem eles! :(
Já agora, ou muito me engano ou os problemas começaram quando apareceram os trabalhadores da Digi a meter cabo nas ruas aqui da zona!...
Boa noite,
Lamentamos a situação @fjcbs e agradecemos a sua partilha.
O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.
Estamos a analisar esta situação e vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.
Obrigado
Boa tarde,
Ponto de situaçao: Ao fim de uma semana, basicamente o tratamento da mensagem privada no @Fórum foi fazerem uma chamada automática para a linha técnica onde tive que explicar tudo de novo e a operadora esteve a ler o relatório do teste com a PCMedic e a seguir pede-me para mexer no router e fazermos novos testes!!! Outra vez!!!
Compreendo que os técnicos da linha de apoio têm que seguir o script mas à 3ª já aborrece um bocado…
A senhora muito simpática lá me aturou a reclamar e ao fim de 1h confirmou falha de sinal e agendou visita de um técnico para verificar sinal - aparentemente existem registos de sinal degradado que combinam com a minha reclamaçao durante estas 3 semanas. Adicionalmente efetuou devoluçao de 50% do valor da fatura do mês. Desta vez avançou-se um bocado e o tratamento foi mais de acordo com o esperado.
Aguardamos a visita do técnico amanhã...
Boa noite,
Agradecemos o seu testemunho e partilha @fjcbs.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Bom dia,
E a saga continua…
E o técnico veio cá a casa, e trocou a ficha do cabo junto ao rooter (nao sei porquê porquê).
Veio com uma conversa da treta por o cabo esta com cor diferente… comparado com o dele!
Depois mediu o sinal junto ao rooter e estava ok…
Mediu o sinal à entrada de casa e estava ok…
Mais um dia na mesma.
Download
522.03 Mbps
Upload
37.73 Mbps
Ping info
13.39 ms
Jitter info
6.87 ms
ID:
1102717058
Data:
2024-02-06 12:25
O seu IP:
95.94.24.197
O seu sistema operativo:
Windows 10
O seu browser:
Chrome 121.0.0.0
Bom dia,
E a saga continua…
E o técnico veio cá a casa, e trocou a ficha do cabo junto ao rooter (nao sei porquê porquê).
Veio com uma conversa da treta por o cabo esta com cor diferente… comparado com o dele!
Depois mediu o sinal junto ao rooter e estava ok…
Mediu o sinal à entrada de casa e estava ok…
Mais um dia na mesma.
Download
522.03 Mbps
Upload
37.73 Mbps
Ping info
13.39 ms
Jitter info
6.87 ms
ID:
1102717058
Data:
2024-02-06 12:25
O seu IP:
95.94.24.197
O seu sistema operativo:
Windows 10
O seu browser:
Chrome 121.0.0.0
Bom dia @fjcbs,
O técnico antes de sair do local da instalação, não realizou os testes de velocidade?
Obrigado
@Jorge C
Sim realizou o teste com o tablet dele ligado ao rooter NOS com o mesmo resultado e depois confirmou no meu PC de casa que estava igual.
@Jorge C
Sim realizou o teste com o tablet dele ligado ao rooter NOS com o mesmo resultado e depois confirmou no meu PC de casa que estava igual.
Boa tarde @fjcbs,
Pode esclarecer se o teste realizado pelo técnico foi realizado nestas condições?
Um computador com porta de rede Gigabit.
O computador ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.
Desligadas todas as aplicações e equipamentos ligados ao router.
Garantindo que o seu equipamento tem todas as atualizações disponíveis e que tens conhecimento de todas características técnicas (CPU, memória RAM, etc.) que podem afetar a velocidade e os resultados.
Fez vários testes para obter um valor representativo da velocidade da tua internet.
O técnico fez o teste com o tablet dele ligado diretamente no router e sem mais nada ligado ao router. Usou um cabo meu, CAT6. O problema não é do cabo, tenho n cabos CAT6 e o resultado é sempre o mesmo… Antes com CAT6, CAT5e funcionava corretamente.
Eu já fiz esse teste várias vezes com o meu portatil, com porta ethernet Gigabit e nas mesmas condições. O resultado é sempre o mesmo.
Todos os cabos são CAT6 que tenho ligados agora são CAT6.
Claro que não estou sempre ali junto ao router a fazer o teste, os testes durante o dia são feitos do meu PC de casa com porta 2.5Gbit. Mas os resultados são sempre semelhantes, seja pela minha rede ou diretamente ao router. Da mesma forma que até detetar o problema sempre funcionou corretamente por cabo e até mesmo por WIFI.
Todos os testes dos inqueritos dos “Pilotos”, de que faço parte, e que tenho feito desde que a NOS me colocou cá este router têm dado bons valores… inclusive o último inquerito feito no início do ano...
Os testes que tenho reportado são sempre nesse site da NOS. Curiosamente o técnico que veio medir o sinal disse-me na cara que esse site não presta e ele usa sempre o Ookla!
Tenho agendado para amanhã a visita de um técnico “especialista”…
Cumprimentos.
@Jorge C
Já agora, tenho também notado que por volta desta hora - 19h-20h a velocidade de upload cai ainda mais para entre os 1-10Gb…
Ontem incluive estive uns minutos sem conseguir trabalhar, e hoje às 19h45 tinha menos de 5Mbps...Agora está abaixo dos 10Mbps… o Download está sempre excelente.
@Jorge C
Já agora, tenho também notado que por volta desta hora - 19h-20h a velocidade de upload cai ainda mais para entre os 1-10Gb…
Ontem incluive estive uns minutos sem conseguir trabalhar, e hoje às 19h45 tinha menos de 5Mbps...Agora está abaixo dos 10Mbps… o Download está sempre excelente.
Se os valores eram esses durante a instalação poderia não ter aceite a mesma.
É habitual os ISPs darem prioridade ao download que é o que em geral usam mais.
Caso entenda pode sempre ligar ao apoio e solicitar verificação do sinal.
Obrigado
@Jorge C
Desculpe mas não compreendo essa frase “Se os valores eram esses durante a instalação poderia não ter aceite a mesma.”
Nao sei se leu a conversa desde o início… mas eu volto o dizer que desde que tenho este router com o contrato 500/100 as velocidades têm sempre estado dentro do normal. Só nas últimas semanas é que está a desgraça que reportei.
“Caso entenda pode sempre ligar ao apoio e solicitar verificação do sinal.”
Mais uma vez, leu o que escrevi antes? o técnico já cá esteve.
Bom dia @fjcbs,
Ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar. As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.
Pedimos que faça um teste de velocidades com o computador em modo seguro, seguindo os passos abaixo:
Aceda à Linha de Comandos;
Escreva “msconfig”;
Selecione “Arranque selectivo”
De seguida, em “Arranque (Boot)”, selecione arranque seguro e selecione “Rede”
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.