Skip to main content
Header
Kilobyte
February 20, 2026

nNovo router 7.0

• February 20, 2026
  • 25 comentários
  • 790 visualizações

Para quando o upgrade da rede para DOCSIS 4.0?

E o novo router 7.0.

Já todos os operadores teem.... menos a NOS!

25 Comentários

AJ67
    Zettabyte
    February 20, 2026

Para quando o upgrade da rede para DOCSIS 4.0?

E o novo router 7.0.

Já todos os operadores teem.... menos a NOS!

DOCSIS 4.0?  Deviam é acabar com o DOCSIS de vez, ou seja o HFC cabo coaxial até a casa do cliente e passar os clientes para FTTH.  Em muitas zonas existe tecnicamente essa possibilidade e não o fazem, preferem manter 2 redes cabo e ftth. A migração para FTTH claro que tinha custos, mas a médio a longo prazo recuperavam esse custo eliminando o mais alto custo de manter a rede cabo em comparação com os custos de manter uma rede FTTH. Este passo já devia ter iniciado antes de lançarem o DOCSIS 3.0.

João H.
    Gestor da comunidade
    February 24, 2026

Boa tarde ​@jose.carlos e ​@AJ67.

Agradecemos as vossas mensagens e partilha.

De momento não temos novidades sobre este tema. Logo que surjam, serão di vulgadas através dos meios habituais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Tiago Ferreira
    Gigabyte
    March 29, 2026

DOCSIS 4.0?  Deviam é acabar com o DOCSIS de vez, ou seja o HFC cabo coaxial até a casa do cliente e passar os clientes para FTTH.  Em muitas zonas existe tecnicamente essa possibilidade e não o fazem, preferem manter 2 redes cabo e ftth. A migração para FTTH claro que tinha custos, mas a médio a longo prazo recuperavam esse custo eliminando o mais alto custo de manter a rede cabo em comparação com os custos de manter uma rede FTTH. Este passo já devia ter iniciado antes de lançarem o DOCSIS 3.0.

Boa noite,

Sabias que a tecnologia DOCSIS não parou no tempo? Tens acompanhado o avanço da tecnologia? O DOCSIS 4.0 já consegue atingir 10Gbps de download e até 6Gbps de upload, caso não saibas. Portanto entre reestruturar uma rede em que a NOS ainda detêm em mais de 50% os seus clientes com tecnologia DOCSIS e que consegue atingir os mesmos débitos do FTTH, acho que é preferível continuar apostar em ter 2 redes, do que fazer uma transformação gigantescas na empresa, quando o DOCSIS 4.0 atende perfeitamente às necessidades atuais dos clientes mais exigentes.

De que me adianta ter 10Gbps FTTH se depois por exemplo só podemos usufruir de 8Gbps porque 2Gbps são para garantir a estabilidade da conexão do cliente à rede.

Ainda não existe mercado para velocidades de 10Gbps, pelo menos no setor doméstico, já no setor empresarial, em empresas tecnológicas acredito que necessitem de débitos maiores e simétricos, que é a única coisa que o DOCSIS mesmo na versão 4.0 ainda não permite velocidades simétricas, mas se a NOS avançar com pacotes de 2Gbps de download e 1Gbps de upload já vai com toda a certeza deixar muita gente feliz no mercado doméstico, pois ainda não existe mercado para velocidades acima destes valores.

Até porque se existisse essa necessidade as restantes operadores deixariam de comercializar mesmo em tecnologia FTTH pacotes de 1Gbps.

Contudo, a NOS terá que fazer investimento na mesma, desde a atualização do hardware para que suporte o DOCSIS 4.0 nas suas centrais e também em novos routers para instalar na casa dos seus clientes.

Resumidamente, atualizar para o DOCSIS 4.0 requer menos investimento e atende às necessidades dos clientes mais exigentes.

Tiago F.
    AJ67
    Zettabyte
    March 30, 2026

Boa noite,

Sabias que a tecnologia DOCSIS não parou no tempo? Tens acompanhado o avanço da tecnologia? O DOCSIS 4.0 já consegue atingir 10Gbps de download e até 6Gbps de upload, caso não saibas. Portanto entre reestruturar uma rede em que a NOS ainda detêm em mais de 50% os seus clientes com tecnologia DOCSIS e que consegue atingir os mesmos débitos do FTTH, acho que é preferível continuar apostar em ter 2 redes, do que fazer uma transformação gigantescas na empresa, quando o DOCSIS 4.0 atende perfeitamente às necessidades atuais dos clientes mais exigentes.

De que me adianta ter 10Gbps FTTH se depois por exemplo só podemos usufruir de 8Gbps porque 2Gbps são para garantir a estabilidade da conexão do cliente à rede.

