Skip to main content
Header

Na sequência de ordem judicial o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em território Português.

Os utilizadores que tenham uma aplicação instalada para o efeito, como por exemplo a Umbrella Roaming Client, deixaram de ter acesso ao serviço de internet.

Saiba o que aconteceu e como resolver neste artigo.

 

OpenDNS

A OpenDNS é um dos serviços de DNS mais usados na Internet que oferece aos utilizadores segurança e privacidade, com filtros importantes de conteúdo para os mais novos.

A partir de 28 de junho de 2024 devido a uma ordem judicial o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em França e em alguns territórios franceses e em Portugal.

O comunicado oficial pode ser consultado no Site da Open DNS.

 

Umbrella Roaming Client

Os computadores do programa Escola Digital têm instalado uma aplicação Umbrella Roaming Client que está configurada com os DNS da OpenDNS.

No seguimento da ordem judicial em Portugal emitida ao abrigo do artigo 210-G(3) do Código de Direitos de Autor Português, o serviço OpenDNS deixou de estar disponível e, por conseguinte, o acesso através do Umbrella Roaming Client.

O comunicado oficial pode ser consultado no Site AVPA | Escola Digital.
 

Como resolver

Para restabelecer o acesso à internet utilize DNS automáticos. Saiba como:

  1. Selecione o ícone de rede na barra de tarefas do Windows.
    O ícone apresentado depende do estado atual da ligação. Se não vir um dos ícones de rede, ou semelhante, selecione a seta para cima para ver os ícones ocultos;

     

  2. Na barra de estado selecione o ícone Wi-Fi e de seguida a opção “Definições de Rede e Internet”;

     

  3. Escolha “Alterar opções do adaptador”;

     

  4. Com o cursor do rato sobre o ícone de Ethernet, clique no botão direito do rato;

     

  5. Escolha a opção “Propriedades”;

     

  6. Com o visto selecionado, selecione em cima da frase “Internet protocol Version 4 (TCP/IPv4)” e escolha “Propriedades”;

     

  7. Por fim. selecione a opção “Obtaind DNS server address automatically”.

     

 

Caso use a aplicação Umbrella Roaming Client é necessário que desative a aplicação. Saiba como o fazer do Suporte | Escola Digital AEVPA.

Consulte também mais informações sobre o End of Life for Cisco Umbrella Roaming Client.

 

Partilhe connosco caso tenha alguma questão ou dificuldade. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.😊

Bom dia,

 

Seguimos os passos que indicou e continua a não funcionar. O que podemos fazer de diferente?

 

Obrigada


Bom dia @Cristina Brísida,

Por favor detalhe qual é a questão para que a comunidade possa ajudar.

Obrigado.


Boa tarde a todos, 

Na sequência de ordem judicial o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em território Português.

Saiba o que aconteceu e como resolver neste artigo.


Boa tarde @Cristina Brísida e @Jorge C.

@Cristina Brísida detalhe-nos, por favor, a situação.

Está a utilizar um computador do programa Escola Digital ou um computador próprio com DNS da OpenDNS?

Obrigado


Boa tarde,

Estou a utilizar um computador da Escola Digital


Dexámos de ter acesso à internet nos 2 computadores da Escola Digital, seguimos todos os passos que indicaram no tópico para resolução da questão, mas mesmo assim persiste o problema.

 


Boa tarde,

Estou a utilizar um computador da Escola Digital

 

@Cristina Brísida o site abaixo sugere que use os DNS da Cloudfare.

Suporte | Escola Digital AEVPA

Obrigado.


Muito obrigada, vamos tentar!


Boa tarde @Cristina Brísida,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.🙂

Como mencionado no nosso artigo, para o caso de estar a usar um computador da Escola Digital é necessário efetuar processos adicionais aos descritos.

Como partilhado pelo @Jorge C pode encontrar mais informação sobre como o fazer através do Suporte | Escola Digital AEVPA.

Partilhe connosco caso surja alguma questão.

Obrigado


Muito obrigada. Já tentámos através da informação no suporte da Escola Digital, estamos a deixar passar umas horas para ver se fica resolvido, senão iremos contactar directamente a Escola Digital.

Mais uma vez, muito obrigada pela vossa disponibilidade e colaboração 


Boa tarde @Cristina Brísida,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho e lamentamos que não tenha conseguido ainda resolver a questão.

Caso tenha mais duvidas ou questões não hesite em partilhar connosco e conta com a ajuda da comunidade do Fórum NOS. 🙂

Obrigado

 


Olá @Cristina Brísida ,

A aplicação “Umbrella Roaming Client" força a alteração dos DNS na placa, por muito que se altere manualmente, volta sempre à configuração base.

eu resolvi o problema no dia 29 quando desinstalei a aplicação “Umbrella Roaming Client" , hoje reparei que no site da AEVPA aconselham apenas a parar o serviço.

Se a alteração tiver sucesso a navegação deverá ser imediata, não têm de esperar umas horas, quando muito pode reiniciar o PC.

 

Espero ter ajudado.

 

José Cunha 

 

 

 

 

 


Boa tarde @Jose Cunha,

Lamento discordar se verificar melhor no artigo, sugere que também desativem do start up.

O que é suficiente para resolver a questão.

Obrigado.

 


Viva @Jorge C, eu apenas descrevi o que fiz e deixei a ressalva que só hoje vi a recomendação do site AEVPA, se tivesse visto antes certamente teria tentado "parar" o serviço desativando no start.

 

No meu caso como o computador é para entregar esta semana apenas tive preocupação de garantir acesso para fazer backup.

 

Agora, se a @Cristina Brísida fez o procedimento como descrito devia ter ficado logo com DNS diferentes do local host, e com DNS automático devia navegar sem problema.

 

Cumprimentos 

José Cunha 


Comentário