Skip to main content
Header
Gigabyte
July 4, 2024
Respondido

Os clientes trabalham para a NOS?!!!

Não entendo como obrigam os clientes a serem funcionários da NOS?!!!
Eu explico!
Detectei mau funcionamento no router que tenho instalado em casa.
Liguei para o serviço de apoio (16990) e depois de fazerem o que “mais gostam”, repor configuração de fábrica e após 58 minutos e 25 segundos de testes e despistes e “faça assim, faça assado”, lá chegaram à conclusão que o router estava avariado e necessitava de ser substituído.
OK, já estou habituado (já é o 6º ou 7º router que tenho em casa), fiquei à espera que o operador que me atendeu, agendasse a visita do “técnico”…
Errado!!!
Indicou-me que tenho de me deslocar a uma loja NOS para efectuar a troca de um equipamento que NÃO É MEU!!!!
Como é que é?!!!
A avaria é de um equipamento propriedade da NOS e EU, o cliente pagante, é que tenho o custo adicional de me deslocar a uma loja, estar à espera da minha vez para ser atendido e ainda tenho o montar?!!!
E quem é que me paga a deslocação e o tempo utilizado num serviço que É da responsabilidade do fornecedor do serviço?
O calor anda a fritar umas cabeças… ai anda, anda!

Estou cá com uma vontade de enviar uma cartita “amigável” para o Provedor de Cliente com cópia para a ANACOM...

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, @Paulo Figueiredo
Queremos ajudar. 
Deste modo, para o podermos fazer, gostaríamos de endereçar a sua situação à equipa técnica que o pode ajudar e contactar. Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil @Fórum
Obrigado,

16 Comentários

Guimas
Super User
Super User
July 4, 2024

Tem acesso á internet, mesmo que seja com falhas ou lenta? Então o router não está avariado ..

isso é conversa de quem não tem experiência.

A troca de router em loja faz sentido numa situação em que esteja mesmo avariado, como por exemplo: não liga ou as antenas avariaram e o wifi não funciona.

Agora pelo que diz mau funcionamento não me parece ser o caso.

Explique melhor o que é o “ mau funcionamento “ para podermos ajudar aqui.

Algumas dicas: Desligue tudo o que seja extensores, powerlines,etc que tenha da corrente. Depois faça o tal reset de fábrica ao router.

A seguir pode fazer por exemplo um teste de velocidade num pc por cabo de rede para se confirmar se tem a velocidade contratada ( isto se for problema de velocidade). Se for algum tipo de quebras por wifi, esteja junto ao router e teste 2 equipamentos diferentes para se confirmar que o problema é da internet

Em ultimo caso acho que enviam um técnico á residencia se algum desses 2 pontos se verificar

Espero ter ajudado

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

Boa noite a todos,

Fico satisfeito que o @Guimas tenha editado o comentário e removido a menção a decisões da chefia relacionadas com a troca de routers 😊

Sugiro que o @Paulo Figueiredo faça um teste nas condições descritas aqui.

Obrigado.

Gigabyte
July 5, 2024

Agradeço a vossa atenção e apoio com sugestões.
A questão e objectivo deste post, é mesmo um alerta aos restantes clientes.
O router deve estar mesmo avariado, ou no mínimo (mais uma vez), com problemas de firmware…
Mas o sentido deste post vai para o facto de EU não trabalhar na NOS e não entender porque tenho de ser EU a desmontar um equipamento que NÃO É MEU!
Eu contratei um serviço, que pago para o manter activo, como é normal!
Só reclamo a quem contratei tal serviço que o mantenha em funcionamento, tal e qual, os meus contínuos pagamentos!
Não estou a comprar um novo serviço, nem sequer a alterar qualquer condição.
Nem sequer deveria fazer, ou pedirem-me para fazer “isto ou aquilo”… muito menos para carregar um equipamento associado a um serviço que pago!

