Header
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0


Reputação 7
Crachá +6
Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.


Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:


Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @CMarques,

A App está em fase final de desenvolvimento para garantirmos a melhor experiência a todos os clientes com internet da NOS. Em breve daremos novidades. 🙂
não se iludam, eles não trocam os routers ja instalados pelas novas versões a não ser em casos muito extremos e mesmo assim só com muita dor de cabeça do cliente.

alem disso pouco importa o router pois 90% dos cliestes têm cabo e não fibra como eles apregoam.

E para quem tiver duvidas disso, liguem para eles e perguntem se podem ter o pactote de 1 Giga de net fixa, e vão ver que vo vão dizer que por motivo de incompatibilidade tecnica não e possivel nessa zona
Reputação 1
Estou satisfeito com o power router, no entanto uma PS4 mesmo no quarto ao lado tem apenas 2 traços de sinal wifi. Há configurações próprias para 5ghz?
Reputação 7
Crachá +2
Experimenta otimizar a rede na página de configurações.
Reputação 7
Crachá +2
Estou satisfeito com o power router, no entanto uma PS4 mesmo no quarto ao lado tem apenas 2 traços de sinal wifi. Há configurações próprias para 5ghz?

Tenta mudar o canal... ainda assim... eu não tenho sorte com a cobertura 5Ghz a uns meros 10 metros! (uma parede no meio). Como tal... é como se não tivesse 5Ghz...

A cobertura da 2.4 é a pior de sempre comparando com todos os routers anteriores (e eu tive-os todos!!! as caixas estão cá para recordação)
Reputação 7
Crachá +2
não se iludam, eles não trocam os routers ja instalados pelas novas versões a não ser em casos muito extremos e mesmo assim só com muita dor de cabeça do cliente.

Felizmente para os clientes! Caso contrário estariam a trocar por um equipamento que nada lhes vai trazer de bom a nível de wireless.
Agora que li os últimos comentários deste forum percebi o que se passa em minha casa.
Aqui segue a minha contribuição, a 3 semanas foi instalado o fabuloso Power Router 4.0 muito melhor que o anterior Router 3.0 (Conversa do Comercial). O que é certo é que o fraquinho Router 3.0 estava instalado em uma ponta da casa e eu na outra ponta da casa com um sinal bastante fraco tinha Internet estável, agora com o Power Router 4.0 instalado no centro da casa tenho sinal de médio a excelente em todo lado, mas a Internet de estável não tinha nada.
Após varias chamadas a reclamar e duas deslocações técnicas, lá me trocaram o Power Router 4.0 por outro, resultado a Internet ficou um pouco mais estável quando o router não reinicia sozinho, só ontem a noite no espaço de 2 horas reiniciou 3 vezes.
Mas tem mais,o técnico, que substituiu o router ontem, me sugeriu a não mexer muito na configuração do router principalmente não trocar o IP da rede interna, porque levanta suspeita de acção ilícita. Acção ilícita???? Se não posso mudar porque tenho acesso????
Mas concordo com os colegas que falaram do acesso via cabo de rede, internet excelente velocidade muito perto dos 200 megas oferecidos, estou até pensando em voltar atrás no tempo e remontar uma estrutura de cabo de rede em casa, reviver os velhos tempos...
Conclusão, muita parra para pouca uva, se soubesse não tinha deixado o fraquinho router 3.0 sair la de casa.
Reputação 7
Crachá +2
Agora que li os últimos comentários deste forum percebi o que se passa em minha casa.
Aqui segue a minha contribuição, a 3 semanas foi instalado o fabuloso Power Router 4.0 muito melhor que o anterior Router 3.0 (Conversa do Comercial). O que é certo é que o fraquinho Router 3.0 estava instalado em uma ponta da casa e eu na outra ponta da casa com um sinal bastante fraco tinha Internet estável, agora com o Power Router 4.0 instalado no centro da casa tenho sinal de médio a excelente em todo lado, mas a Internet de estável não tinha nada.
Após varias chamadas a reclamar e duas deslocações técnicas, lá me trocaram o Power Router 4.0 por outro, resultado a Internet ficou um pouco mais estável quando o router não reinicia sozinho, só ontem a noite no espaço de 2 horas reiniciou 3 vezes.
Mas tem mais,o técnico, que substituiu o router ontem, me sugeriu a não mexer muito na configuração do router principalmente não trocar o IP da rede interna, porque levanta suspeita de acção ilícita. Acção ilícita???? Se não posso mudar porque tenho acesso????
Mas concordo com os colegas que falaram do acesso via cabo de rede, internet excelente velocidade muito perto dos 200 megas oferecidos, estou até pensando em voltar atrás no tempo e remontar uma estrutura de cabo de rede em casa, reviver os velhos tempos...
Conclusão, muita parra para pouca uva, se soubesse não tinha deixado o fraquinho router 3.0 sair la de casa.


