Skip to main content
Header
marcolopes
Super User
Super User
October 27, 2019

O Power Router 4.0 deixa de responder a todos os serviços!

ESTE TÓPICO não é sobre problemas WIFI!

ESTE TÓPICO não é sobre problemas de VELOCIDADES DE NET!

ESTE TÓPICO não é sobre problemas de PROBLEMAS de sincronismo de NET!

ESTE TÓPICO é sobre o POWER ROUTER “estagnar” e deixar de responder a todos os serviços!

Após mais de 1 ANO de problemas, despistes (dezenas!), intervenções técnicas (3 ou 4), 3 TROCAS de router 4 (que não estavam avariados - apenas para despiste), verificação / substituição de conectores, tomadas, 2 equipas de rua, etc, chego finalmente à conclusão que o ROUTER 4 se BARALHA com certo volume / tipo de tráfego.

Já testei sem NADA na rede (até um extender que tinha removi a conselho das equipas de "despiste!!"), já tentei com apenas o PC ligado ao ROUTER e SEM serviços de tráfego de dados a correr (nem dropbox, onedrive, googledrive, spotify, VPN, browsers fechados... etc etc, apenas a MONITORIZAR, e o problema acontece na mesma…

Os sintomas são sempre os mesmos... aleatoriamente, em certos dias, TODOS os equipamentos ligados, POR CABO ou por WIFI, perdem ligação à NET. De fora também ninguém acede (nem a NOS, claro... já provado quando estive em linha com o apoio durante as "quebras"). Até TELEFONE FIXO deixa de funcionar (tem sinal de chamada, marca, mas não estabelece a ligação ATÉ que o ROUTER volte a responder!)

O ROUTER não perde o sincronismo, não faz reboot, não actualiza absolutamente nada... apenas... deixa de responder! Isto acontece-me sistematicamente todas as semanas, em diversos dias, e por vezes diversas vezes por dia.

É provável que, mesmo que muitos de vocês estejam a sofrer do mesmo, não detectem, pois as falhas duram 30 segundos a 1 minuto, embora possam ser recorrentes durante alguns minutos e diversas vezes por dia, como disse.

Só quem está ligado por CABO de REDE, a efectuar tarefas (navegar na net, enviar emails, VPN para ligação ao escritório por exemplo) é que vai notar as quebras. Tenho monitorizado as ligações (um simples PING a nos.pt) e os resultados são sempre estes (seja CABO ou WIFI)

Recentemente até, a conselho de um amigo que percebe mais de redes do que eu, estive atento e verifiquei se as falhas não ocorriam juntamente com uma possível alteração de IP (talvez a gestão do LEASE time por parte da NOS fosse irregular...). Não tem nada a ver. As falhas acontecem sem que o IP mude.

Fica o meu relato, pois efectivamente não há mais dúvidas... O ROUTER 4 (e não tive outra versão de HW/SW, excepto quando fui piloto):
Modelo HW - 1.0
Versão SW - 6.4.69.1.4
Versão da App - 2.0.14.1

TEM problemas. O Router 4 é um FLOP em muitos (demasiados) aspectos... que saudades de um Router com interface de gestão local, LUZES indicadoras, e um firmware robusto!!!!!!

Agora, conseguir que a NOS chegue a uma conclusão?? Nem a provedoria me safa… Resta-me o LIVRO de RECLAMAÇÕES até que um de “NÓS” se farte...

O conselho de algumas pessoas ligadas à NOS é insistir sempre sem deixar passar mais de 1 mês sem reportar recorrência, para que o assunto seja depois analisado por uma equipa de "auditores" da NOS e ser dada ou uma solução ou uma alternativa, e não perpetuar este gasto de recursos, tanto por parte da NOS como por parte do cliente.

NOTA: A equipa piloto sabe disto, embora já não seja piloto do Router 4, envio / enviei sempre os relatórios que me foram possíveis sobre o assunto... de pouco adianta.

53 Comentários

Vaz
Super User
Super User
October 27, 2019

@marcolopes 

Parte do que referes acontece no meu e também foi transmitido à NOS. Sou piloto do 4 desde o início e pelo menos que saiba continuo a ser...

Também já tive trocas e até já optei por encontrar uma espécie de filtro para evitar ocupar o bridge (porque me faz jeito como alternativa ultima e termo de comparação).

