Header
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0


Reputação 7
Crachá +6
Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.


Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:


Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Paulo Valentim, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

Queremos ajudá-lo. No entanto, como é uma situação que necessita de despistes técnicos para que possa ser ultrapassada, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
bom, feedback sobre o assunto:

tal como agendado hoje vieram-me instalar o novo router 4.0. esteticamente não foge muito ao anterior mas tem melhor toque e aspecto geral, mais moderno.
a respeito do sinal não tem nada a ver, agora posso andar por toda a casa e tem sempre sinal wifi no máximo, inclusive fiz por várias vezes em vários pontos da casa testes de velocidade e consigo atingir os 210 megas, o serviço contratado é de 200 megas.
já no desktop a situação é igual, consigo ter as mesmas velocidades, pelo que finalmente posso utilizar a rede wifi para o computador de secretária e abandonar de vez o cabo ethernet, menos um cabo é sempre bom.

concluindo, este novo router nada tem a ver com o anterior, alem disso tem uma página de gestão com um excelente interface e muitas funcionalidades.
estou extremamente satisfeito com este novo router, e aconselho a todos que se debatem com problemas com a NOS para substituirem o router antigo pelo novo, a contactarem primeiramente a assistência da NOS, caso não recebam uma resposta satisfatória, façam como eu e exponham o caso à ANACOM na página web deles, mas primeiramente tem que contactar a assistência da NOS para que tenham justificação para reclamar à ANACOM.
no meu caso reclamei num dia, o no dia seguinte de manhã recebi a notificação da ANACOM que a reclamação tinha sido enviada à NOS com 15 dias para obter resposta pelo que caso não acontecesse para voltar a contactar a ANACOM, não foi preciso pois nesse mesmo dia à tarde recebi um telefonema da NOS a agendar a substituição do router nem mais perguntas nem complicações.

foi mesmo eficaz reclamar à ANACOM pelo que aconselho a seguirem estes passos para resolverem o vosso problema.

muito obrigado
Reputação 4
o meu router 4.0 nao aparece a banda do 5ghz no telemovel e no computador. ta a haver algum bug no firmware? ja mudei de canais. norma para n e nada.
Reputação 7
Crachá +1
o meu router 4.0 nao aparece a banda do 5ghz no telemovel e no computador. ta a haver algum bug no firmware? ja mudei de canais. norma para n e nada.é so re iniciar o router para o 5 ghz voltar aparecer, é raro acontecer mas acontece
Reputação 7
Crachá +1
o meu router 4.0 nao aparece a banda do 5ghz no telemovel e no computador. ta a haver algum bug no firmware? ja mudei de canais. norma para n e nada.

Por aqui, tudo a funcionar bem.
Reputação 3
Crachá
Bom dia Armindo Mateus, Se não aparece 5GHz no telemóvel.
1º Tens que ler características do teu telm
2º Marca e Modelo

Assim Obter a marca e modelo posso verificar as características e direi mais tarde.

Primeiro preciso de saber marca e modelo do teu telemóvel para eu ver se tem norma ac no wi fi do teu telm.

Qual é a placa de wireless que tens instalado no teu computador? qual é a marca? qual é o modelo?

Cumprimentos e aguardo a resposta

Hugo Pereira - Técnico de Informática
Reputação 3
Crachá
Bom dia Honorato Vagueiro, Se não aparece 5GHz deves ler as características do teu telm se o wi fi tem norma ac.

1º Tens que ler características do teu telm
2º Marca e Modelo

Assim Obter a marca e modelo posso verificar as características e direi mais tarde.

Primeiro preciso de saber marca e modelo do teu telemóvel para eu ver se tem norma ac no wi fi do teu telm.

Qual é a placa de wireless que tens instalado no teu computador? qual é a marca? qual é o modelo?

Cumprimentos e aguardo a resposta

Hugo Pereira - Técnico de Informática
Reputação 3
Crachá
Depende dos vossos telemóveis, marca e modelo.

Para saber se os vossos telemóveis estão dentro norma ac devem ler as características no site do fabricante.
Reputação 4
@AJ67 foi instalado agora de manhã ja reiniciei e continua a nao aparecer.
Reputação 7
Crachá +1
@AJ67 foi instalado agora de manhã ja reiniciei e continua a nao aparecer.o 2.4 ghz e o 5 ghz . tem o mesmo SSID, pode ser que o seu equipamento, como encontra 2 SSID com o mesmo nome, mostrar so 1, nas configuracoes do roouter pode mudar o nome dos SSID, dar um nome diferente para cada um.
Reputação 4
@HugoBaca791 o telemovel suporta 5ghz na norma n e o portatil também. sei de um amigo meu que tem um portatil com 10 anos e ele usa a banda 5GHZ sem adaptadores.
O telemovel é um huawei Y5 II e a placa de rede é Placa Wi-Fi Ralink RT3290 802.11bgn.
Reputação 3
Crachá
Placa rede Wi-Fi Ralink RT3290 802.11bgn é de 2.4Ghz e não 5Ghz. Podes verificar nas características da tua placa rede.

Eu a vi a norma essa norma 802.11bgn não é banda de 5GHz e é a banda de 2.4Ghz.
Reputação 3
Crachá
Ha varios tipos de telemoveis não tem norma AC.
Reputação 4
@AJ67 mudei o nome mudei 5ghz de ac para norma N. Se eu mudar de ac para N deveria de dar certo? ou nao?
Reputação 3
Crachá
Mas wi fi na pagina gestão do router na secção de 5Ghz se tiver ativado a norma ac pode se alterar a para norma N.
Reputação 4
@HugoBaca791 mas eu tenho uma aplicação que diz que "suporta" 5ghz
Reputação 3
Crachá
Na configuração de avançadas tens opção para alterar na 5GHZ tens uma configuração 802.11 ac, n, e etc. Se for AC o teu telemóvel não apanha a rede wi fi 5Ghz e para isso tens fazer a configuração de avançadas.
Reputação 3
Crachá
Eu tenho router nos 4.0 e o meu telm é asus zenfone4 selfies pro não tem norma ac no wi fi. Ainda vou fazer um testes de fazer uma configuração no router.
Reputação 4
@HugoBaca791 ja fiz isso. mas continua a nao dar. mudei o nome ate pos 5ghz para saber.
Reputação 7
Crachá +1
@HugoBaca791

Mais uma vez não sabe do que fala...

Não é necessario ter AC para ter 5 GHz

Reputação 3
Crachá
No teu pos com print deves clicar one diz configuração avançadas na secção de 5ghz para eu ver a tua configuração.
Reputação 3
Crachá
Esse print do pos não é a configuração do router da nos 4.0.
Reputação 4
@AJ67 será por ser feita instalação hoje?
Reputação 7
Crachá +1
No teu pos com print deves clicar one diz configuração avançadas na secção de 5ghz para eu ver a tua configuração. é print screen da ligacao wifi do meu computador que nao tem AC e está ligado com o wifi 5 GHz.


Reputação 7
Crachá +1
No teu pos com print deves clicar one diz configuração avançadas na secção de 5ghz para eu ver a tua configuração. é print screen da ligacao wifi do meu computador que nao tem AC e está ligado com o wifi 5 GHz.

Claro que sim, nao é necessário ter AC para ligar a 5GHz .

Norma n, pode ter 2.4GHz e 5GHz
Mas eu nao sei do que falo 🆒

Comentário