Skip to main content
Header
Kilobyte
February 20, 2026

nNovo router 7.0

• February 20, 2026
  • 25 comentários
  • 790 visualizações

Para quando o upgrade da rede para DOCSIS 4.0?

E o novo router 7.0.

Já todos os operadores teem.... menos a NOS!

25 Comentários

AJ67
    Zettabyte
    March 30, 2026

Boa tarde ​@AJ67

Tal como o ​@Tiago Ferreira, também sou cliente desde o tempo da TVCABO e, pela minha experiência, o serviço tem sido globalmente estável ao longo dos anos.

Recordo-me apenas de uma situação de avaria no router, que ficou resolvida em cerca de 24 horas após intervenção técnica. Fora isso, não tenho tido registo de falhas relevantes no serviço.

Naturalmente que cada caso é um caso, e estas situações devem ser analisadas pelas equipas técnicas, mas não considero que representem, por si só, o comportamento geral da tecnologia. 

Obrigado.

Então não sei porque motivo a NOS instala FTTH em novas zonas em vez de HFC, instala a novos clientes FTTH em zonas onde tem partilha da fibra vodafone, zonas onde já tem clientes com HFC.

Se HFC é tão bom, porque não manter a rede 100% HFC.?

@AJ67 a NOS mantém HFC onde a rede já existe e é eficiente, mas em novas zonas ou em áreas partilhadas com outros operadores opta por FTTH.

Não é uma questão de qualidade do HFC, mas de planeamento, capacidade futura e flexibilidade da rede, pois o FTTH permite velocidades simétricas e expansão mais simples onde não há coaxial.

Obrigado.

Exacto, capacidade futura e flexibilidade. Esqueceu fiabilidade, melhor pings, FTTH não é depende de amplificadores

que são um dos maiores causas de falhas, e dependem de electricidade ao longo do percurso da rede. 

Um apagão numa zona pode afectar km’s e km’s de rede e clientes. FTTH tem a energia das centrais que tem geradores ou UPS’s.  A Central Altice da minha zona até tem painéis solares.

Thanks

Concordo, o FTTH é mais fiável, tem pings melhores e não depende de amplificadores que podem falhar ou de eletricidade local. Além disso, ao contrário do coaxial HFC, a fibra não sofre atenuação significativa nem interferências eletromagnéticas ao longo do percurso, mantendo velocidades estáveis mesmo em distâncias maiores. 

A NOS mantém HFC onde já funciona bem e usa FTTH em novas zonas ou áreas partilhadas, pensando em expansão, desempenho e futuro.

Bom ponto, ajuda a perceber por que o FTTH é cada vez mais escolhido!

Obrigado.

já ter sido cliente meo fibra 5 anos, sem falhas…talvez estou mal habituado…

A minha zona está ligada ao head-end de Leiria, durante a tempestade Kristin a minha zona ficou sem NOS durante 5 dias,  isto por a falta de eletricidade em Leiria, a minha zona fica a 50 Km de Leiria.

Um bom exemplo de uma das desvantagens do HFC.e as distâncias que uma falha pode provocar.

Os meus vizinhos com meo ou vodafone, que não tiveram os cabos danificados, continuaram com o serviço a funcionar.

AJ67
    Zettabyte
    April 1, 2026

Já tenho a migração para FTTH agendado. finalmente.

Rafaela F.
    Gestor da comunidade
    April 2, 2026

Bom dia ​@AJ67,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade.

Qualquer outra questão ou tema que possam surgir, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
    Megabyte
    July 2, 2026

Boa tarde a todos, ainda sem novidades de um novo router? Eu quero e preciso de a internet mais rápida possivel e da mais moderna, pois estou em frança e tenho varias cameras e outros dispositivos inteligentes na casa em Portugal. E sinto que a NOS estagnou no router de 1 giga , nós aqui já temos routeres de wifi 7 e com velocidade de 8 gigas, pensei que a NOS continua-se a evoluir.

João H.
    Gestor da comunidade
    July 2, 2026

Boa tarde ​@Vitor_Vilaca,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos novidades sobre um novo equipamento internet a ser disponibilizado. 

Pode, ainda assim, utilizar um equipamento próprio através da funcionalidade bridge mode do router NOS.

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS. Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.