Onde ver a quantidade de dados consumidos no Kanguru XL?
Fui confrontado com a PUR por parte da NOS para explicar a lentidão da ligação 4G. Indicam que consumi +200GB e que por isso a PUR foi activada.
Não faço ideia se gastei ou não essa quantidade de dados pq não tenho forma de validar o consumo na area de cliente - é o Kanguru XL que NÃO tem limite de dados e como tal diz: Tudo incluído.
Há alguma forma de saber os dados consumidos no Kanguru XL na area de cliente? @NOS caso não haja, importam-se de implementar essa funcionalidade?
Ou então acabem com a PUR, afinal já estamos quase em 2024...
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Bom dia @Jose Massa,
Pode verificar pela App NOS, sugiro que proceda desta forma.
Obrigado
Bom dia @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS.
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço. Confirme, por favor, as Condições gerais dos Tarifários de Internet Móvel.
Obrigado
Bom dia @Jorge C
O tarifário Kanguru XL já se encontra registado na App, alias é o único serviço que tenho contratado à NOS neste momento.
O problema é que, na parte onde nos outros tarifários aparece o trafego consumido, no Kanguru XL aparece isto:
Bom dia @João H.
Sim, está escrito e embora não concorde com a PUR, o que está aqui em causa não é isso… o que está em causa é que não tenho forma de validar se efectivamente excedi os 200G pq a aplicação considera que como o tarifário Kanguru XL não tem limite, não é preciso fazer controle de consumos…
Se tenho que tomar cuidado com o que gasto num tarifário ilimitado, pelo menos disponibilizem as ferramentas para o fazer.
Se calhar passem a Kanguru 200...
Boa tarde @Jose Massa,
Efetivamente tem razão. O cliente deveria ter acesso aos consumos para verificar.
Boa tarde @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS.
Agradecemos a vossa sugestão, no entanto, o tarifário em questão tem todo o trafego incluído, pelo que não há um contador que surja na App NOS ou Área de Cliente medindo consumos.
Obrigado
Boa tarde @Mário P.
Pois idealmente não teria que me preocupar com os consumos visto não haver limite…
Mas pelos vistos, logo que o consumo ultrapassa os 200GB, a NOS aplica restrições na velocidade do tráfego - por causa da PUR segundo me foi dito.
Se até agora não liguei aos consumos (por ter tráfego ilimitado) agora terei que manter-me abaixo dos 200G sob pena de em vez de ter velocidades de 100Mb passar para às vezes 1Mbit/s. Pelo menos até arranjar uma alternativa ao Kanguru XL.
Daí ter feito esta pergunta.
Boa tarde @Jose Massa, seja bem-vindo ao Fórum NOS.
Agradecemos a vossa sugestão, no entanto, o tarifário em questão tem todo o trafego incluído, pelo que não há um contador que surja na App NOS ou Área de Cliente medindo consumos.
Obrigado
Boa tarde @Mário P.,
Compreendo o que descreve, no entanto a questão colocado pelo cliente é pertinente.
“Os tarifários têm velocidades de download até 300Mbps e upload até 100Mbps. A velocidade de transferência de dados é afetada por um conjunto diversificado de fatores, entre os quais:
As características do computador utilizado;
O número de aplicações utilizadas em simultâneo;
As características dos servidores utilizados;
A capacidade das redes que interligam estes servidores à Internet;
O número de utilizadores simultâneos destes servidores.
Assim sendo, a velocidade de transferência que pode ser atingida por cada utilizador em cada momento depende de um conjunto alargado de variáveis não controláveis pelo prestador do serviço.
A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.”
Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado
Obrigado
Boa tarde @Jorge C
Não percebi o último parágrafo:
"Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado."
A sugestão é que os clientes se substituam ao ISP na contabilização do seu próprio tráfego?
E como é que se mede o tráfego consumido por uma Smart TV ou por uma PlayStation?
@Jose Massa, não temos conhecimento de que exista um valor certo.
Há sim condições que podem levar com que a NOS adopte medidas para garantir o bom serviço conforme descrito e transcrito pelo @Jorge C, ou seja, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação o serviço e essa verificação é feita pela NOS.
Tem razão a questão deixada pelo @Jose Massa é pertinente. No entanto, não se aplica, @Jorge C, para saber o que está a receber e o contratado, é apenas necessário realizar um teste de velocidades no nosso site. Não sendo, para o que descreve, necessário um contador de gestão de tráfego consumido para a App NOS ou Área de Cliente.
Obrigado,
Obrigado @Mário P. pelo esclarecimento, mas assim fico sem saber se estou ou não em violação da PUR.
Num contrato não pode haver subjectividade: Não se pode referir uma Política de Uso Responsável e depois quando o cliente quer saber os termos dessa política, afirmar que depende…
O que me está a dizer é que arbitrariamente a NOS pode restringir o tráfego de um cliente, apontar a causa para a PUR e nunca disponibilizar a real causa da restrição - porque depende…
Tanto quanto me diz respeito, acredito não fiz nada que me levasse a infringir a PUR, mas pelos vistos a NOS pensa de forma diferente e não há forma de contrapor. Lindo...
