Skip to main content
Header
Resposta

Nos não migra clientes atuais HFC para FTTH ? so novos clientes têm acesso a FTTH ?

Boa tarde, trago uma questã relativamente a acessos FTTH ( Fibra optica não coaxial ) 

Os atuais clientes da rede coaxial HFC podem migrar, se solicitado, para FTTH  Fiber to the home? 

Quer a minha casa quer a casa dos meus pais estão em zona de cobertura FTTH segundo o portal da Anacom https://geo.anacom.pt/

-Na casa dos meus pais o poste que entrega o cabo coaxial tem um PDO da NOS, mas a nos diz que não consegue entregar o acesso em FTTH 

- Na minha casa diz que tem FTTH mas não conseguem entregar FTTH, mas ironicamente a casa ao lado da minha que partilha as mesmas infraestruturas tem FTTH instalado. e o mais engraçado é que se eu pedir um acesso novo como novo cliente então fico com FTTH. 

Expliquei que pretendo FTTH porque tem uma latencia menos e consegui ter 1000/400 em vez dos 1000/100 do HFC coaxial . 

Podem ajudar  deixo o meu numero de cliente  C*********

Obrigado 

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Sérgio Alves Mendes e partilha do ​@dxnog.

A disponibilização da tecnologia está dependente da zona geográfica e infraestrutura disponível em cada local.

Já tendo um serviço NOS, a alteração de tecnologia decorre de forma automática assim que exista viabilidade, sendo contactado pela NOS para o efeito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

9 Comentários

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 21, 2025

Já deu acima a resposta, infelizmente a NOS dificulta imenso a transição para FTTH aos atuais clientes.

Salvo raras excepções e após inúmeras reclamações pelos casos que conheço é que lá acedem a mudar.

No entanto se for novo cliente e se lá existir a Fibra, não há qualquer dificuldade... 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • May 21, 2025

Boa tarde,

A disponibilização da tecnologia está dependente da zona geográfica e infraestrutura disponível em cada local.

Já tendo um serviço NOS, a alteração de tecnologia decorre de forma automática assim que exista viabilidade, sendo contactado pela NOS para o efeito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Obrigado

olá João, 

Em ambos os casos sei que existe infraestrutura, e se oa NOS têm disponibilidade em dar um melhor serviço, refiro-me neste caso latencias inferiores e maior upload ( 4 vezes mais )…. porque tanta dificuldade ? 

Nao acho justo os atuais clientes ficarem limitados ou privados a nivel de serviço.. no final do dia todos pagam o mesmo. 

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2025

Boa tarde ​@Sérgio Alves Mendes,

Agradecemos a sua mensagem.

Apesar de poder existir um PDO perto da morada, não significa que existam portos disponíveis ou demais características técnicas necessárias e, como tal, viabilidade para instalação.

Conforme partilhado, caso exista viabilidade para migração, será contactado para o efeito, de forma automática.

Obrigado

João entendo perfeitamente, mas não é o caso. na morada dos meus pais o PDO em causa foi dado a pronto é 3 meses e só têm um cliente. 
Na minha morada, se fizer um novo contrato é instalado o serviço…. mas se pedir a migração não tem cobertura… 

É caricato no minimo.

Update…

Ambas as moradas migradas para FTTH com a ajuda da provedoria NOS a quem agradeço porque se mostrou compreensiva colaborativa e com foco no cliente. 

obrigado 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 8, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a partilha do seu testemunho com a comunidade. 🙂

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Kilobyte
  • September 25, 2025

Bom dia,

segundo o portal da Anacom https://geo.anacom.pt/, parece estar disponivel cobertura FTTH, na minha morada, quando da renovação prometeram que logo que fosse possivel garantiam a migração, sem alteração ao contrato,  já na altura, mencionei que já havia fibra no local porque tinha verificado a instalação na rua, foi inclusivé uma das condições para aceitar a refidelização, acontece que até ao momento mais nada fizeram, será possivel ajudarem ?

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2025

Boa tarde ​@monteiro55,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado