Header
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0


Reputação 7
Crachá +6
Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.


Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:


Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Esse é DOCSIS 3.0 e não 3.1, o novo é que será DOCSIS 3.1.
Os tarifários 200 mbps download tem 20mbps upload, so o tarifario 100mbps é que tem 10 upload.


Enganei-me ao escrever. ROUTER 4 = DOCSIS 3.0 (já fiz edit)

Quanto à velocidade, a NOS está a efectuar upgrades gratuitos para clientes em determinadas zonas (passam dos 10 ou 20 para 100) enquanto outras continuam nos míseros 10: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/a-descriminacao-da-nos-nas-velocidades-de-upload-9474

EDIT: Segundo a moderação, os upgrades para 100Mbps de UPLOAD estarão disponíveis em TODA a REDE até final de 2018: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/velocidades-de-upload-9810/index1.html
Reputação 4
@marcolopes eu hoje as 18h tive a testar a fazer download na steam e não estava a ter a instabilidade que tinha antes.
ainda o mês passado estiveram pessoal a passar fibra nas condutas aqui em matosinhos.
não sei se isso tem alguma influencia
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?
Reputação 2
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?


Olá Carolina,

Pessoalmente, estou muito satisfeito tanto com o router 4.0 como com o Serviço (tv+net+telef. fixo+telemóvel).

Se me perguntarem é perfeito? Não. Existem sempre pontos de melhoria. Corresponde ás minhas expectativas? Sim, sem dúvida. Tem tudo a ver com as expectativas que são criadas...

Objectivamente, contratei um Serviço com net 200 / 20 e é isso que estou a ter. E foi uma escolha consciente: Eu já sabia que a tecnologia utilizada na minha zona era hfc / fttn e não ftth por isso não me sinto descriminado. Mesmo assim, a NOS trabalha para dar 100Mbps de upload para todos os clientes, coisa que a concorrência não faz nas ligações ADSL até 24Mbps... Temos pessoas com velocidades de 1 Mbps e isso é que é triste...

Por isso, a minha perspectiva é de agradecimento porque é um bom Serviço primeiramente e depois porque não sendo perfeito, é melhor do que os outros, além de que um serviço de comunicações não se resume só a velocidade de débito de internet e cada pessoa tem um perfil de utilização diferente, e cada componente do Serviço tem um peso diferente.

Nestes últimos dias fiquei muito satisfeito com a novidade de a NOS agora dar 5GB de tráfego móvel para gastar na Netflix, com o WTF. Eu tenho Netflix e sou cliente WTF, por isso como é óbvio fiquei contente.

É a minha opinião.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?


Olá Carolina,

Pessoalmente, estou muito satisfeito tanto com o router 4.0 como com o Serviço (tv+net+telef. fixo+telemóvel).

Se me perguntarem é perfeito? Não. Existem sempre pontos de melhoria. Corresponde ás minhas expectativas? Sim, sem dúvida. Tem tudo a ver com as expectativas que são criadas...

Objectivamente, contratei um Serviço com net 200 / 20 e é isso que estou a ter. E foi uma escolha consciente: Eu já sabia que a tecnologia utilizada na minha zona era hfc / fttn e não ftth por isso não me sinto descriminado. Mesmo assim, a NOS trabalha para dar 100Mbps de upload para todos os clientes, coisa que a concorrência não faz nas ligações ADSL até 24Mbps... Temos pessoas com velocidades de 1 Mbps e isso é que é triste...

Por isso, a minha perspectiva é de agradecimento porque é um bom Serviço primeiramente e depois porque não sendo perfeito, é melhor do que os outros, além de que um serviço de comunicações não se resume só a velocidade de débito de internet e cada pessoa tem um perfil de utilização diferente, e cada componente do Serviço tem um peso diferente.

Nestes últimos dias fiquei muito satisfeito com a novidade de a NOS agora dar 5GB de tráfego móvel para gastar na Netflix, com o WTF. Eu tenho Netflix e sou cliente WTF, por isso como é óbvio fiquei contente.

É a minha opinião.


Concordo em alguns pontos, mas a pergunta foi qual a satisfação com o ROUTER 4 (gestão, wifi, velocidades, fiabilidade, etc) e não sobre o índice de satisfação global da NOS.

A NOS tem coisas muito positivas, mas só recentemente conseguiu chegar perto da concorrência (CANAIS DIGITAIS - maravilhoso! Mas quantos anos estiveram os clientes à espera de uma sintonia DIGITAL sem box? Agora falta o SOM em 5.1! Isso é que era!)

A velocidade de UPLOAD está a ser prometida há anos! E há anos que a concorrência tem velocidades de 100Mbps (e até 200!) de UPLOAD. A NOS continua com as promessas. Comparar FIBRA (que é assim que a NOS define a SUA REDE NA PUBLICIDADE!!!) a ADSL é completamente injusto! Posto isto, eu poderia comprar a ligação ADSL a uma ligação móvel de primeira geração!