Ainda não existe mercado para velocidades de 10Gbps, pelo menos no setor doméstico, já no setor empresarial, em empresas tecnológicas acredito que necessitem de débitos maiores e simétricos, que é a única coisa que o DOCSIS mesmo na versão 4.0 ainda não permite velocidades simétricas, mas se a NOS avançar com pacotes de 2Gbps de download e 1Gbps de upload já vai com toda a certeza deixar muita gente feliz no mercado doméstico, pois ainda não existe mercado para velocidades acima destes valores.

Até porque se existisse essa necessidade as restantes operadores deixariam de comercializar mesmo em tecnologia FTTH pacotes de 1Gbps.

Contudo, a NOS terá que fazer investimento na mesma, desde a atualização do hardware para que suporte o DOCSIS 4.0 nas suas centrais e também em novos routers para instalar na casa dos seus clientes.

Resumidamente, atualizar para o DOCSIS 4.0 requer menos investimento e atende às necessidades dos clientes mais exigentes.

LOL os cliente mais exigentes vão querer estabilidade e fiabilidade, ou seja “HFC” docsis 3, 4, 5 ou 6, nunca vai ter a qualidade do FTTH.  No meu caso estou me cag*** por velocidades de 2Gbps de download e 1Gbps que eu nem a maioria precisa.  

Vou le dar um exemplo meu, da qualidade do HFC vs o FTTH,  Fui cliente MEO FTTH 5 ANOS, até janeiro 2025,

durante esses 5 anos só tive sem serviço 2 vezes por um curto prazo de tempo, não mais de 1 hora cada vez, isto por motivos de manutenção na central da minha zona.

Na NOS

Em 2025 tive 5 vezes sem serviço, em alguns casos até 16 horas seguidas.

Em 2026, e o ano ainda não terminou, já tive sem serviço 4 vezes…..

(sem contar com a falha de serviço por causa da tempestade Kristine, que obviamente não foi culpa da NOS)

Realmente o “HFC” DOCSIS é uma maravilha para os mais exigentes….

Deixei de ser cliente MEO por motivos de custos e mudei para a NOS *HFC em janeiro de 2025.

*Foi me confirmado que tinha FTTH na minha morada (e tenho) e no dia da instalação o técnico tinha ordem de trabalho indicando CABO.  Já tinha o serviço meo desativado, precisava a internet para trabalhar, tive que aceitar a instalação (Deixaram me com a s costas contra a parede). Mentiram, não instalaram o que foi acordado, reclamei e removeram o período de fidelização mas nada de FTTH.  Agora se quiser voltar à MEO ou ir para a Vodafone vou ter que pagar uma mensalidade de mais 15€ ou mais.

Fiquem com o DOCSIS 4 e metam o no sitio que eu ca sei.

AJ67
    Zettabyte
    March 30, 2026

E falando do diabo, acabo de ficar sem serviço fixo mais uma vez, já vamos para 5 x este ano.

Tenho todas as datas e hora documentadas...

Limitado ao hotspot do meu telemóvel.

o DOCSIS 4.0 vai mesmo resolver todas esta falhas que a maldição que o HFC tem.  Que bom para os mais exigentes LOL

Rafaela F.
    Gestor da comunidade
    March 30, 2026

Bom dia ​@AJ67 e ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos a vossa partilha e testemunho sobre este tema.

Lamentamos ainda a situação que descreve ​@AJ67. Uma vez que esta se encontra já identificada pelas equipas NOS responsáveis, é necessário aguardar o contacto, por favor.

Partilhem connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
    AJ67
    Zettabyte
    March 30, 2026

Bom dia ​@AJ67 e ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos a vossa partilha e testemunho sobre este tema.

Lamentamos ainda a situação que descreve ​@AJ67. Uma vez que esta se encontra já identificada pelas equipas NOS responsáveis, é necessário aguardar o contacto, por favor.

Partilhem connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

encontram identificadas mas voltam sempre a acontecer.  HFC um serviço de lixo. Gastem mais uns milhoes em docsis 4.0 e deixem o podre da rede coaxial para tras, como sempre.

João H.
    Gestor da comunidade
    March 30, 2026

Boa tarde ​@AJ67,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou tema.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    AJ67
    Zettabyte
    March 30, 2026

Boa tarde ​@AJ67,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou tema.

Obrigado

Aqui estão os dias que fiquei sem serviço,  sem contar com os da Kristine.

2025

27 de Abril 2025

10 de Maio 2025

10 de Agosto 2025

17 de Agosto 2025

08 de Setembro 2025

2026

24 Fevereiro 2026

01 Março 2026

04 Março 2026

18 Março 2026

30 Março 2026

Ainda falta 9 meses para terminar 2026…

As mensalidades pagas nunca falham

Guimas
    Super User
    Super User
    March 30, 2026

Mas isso que referes não é relacionado ao HFC em si. Tenho HFC e em 2025 acho que nem cortes de serviço tive. Podias estar em FTHH e ter exatamente o mesmo problema.