Eu tenho avisado sempre que posso! NÃO MUDEM PARA O ROUTER 4! Ponto!

A wireless é a PIOR coisa que testei até hoje. Já vou no segundo router, mesmos problemas. É um equipamento fraco, que ainda está em "desenvolvimento" a nível de FIRMWARE. Foi uma "precipitação" da NOS para combater a concorrência, que só veio complicar a vida aos utilizadores em todos os aspectos!

A configuração é TERRÍVEL, a performance wi-fi é TERRÍVEL. A porta USB não tem utilidade. O LED de notificação para pouco serve (que saudades o painel do meu anterior ROUTER!!)

Enfim...
Boa noite,
O novo router Nos foi instalado hoje de manhã. e +- 12 horas depois ainda não tenho conexão ao mesmo para poder gerir.
É normal este tempo?
Quanto tempo mais tenho de esperar em média até poder alterar password do wifi ou SSID por exemplo?

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +2
Boa noite,
O novo router Nos foi instalado hoje de manhã. e +- 12 horas depois ainda não tenho conexão ao mesmo para poder gerir.
É normal este tempo?
Quanto tempo mais tenho de esperar em média até poder alterar password do wifi ou SSID por exemplo?
Cumprimentos


Que erro está a ter ao aceder à página de configuração https://aminhanet.nos.pt ?

Eu estive mais de 15 dias sem acesso, mas a NOS diz ter resolvido o problema (note-se que o meu foi instalado em fase piloto). O que tenho visto é que continuam a acontecer problemas esporádicos na autorização de GESTÃO do router... tem de insistir com o apoio a clientes para lhe resolverem a situação...
Diz apenas que não conseguimos estabelecer ligação ao seu router. Por favor tente mais tarde.
Mas está assim desde que foi instalado...
Reputação 7
Crachá +2
Diz apenas que não conseguimos estabelecer ligação ao seu router. Por favor tente mais tarde.
Mas está assim desde que foi instalado...


Está a tentar efectuar a ligação por CABO ou WI-Fi? Tente por cabo!

Se estiver numa ligação MÓVEL, ligue-se pela REDE MÓVEL e tente (não use a Wi-Fi do router).
Já tentei tanto por cabo como wi-fi... o resultado é o mesmo...:(
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Hugo Bernardino.

Para podermos ajudar, uma vez que se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Reputação 2
Viva,

Sou um feliz utilizador do Power Router na medida em que faz os 200/20 por cabo e estando na mesma divisão do equipamento, tipicamente também faz 200Mbps por Wifi. Não lhe peço mais. Eu também acho que ao abrir páginas na net (navegação básica), as páginas abrem logo, mesmo com imagens pouco optimizadas. Não é que antes demorassem, mas agora é quase instantaneamente. A Netflix 4k hdr, agora abre mais rapidamente na parte do buffer inicial, e é instantâneo a mudar de um episódio para o outro, com 0 travamentos durante a visualização e sem drops na ligação. No Youtube, é tudo instantâneo também mesmo a saltar do meio de um video, para o meio de outro video... Os dowloads ficaram mais rápidos - houve efectivamente a melhoria de Serviço que esperava nos 200Mbps.

O mais negativo a apontar é que ao usar 100% da largura de banda da rede doméstica, no benchmark da DSL Reports, o bufferbloat sobe para C ou D. A boa notícia face a isso, é que tendo mais largura de banda disponível (200Mbps) e melhor hardware, há muitas tarefas que não pedem o limite da transmissão de dados, logo consegue-se 120Mbps @ rank A - buffebloat.

As minhas perguntas são:

Sei que o Router da NOS, é um rebrand da ARRIS, mas ainda não descobri de qual modelo, especificamente, se alguém souber que diga aí, se favor, para esclarecer a malta que não sabe - como eu.

O router da NOS tem a função MIMO 3X3? Quantas antenas internas tem? Em que bandas faz 3x3? Na dos 2.4GHz, na 5GHz ou nas duas?

Desde já obrigado.
Tenham em atenção que a PORTA USB NÃO FUNCIONA !! 😠
Reputação 2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/
Reputação 7
Crachá +2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/


Esse reporte de BUG pode muito bem ser a explicação para tantos problemas de latência, packets loss e até mesmo quebras de ligação (uso o router de forma intensiva e sofro dos diversos problemas).

Recentemente (já com o meu segundo Router 4) comecei a ter um novo problema: o handshake da ligação física LAN é feito a 100Mbps (nunca tive problemas com o mesmo cabo / pc com o router anterior)
Reputação 2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/


Esse reporte de BUG pode muito bem ser a explicação para tantos problemas de latência, packets loss e até mesmo quebras de ligação (uso o router de forma intensiva e sofro dos diversos problemas).

Recentemente (já com o meu segundo Router 4) comecei a ter um novo problema: o handshake da ligação física LAN é feito a 100Mbps (nunca tive problemas com o mesmo cabo / pc com o router anterior)


A minha intenção não é dizer mal do equipamento que considero bom. Apenas alertar para uma situação comentada na internet. A minha net nunca falhou em termos de cair a ligação, nunca tive travamentos em streams 4k, a navegação web é excelente, em p2p é excelente.

Faço downloads de jogos para PC na Steam store, mas não jogo online, confesso. O único benchmark que mostra uma latência alta é o da DSL Reports. Mas não passa de um teste sintético, na utilização diária, há uma melhoria palpável. Este equipamento também permite ao cliente usar o seu próprio router, se preferir. Nem todos os routers da concorrência dão essa possibilidade.
Boa tarde,

Alguem sabe para quando estes power router 4.0, passam também a disponibilizar ou a servir de hotspot NOS WIFI?

Cumprimentos...
Reputação 7
Crachá +1
@AFONSO ROCHA, acho que se ficar disponível a notícia correrá bem rápido.
Reputação 4
pessoal os Canais Downstream passou me de 8 para 12 mas o upload matem se em 2.
mais alguem teve mais Canais Downstream. sera que o vamos ter novidades ja para o proximos meses??:?:?:?:?:?
Reputação 7
Crachá +1
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.
Reputação 7
Crachá +2
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.

8 down, 3 up também. Quanto ás novidades (Velocidade) a existirem será para o novo router e não para este (pois este é DOCSIS 3.0).

De qualquer forma já não acredito em nada, pois fácilmente a NOS daria pelo menos 20Mbps de UPLOAD nas áreas HFC, e continua a dar 10...
Reputação 7
Crachá +1
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.

8 down, 3 up também. Quanto ás novidades (Velocidade) a existirem será para o novo router e não para este (pois este é DOCSIS 3.1).

De qualquer forma já não acredito em nada, pois fácilmente a NOS daria pelo menos 20Mbps de UPLOAD nas áreas HFC, e continua a dar 10...

Esse é DOCSIS 3.0 e não 3.1, o novo é que será DOCSIS 3.1.
Os tarifários 200 mbps download tem 20mbps upload, so o tarifario 100mbps é que tem 10 upload.

Comentário