Skip to main content
Header
Megabyte
April 21, 2020

Numero maximo de equipamentos no Router

Viva

Qual é o numero máximo de equipamentos que o router (deve ser o anterior ao giga) pode ter ?

Eu tenho em “stand by” qualquer coisa como 18, e ainda preciso mais ou menos de mais 10.

volta e meia algumas coisas deixam de funcionar...

22 Comentários

April 21, 2020

@Jorge C Rocha , em teoria é possível ligar ate 255 devices a uma rede wi-fi.

O operador diz do Novo GiGA Router:

Máximo desempenho e estabilidade até 50 equipamentos em simultâneo.

A questão prende-se mais com a partilha da largura de banda disponível pelos equipamentos ligados do que propriamente o n.º máximo de equipamentos. Ou seja,o que fazem esses 18 equipamentos em standby? São SmartPlugs e afins?

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    April 21, 2020

A questão prende-se mais com a partilha da largura de banda disponível pelos equipamentos ligados do que propriamente o n.º máximo de equipamentos. Ou seja,o que fazem esses 18 equipamentos em standby? São SmartPlugs e afins?

O que me acontece são problemas de atribuição de IPs, eu tenho 5 Camaras IP sem dhcp, 6 ar condicionados que funcionam sempre sem dhcp, uma impressora de rede tb com ip fixo, o resto eu que demora a ganhar IP, não sei porque que isso é assim. Claro que a pool de dhcp não acerta em cima destes IP’s…

marcolopes
    Super User
    Super User
    April 21, 2020

O que me acontece são problemas de atribuição de IPs, eu tenho 5 Camaras IP sem dhcp, 6 ar condicionados que funcionam sempre sem dhcp, uma impressora de rede tb com ip fixo, o resto eu que demora a ganhar IP, não sei porque que isso é assim. Claro que a pool de dhcp não acerta em cima destes IP’s…

Não vejo qual seja o problema! Tem 253 endereços disponíveis!

Megabyte
    April 21, 2020

Pois, eu sei, o problema é que não é atribuído os IPs

Não sei porque ...

marcolopes
    Super User
    Super User
    April 21, 2020

Não sei porque ...

Mais um BUG do Router 5! Está cheio deles!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Guimas
    Super User
    Super User
    April 21, 2020

Não sei porque ...

Mais um BUG do Router 5! Está cheio deles!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Mas o cliente referiu  que não é o giga router.

E pode acontecer quebras por ter tantos equipamentos ligados. A partir dos 20 provavelmente ..

April 21, 2020

@Jorge C Rocha , já verificou como é que está configurado o servidor DHCP do router?

Já tentou configurar IPs fixos em vez de serem atribuídos pelo DHCP?

PS: Já li que sim...;)

O router tem a opção de reserva de IP por MAC address?

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    marcolopes
    Super User
    Super User
    April 21, 2020

Não sei porque ...

Mas o cliente referiu  que não é o giga router.

E pode acontecer quebras por ter tantos equipamentos ligados. A partir dos 20 provavelmente ..

Um router que não consegue ter duas dúzias de equipamentos ligados e fazer uma atribuição DHCP? Nem quero pensar nisso… :\

April 21, 2020

O Smart Router da concorrência permite efectuar reserva de IPs por MAC Address, mas está limitado a 16 devices. Estou em crer que será uma limitação do interface de configuração ou uma questão de memória disponível...

marcolopes
    Super User
    Super User
    April 21, 2020

O Smart Router da concorrência permite efectuar reserva de IPs por MAC Address, mas está limitado a 16 devices. Estou em crer que será uma limitação do interface de configuração ou uma questão de memória disponível...

A questão aqui é mesmo o DHCP não estar a atribuir ou estar a “demorar” a atribuir (não fiquei com a certeza pelo que o @Jorge C Rocha  disse)

E mesmo que a POOL de DHCP estivesse (como eu tenho!) de x.x.x.2 a x.x.x.254. e com IP’s fixos na rede, não haveriam problemas…

Tenho quase sempre 4 equipamentos ligados na rede: 2 IP’s fixos e 2 IP’s dinâmicos (DHCP) e não existem conflitos.

Para vossa informação:

1 PC ligado por CABO: IP FIXO

1 TELEVISOR ligado por WiFi 5Ghz: IP FIXO

1 WEBCAM XIAOMI ligada por WiFi 2.4ghz: DHCP

1 TELEMÓVEL ligado por WiFi 5Ghz: DHCP

Por vezes ligo 2 portáteis por WiFi 2.4Ghz: DHCP

Nestes equipamentos não tenho problemas na atribuição de IP’s por DHCP. Já tive a TV por DHCP também sem problemas (apenas meti IP FIXO para a poder PINGar sempre pelo mesmo endereço para manter a ligação “viva”, pois o WiFi da dita cuja desliga-se ao fim de algum tempo, talvez para poupar energia??!?)