O Router 4 não é melhor que os routers anteriores (permite a gestão de GUEST WIFI - que tive de desligar para não confundir o aparelho e evitar problemas - portanto, de nada me serve) e tem Wifi 5Ghz (é uma mais valia, verdade, mesmo sem grande alcance - a 5 metros o meu telemóvel já comuta para 4G porque não se consegue ligar...). Fiabilidade? É o segundo que tenho no espaço de 1 ano (avaria). Design? É discutível... mas a falta das luzes indicadoras de cada funcionalidade para mim era uma mais valia nos outros routers. Ah, porta USB não serve para nada. E já agora, onde está a gestão do NOS WIFI? (ligação de hotspots da rede FONERA)
Reputação 2
@marcolopes

O Power Router 4.0 da NOS tem um valor comercial de 40€ não podes querer que tenha as mesmas funcionalidades de um router de 400€!

Eu não fugi à questão. Disse que tem a ver com as expectativas de cada um e as minhas eram ter 200 / 20 por cabo e isso verifica-se!

Outro ponto positivo para a NOS como empresa é que te permite comprar outro router e usá-lo em modo bridge se fores um utilizador avançado, coisa que nem toda a concorrência permite!

Sim, já que falaste no Serviço dos canais digitais nas televisões sem box (actualmente 141) é fantástico. Está quase ao mesmo nível da grelha base de canais para clientes com box (só lhe falta algumas versões HD de certos canais, sendo que a maioria desses mesmos canais nem os considero relevantes em termos de conteúdo). O canal mais relevante que falta no digita rf, na minha opinião, é o ID Investigation Discovery da posição 74 na box e que por acaso é exclusivo da NOS. Gosto particularmente desse canal. É HD, legendado e interessante.
Reputação 7
Crachá +2
Sim, já que falaste no Serviço dos canais digitais nas televisões sem box (actualmente 141) é fantástico. Está quase ao mesmo nível da grelha base de canais para clientes com box (só lhe falta algumas versões HD de certos canais, sendo que a maioria desses mesmos canais nem os considero relevantes em termos de conteúdo). O canal mais relevante que falta no digita rf, na minha opinião, é o ID Investigation Discovery da posição 74 na box e que por acaso é exclusivo da NOS. Gosto particularmente desse canal. É HD, legendado e interessante.

É off-topic, mas eu continuo a dizer que o SOM é algo que os operadores estão a negligenciar completamente! Só recentemente, depois de muitas reclamações e debates é que a NOS conseguiu começar a colocar os NOVOS filmes que entram em catálogo no VIDEOCLUBE com SOM 5.1! https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946

4k e tretas que não interessam para "nada", e no som andamos para trás! Temos STEREO NICAM há décadas!!!! O DVD veio trazer-nos o glorioso SOM 5.1! Tanta gente agora tem HOME cinema em casa (eu tenho há 20 anos!) e em 2018 FINALMENTE, a NOS decide começar a oferecer som 5.1 no videoclube! E as emissões televisivas??? Paramos no tempo!? Não compreendo!!
Tenta mudar o canal... ainda assim... eu não tenho sorte com a cobertura 5Ghz a uns meros 10 metros! (uma parede no meio). Como tal... é como se não tivesse 5Ghz...

A cobertura da 2.4 é a pior de sempre comparando com todos os routers anteriores (e eu tive-os todos!!! as caixas estão cá para recordação)


Boas,

Das 4 versões dos Routers, qual é o melhor na tua opinião, que já tiveste os 4?

Tenho ouvido falar muito que o 1.0 era o melhor, será verdade?
Pelo que li o 1.0 só é instalado em situações muito problemáticas por ser mais fiável e há quem diga que é o que tem melhor wifi. Penso também que não servirá para instalações acima dos 100 por limitação técnica, mas não posso confirmar essa informação.

Já vi routers 1.0 que têm um autocolante a indicar 200Megas.
Reputação 4
alguem sabe se vai sair nova firmware do router 4.0???
Reputação 7
Crachá +6
Olá @honorato vagueiro,

De momento não temos novidades sobre esse tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂
Bom dia,

Eu sou cliente NOS há bastante tempo, e gostaria de saber se o pacote que possuo neste momento se posso trocar o Router 3.0 pelo 4.0. Tem se custos adicionais ou se prolonga o contracto de fidelização por mais 2 anos.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @José Henrique Machado, bem-vindo ao Fórum NOS.

A alteração para o Power Router, ou Router 4.0, está ao abrigo de algumas condições que pode conhecer ao ligar para a nossa linha de apoio 16990. Veja mais informações aqui.
Boa tarde.

Para que serve a porta WAN?

Obrigado.
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde.

Para que serve a porta WAN?