Coloco outro router a gerir a rede com um ip diferente do 4 (que fica como modem) e o mesmo evita que o 4 se baralhe com os pedidos dos aparelhos - não consigo chegar a uma conclusão se é de um determinado tipo (powerlines) ou se é de um protocolo que foi "perturbado" pela implementação caseira da configuração do router NOS, o certo é que além dos problemas que impediam um telefone fixo funcional, audível e sem bloqueios e reboots agora se usar o router em modo normal é certo e sabido que vai pelo menos baralhar-se e ao fim de algum tempo bloquear os pedidos de dentro e de fora, salvo os da porta em modo bridge que funciona normalmente. Se o bloqueio não for demasiado volta a religar e funciona normalmente de novo; se for forte acaba por bloquear completamente, todo e depois efetua um reboot se conseguir.
Vi recentemente que nalguns bloqueios tudo normaliza quando desligo o cabo de rede...
É mesmo sensível um equipamento de "gestão" e acesso de rede que não gosta de ter ligações de rede…

Nota: há mais de ano e meio que tenho um modem DOCSIS 2.0 da NOS(Thomson THG-540) a assegurar o telefone fixo (neste momento até tem duas linhas funcionais) porque ainda estava em testes e ao fim de um mês detetei e relatei os problemas do telefone fixo à NOS. Após seis meses, muitas chamadas e mensagens e uma troca de router lá encontraram esta solução hibrida. Mesmo assim  os problemas restantes foram-se avolumando e já levaram a mais duas trocas de equipamento com os resultados que descrevo.

Se tivermos em conta que o 4 foi posto na prateleira apesar de ainda estar a ser instalado (quase não tem realce no site) alguma razão existirá. Possivelmente satisfará boa parte dos clientes que o tem até porque em wifi é incomparável com o 3 mas quem tiver equipamento para comparar não  deixará de verificar as fragilidades e problemas do mesmo.

No meu caso tenho-o tido em modo modem cabo, mas acontecimentos recentes devem obrigar a que me decida de outro modo.

A ver vamos.

marcolopes
Super User
Super User
October 27, 2019

@marcolopes

Parte do que referes acontece no meu e também foi transmitido à NOS. Sou piloto do 4 desde o início e pelo menos que saiba continuo a ser...

Também já tive trocas e até já optei por encontrar uma espécie de filtro para evitar ocupar o bridge (porque me faz jeito como alternativa ultima e termo de comparação).

Coloco outro router a gerir a rede com um ip diferente do 4 (que fica como modem) e o mesmo evita que o 4 se baralhe com os pedidos dos aparelhos - não consigo chegar a uma conclusão se é de um determinado tipo (powerlines) ou se é de um protocolo que foi "perturbado" pela implementação caseira da configuração do router NOS, o certo é que além dos problemas que impediam um telefone fixo funcional, audível e sem bloqueios e reboots agora se usar o router em modo normal é certo e sabido que vai pelo menos baralhar-se e ao fim de algum tempo bloquear os pedidos de dentro e de fora, salvo os da porta em modo bridge que funciona normalmente. Se o bloqueio não for demasiado volta a religar e funciona normalmente de novo; se for forte acaba por bloquear completamente, todo e depois efetua um reboot se conseguir.
Vi recentemente que nalguns bloqueios tudo normaliza quando desligo o cabo de rede...
É mesmo sensível um equipamento de "gestão" e acesso de rede que não gosta de ter ligações de rede…

Nota: há mais de ano e meio que tenho um modem DOCSIS 2.0 da NOS(Thomson THG-540) a assegurar o telefone fixo (neste momento até tem duas linhas funcionais) porque ainda estava em testes e ao fim de um mês detetei e relatei os problemas do telefone fixo à NOS. Após seis meses, muitas chamadas e mensagens e uma troca de router lá encontraram esta solução hibrida. Mesmo assim  os problemas restantes foram-se avolumando e já levaram a mais duas trocas de equipamento com os resultados que descrevo.

Se tivermos em conta que o 4 foi posto na prateleira apesar de ainda estar a ser instalado (quase não tem realce no site) alguma razão existirá. Possivelmente satisfará boa parte dos clientes que o tem até porque em wifi é incomparável com o 3 mas quem tiver equipamento para comparar não  deixará de verificar as fragilidades e problemas do mesmo.

No meu caso tenho-o tido em modo modem cabo, mas acontecimentos recentes devem obrigar a que me decida de outro modo.

A ver vamos.

Obrigado pelo relato!

A tua solução é realmente um “desenrasque” face ao que o ROUTER 4 deveria ser… um verdadeiro ROUTER que fizesse o seu trabalho como deve ser!

NUNCA tive problemas com o router 2?… sólido e estável e informativo!! Maldita hora em que fiz o upgrade para o Router 4! Os DIAS (tudo somado) que eu já perdi com esta questão...

O estranho é a NOS não aceitar que o Router 4 é um equipamento DELICADO, com graves falhas de processamento, que simplesmente não dá conta do recado (e não é por sobrecarga do processador interno, deve ser mesmo má implementação de serviços).

Ou revolvia o ROUTE 2 aos clientes (e oferecia um Ponto de acesso ligado por cabo ao router para fornecer WiFi 5 por exemplo) ou fazia um “upgrade????”  para o Router 5… existem diversas soluções. Fazer o cliente passar por mais de um ano de problemas, ou obrigar o cliente a transformar o ROUTER 4 num mero MODEM que ali fica a consumir energia “para nada”, sendo obrigado a colocar um outro router a fazer o trabalho do router 4, é surreal.

O que está a instalar a NOS nos acessos EMPRESARIAIS?

Megabyte
October 27, 2019

Caro Marcolopes

Também eu tenho tido destes problemas. Seja quebras pontuais seja um pouco mais longas de internet, mas principalmente problemas com o telefone fixo. Pensava tratar-se de problemas na rede, mas pelos sintomas que descreves parece me ser isto mesmo. Por vezes até tenho tempo de subir 2 andares para reiniciar o router.

Mas infelizmente, com a NOS tenho tido ultimamente (desde Janeiro) diversos problemas e alguns bem graves - Alterações de tarifários unilateral, alterações de ofertas de boxes unilateralmente, alteração do tempo de manutenção das gravações, e alteração dos ciclos de faturação. Isto tudo tem haver com um problema que foi ter solicitado em Janeiro a alteração do meu contrato de empresarial para residencial. Solicitei informações antes desta alteração, e claro para manter o cliente  tudo era possível. Na pratica é só problemas.

Com tantos problemas, que já tentei resolver educadamente em loja, via telefone e via provedoria continua ser qualquer efeito ou demonstração de vontade da NOS em resolver os problemas ou esclarecer o cliente educadamente (sim ultimamente até mal educados são) sobre os problemas e possibilidades de resolução.

Assim , resta pedir o divorcio e disputar a pensão de alimentos!!!

Cumprimentos

marcolopes
Super User
Super User
October 29, 2019

Segunda intervenção técnica efectuada este mês (OUTUBRO)

Agora estou atento aos relatórios técnicos emitidos…

dia 10: Cliente pretende avaliacao por auditor ou que a NOS chegue acordo para router 5.

dia 29: Rede de cliente homologada e sinais todos OK, cliente pretende acordo com a NOS para colocação de router 5.0 ou então auditoria para comprovar falta de eficiência do router 4.0

Na realidade eu não quero o Router 5...eu quero é uma solução que me resolva o problema existente no Router 4! Entretanto, ontem e hoje tive mais de uma série de falhas (o ROUTER 4 deixou de responder) por períodos de 2 minutos.

Kilobyte
October 30, 2019

Fica aqui o link para um problema similar. 

Vamos ver se a NOS começa a reconhecer que já é um problema recorrente e não um problema na casa do cliente (como me estão sempre a dizer).

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/alguem-consegue-resolver-a-falha-na-net-14214

Kilobyte
October 30, 2019

Bom dia, eu tenho o mesmo router instalado desde 10 setembro, já me foi trocado a ONT, 3 vezes o router e a falha de ligaçao acontece várias vezes ao dia. 

Super User
October 30, 2019

dia 10: Cliente pretende avaliacao por auditor ou que a NOS chegue acordo para router 5.

dia 29: Rede de cliente homologada e sinais todos OK, cliente pretende acordo com a NOS para colocação de router 5.0 ou então auditoria para comprovar falta de eficiência do router 4.0

Na realidade eu não quero o Router 5...eu quero é uma solução que me resolva o problema existente no Router 4! Entretanto, ontem e hoje tive mais de uma série de falhas (o ROUTER 4 deixou de responder) por períodos de 2 minutos.

A NOS anda às voltas sem necessidade. 

Já tive o mesmo problema que tu mas com o router 3, e digo te que andei meio ano em luta incessante para que finalmente uma alma caridosa tomasse consciência e mandasse tentar instalar o router 4 a ver se resolvia. Resolveu. 

O teu caso pode também quem sabe, ser resolvido pelo router 5. Poupa te chatices e constrangimento, e poupa o mesmo à empresa. 

Não percebo a dificuldade nisso, chega a ser irritante. 

marcolopes
Super User
Super User
October 30, 2019

A NOS anda às voltas sem necessidade. 

Já tive o mesmo problema que tu mas com o router 3, e digo te que andei meio ano em luta incessante para que finalmente uma alma caridosa tomasse consciência e mandasse tentar instalar o router 4 a ver se resolvia. Resolveu. 

O teu caso pode também quem sabe, ser resolvido pelo router 5. Poupa te chatices e constrangimento, e poupa o mesmo à empresa. 

Não percebo a dificuldade nisso, chega a ser irritante. 

Ontem então foi demais… tive dezenas de quebras.

Neste momento não vou deixar andar a questão, e a NOS terá de resolver isto de uma forma ou de outra.

Tiago C.
Moderador
October 30, 2019

Olá a todos,

@marcolopes e @JoseCunha79 para os conseguirmos ajudar, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de Cliente NOS. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
October 31, 2019

Olá a todos,

@marcolopes e@JoseCunha79 para os conseguirmos ajudar, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de Cliente NOS. 

Obrigado, entrei em contacto directo com o suporte técnico para mais uma incidência.

Agora, e depois de 2 relatórios técnicos emitidos no espaço de 15 dias, aguardo uma chamada da área de reclamações, quem sabe para me darem uma solução que não seja o “envio de técnicos” e/ou substituição do Router 4 por OUTRO Router 4...