Boa tarde @Jorge C
Não percebi o último parágrafo:
"Neste caso sugiro que os clientes façam testes e verifiquem o consumo de dados nos dispositivos e caso entendam partilhem o resultado."
A sugestão é que os clientes se substituam ao ISP na contabilização do seu próprio tráfego?
E como é que se mede o tráfego consumido por uma Smart TV ou por uma PlayStation?
A sugestão foi feita no sentido dos clientes conseguirem entender como funciona a PUR.
Vamos imaginar que é apenas um único utilizador, usando unicamente um dispositivo de cada vez e com baixo consumo de dados. Procurar entender a aplicação desta política.
Caso tenham mais dispositivos, se entenderem podem fazer o teste num dia de menor utilização.
Não vejo necessidade de softwares especializados para monitorizar o tráfego de rede, como o Wireshark, que captura e analisa pacotes de dados na rede. O uso desta ferramenta requer conhecimentos técnicos, pois exibe informações detalhadas e pode ser complexa para utilizadores inexperientes.
Espero ter esclarecido.
Obrigado
@Jose Massa, não temos conhecimento de que exista um valor certo.
Há sim condições que podem levar com que a NOS adopte medidas para garantir o bom serviço conforme descrito e transcrito pelo @Jorge C, ou seja, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação o serviço e essa verificação é feita pela NOS.
Tem razão a questão deixada pelo @Jose Massa é pertinente. No entanto, não se aplica, @Jorge C, para saber o que está a receber e o contratado, é apenas necessário realizar um teste de velocidades no nosso site. Não sendo, para o que descreve, necessário um contador de gestão de tráfego consumido para a App NOS ou Área de Cliente.
Obrigado,
Compreendo e entendo o que descreve @Mário P., conforme menciona e é sabido, as medidas são aplicadas quando são para evitar degradação do serviço e essa verificação é feita pela NOS.
É natural que os clientes queiram evitar esta situação portanto talvez possa esclarecer em que consiste exatamente esta degradação ou será informação privilegiada?
Obrigado
Compreendemos o que refere, no entanto, e uma vez que as medidas de restrição da velocidade são de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade, segurança e a qualidade da utilização do serviço, essa análise cabe a equipa de monitorização do respectivo serviço, seja ele de que tecnologia for, @Jose Massa e @Jorge C Lamentamos não conseguir dar uma resposta mais concreta.
Obrigado
Percebo o que diz, mas deve entender que é complicado fazer essa análise adhoc para a maioria dos dispositivos e em particular para os que referi... Num PC ou smartphone talvez fosse viável, mas de qq forma tudo isso cai por terra se a PUR depender do momento em que é aplicada: Posso fazer os testes numa determinada altura e conseguir baliza-la, para mais tarde ver os seus parâmetros alterarem-se e todo o trabalho não ter servido para nada.
Como já disse anteriormente e embora não concorde com a PUR, não estou a por em causa a sua aplicação. Preciso é de uma ferramenta que me permita aferir num determinado momento se estou ou não a infringir.
Referi os 200G pelo que foi escrito num outro post semelhante, mas se houver outros parâmetros que venham eles por forma a poder precaver-me.
O que estou a ver aqui é alguma inépcia por parte da NOS em transmitir aos clientes as causas específicas pelas quais a PUR lhe foi aplicada - lá está, pq depende...
Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade
@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...
Na PlayStation e na tv, nas definições, por norma consegue testar a velocidade
Lamento, nem a minha Smart TV nem na PlayStation consegui encontrar isso...
@Mário P. deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Como é que eu em minha casa posso saber a cada momento se a rede da NOS está sobrecarregada e que por via disso estarei a infringir a PUR? Pergunta honesta...
Fica a sugestão que mencionei se algum cliente com o problema, decidir fazer o teste.
Obrigado
Pois, isso parece ser a tópico aqui: Não se sabe.
De qq forma quero agradecer a todos pelas contribuições, pelo menos fiquei a saber que não há nem parece estar previsto, incluir na App os consumos para tarifários Kanguru XL.
Por mim, considero-me esclarecido.
Obrigado
Boa noite a todos,
Lamentamos não conseguir ajudar. No entanto, @Jose Massa, essa gestão cabe à NOS e não ao cliente.
Obrigado,
A partir do momento em que os clientes tiveram de consultar os o consumo de dados o tarifário deixa de ser ilimitado.Só reforçava o facto que chamar este tarifário ilimitado é publicidade enganosa.
Com esta alteração ao tarifário devia de ser dado a possibilidade de cessão do contrato aos clientes sem custos, já tive experiências parecidas com a MEO e VDF onde foi me oferecido a possibilidade de cessão sem custos.
A NOS está agir de má fé, nunca mais serei cliente da NOS e farei tudo para influenciar potenciais clientes a não serem.
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