Falando de firmware, é pena que desde há muito tempo, os equipamentos da NOS, nem sequer disponham de uma opção para gravar a configuração particular do cliente.
Cada vez que é efectuado uma reposição de fábrica (RESET), lá tenho de configurar tudo de novo… desde o segmento IP até aos reencaminhamentos de portas… passando pela DMZ e pelo serviço de dns dinâmico…
Já me irrita o suficiente, cada vez que ligo por anomalias do sistema, a solução passa por reiniciar o router… quando eu já o fiz antes de “chatear” o serviço de suporte, e passa a muito irritado quando me dizem que “ah e tal, só se fizermos uma reposição de fábrica”.
Agora por exemplo, o “router” ou o sistema, não me está a aceitar criar regras de reencaminhamento de portas. Claro que EU não tenho capacidade para perceber se é falha física do equipamento, ou um mero bug do sistema que está por corrigir.

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

Bom dia @Paulo Figueiredo,

Compreendo e concordo consigo, por favor detalhe o que originou o reset do router pelo apoio.

Obrigado

Gigabyte
July 5, 2024

Viva @Jorge C 
As portas ethernet do router só estabelecem link a 100mbps, quando deveriam levantar a 1000 como anteriormente.
Não alterei os equipamentos da minha rede, mas admito uma possível avaria.
Não sei há quanto tempo o router está com este “sintoma” porque o que mais utilizo é o upload (por motivos de broadcast) e como a velocidade contratada é 1000/100, não tenho notado (grandes) problemas.
Mas agora que estou a pensar melhor nos últimos acontecimentos, tive alguns constrangimentos de upload, no dia 30/6.
Agora não estou no local, e até admito a possibilidade do problema ter origem num equipamento meu.
Mais logo, faço mais despistes à “minha rede” e aos meus equipamentos.

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

@Paulo Figueiredo como sugestão desligue os outros dispositivos e teste no router sem Wi-Fi.

Obrigado.

Olaf
Super User
Super User
July 5, 2024

Se não quer fazer os passos indicados pela linha, pode sempre pedir uma equipa técnica, que por não fazer a despistagem é paga.. Alternativas tem… 

Cabe ao cliente escolher qual prefere… Que os trabalhadores do call center façam o seu trabalho e os ajude a identificar a situação ou recusar, mas para ver a sua situação resolvida peça a intervenção de um técnico e pague quase 50€. 

Desabafo: É irritante ver neste forum vários utilizadores incluindo membros ativos a porem em causa o trabalho das pessoas. Incompetentes há em todo o lado, mas são pessoas. Por isso, tenham calma 

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

@Olaf o cliente informou “Mais logo, faço mais despistes à “minha rede”.

Não entendo o seu problema, caso entenda elabore mas não se irrite.

Obrigado.

Olaf
Super User
Super User
July 5, 2024

Agradeço a sua preocupação, @Jorge C. Mas em vez de tirar palpites, refiro-me a “Não entendo como obrigam os clientes a serem funcionários da NOS?!!!
Eu explico!
Detectei mau funcionamento no router que tenho instalado em casa.
Liguei para o serviço de apoio (16990) e depois de fazerem o que “mais gostam”, repor configuração de fábrica e após 58 minutos e 25 segundos de testes e despistes e “faça assim, faça assado”, lá chegaram à conclusão que o router estava avariado e necessitava de ser substituído.
OK, já estou habituado (já é o 6º ou 7º router que tenho em casa), fiquei à espera que o operador que me atendeu, agendasse a visita do “técnico”…
Errado!!!”

----- que notoriamente o utilizador não percebe que há procedimentos a cumprir.. E é a minha opinião que vale o que vale, goste ou não 😉

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

@Olaf existem procedimentos sugeridos, no entanto o cliente é livre dos os realizar ou não.

Se reparar no último comentário do @Paulo Figueiredo ele parece interessado em resolver.

Obrigado.