Obrigado.
O seu Router tem essa porta ? O meu não tem, mas a informação que achei é que uma porta WAN é usada para conectar um roteador a um modem e, de lá, para uma rede de computadores muito maior que uma LAN simples. Isso, sempre usando um cabo ethernet com uma saída RJ45.
Reputação 1
Crachá
Boa tarde para mim este router é uma porcaria...de uma sala para outra já perde bastante sinal no 1º andar praticamente zero....truque para aderir-mos ao power wifi.
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde para mim este router é uma porcaria...de uma sala para outra já perde bastante sinal no 1º andar praticamente zero....truque para aderir-mos ao power wifi. para melhorar o sinal instale um power line.
Reputação 1
Crachá
Power line o que é? obrigada
Reputação 1
Crachá
Repetidor de sinal?
Reputação 7
Crachá +1
Power line o que é? obrigada
Sistema composto por dois equipamentos que permite enviar/receber o sinal de rede através da instalação eléctrica. O "principal fica ligado ao router e o secundário onde quisermos dentro da nossa rede eléctrica doméstica e no raio de alcance do sistema.
Pode ir do mais simples só com uma saída de rede em cada terminal, a alguns mais sofisticados, com várias saídas e / ou ponto de acesso wifi
A interligação entre terminais de velocidade segundo normas sucessivas, AV200, AV500, AV600, AV1000, AV2 1200, AV2 2000 que embora relativas à velocidade de transmissão são referentes a valores teóricos não atingidos na realidade.
Podem fazer de repetidores de sinal e em boas condições conseguem substituir a presença do router da operadora em locais muito afastados dele.
https://pt.wikipedia.org/wiki/PLC
https://en.wikipedia.org/wiki/Power-line_communication
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/powerline-ethernet-na-rede-electrica/
Acedi a uma oferta da NOS e passei dos meus anteriores 100mb para os 200 e 20 de upload com o novo router 4.0.
A minha experiência está a ser tão mas tão má, que pedi a reposição do serviço antigo.
Está agendada a intervenção para esta semana onde vou repôr os 100mb e o router 3.0.
Estava com curiosidade em testar este 4.0 pela sua tecnologia, e analisando as especificações,deveria ser um dispositivo interessante.
Com o 3.0 andava com alguns "soluços" na internet no que refere a Wi-Fi, garantiram-me que o 4.0 resolveria os meus problemas....
Resultado: para conseguir internet no telefone por exemplo,( estando literalmente a 30cm do router), preciso de ir alternando as redes entre 2.4 e a 5ghz pois aparece que a NET se esgota e estou frequentemente a alternar de redes para ter sinal.
Na tv, que está a 4 metros, Netflix que sempre me funcionou sem problemas, tem uma resolução de 488, passando passado um bom bocado passa para 720p e por vezes com sorte existem ali uns instantes que consegue ir aos 1080p mas volta aos 488p e assim começa o ciclo, 4K? Nunca consegui com este router (só por cabo é que consigo boas velocidades).
Todas as semanas recebo a visita de um técnico e os problemas são sempre mais do que muitos, o último foi tocarem o router irem embora e ficar sem serviço 1 semana. O router apenas piscava as luzes laranja azul.
Resumindo, voltei ao serviço antigo de forma as poder livrar-me da fidelização, pois pedi a reposição antes dos 14dias, de tão insatisfeito que fiquei.
Por causa destas situações,o meu pedido de retrocesso tem apenas e unicamente como finalidade ver-me livre da fidelização para mudar de operadora.
Problemas acontecem, e dei muitas oportunidades para que resolvessem o meu problema (existem pormenores que não referi aqui que me levam a esta decisão), não o fizeram nem vejo interesse em fazê-lo, como tal só vejo uma alternativa que é mudar.
Para melhor? Para pior? Não sei, mas só não acho normal o que estou a passar com um serviço pelo qual estou a pagar.
Boa tarde,

Acabo de instalar NOS FTTH e puseram o router antigo, não o Power Router 4.0. Com o router antigo tenho 50mb de download ao lado dele... Fiz reclamação e dizem que não posso ter o Power Router 4.0 que não é para instalações FTTH?..

Mas o que é isto?? Ser obrigado a ter ligado por cabo para ter a velocidade contratada porque dão um router de lixo? Têm 15 dias para resolver isto, em 15 dias posso cancelar o serviço
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Diogo Dias,

Queremos ajudar, contudo uma vez que se trata de uma situação específica do seu serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 5
Crachá
Boa tarde para mim este router é uma porcaria...de uma sala para outra já perde bastante sinal no 1º andar praticamente zero....truque para aderir-mos ao power wifi.

Pouca informação. Como já referi em tempos tudo depende do emiissor (router) e do recetor (pc, telemoveis etc). O router é muito melhor que o seu antecessor apanho 200 -210 Mb em wi-fi em alguns equipamentos IPHONES, PC hp GAMER, E PC CHINES e apanho 160 -170Mb no huawei p20 lite 120Mb no A6+ e 100 num Xiaumi. No P9 lite , Alcatel Shine e Pc Hp com 3 anos não passam dos 20-30 Mb. A maior distancia tenho repetidor DECO que a Nos disponibilizou-me (vendeu-me)a preço de custo que pago 10€ /mês durante 2 anos que tem tres bolachas wi-fi esteticamente interessantes e tecnologicamente muito bons .Consigo valores nunca abaixo dos 80 Mb wi-fi em equipamentos receptores ac em toda a casa de 3 pisos, sem conflitos IP sem restrições Todas as situações têm resolução têm é custos associados na NOS ou em qualquer operador.
Reputação 1
yfufu

Comentário