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Net Lenta, abaixo dos valores contractuais


Este post serve de lembrete para anotar todas as vezes que a NET acordada fica abaixo dos valores contractoais, assim caso necessário existe provas e logs do mesmo.
Foi-me dito que assistencia técnica era paga mesmo verificando que existem problemas.

PS: Sempre que a NET falha o upload fica fixo nos 23~25, nunca muda, nunca é diferente, não me parece coincidência.
Seria normal diria eu que quando a NET falha ou fica lenta os valores o oscilarem, mas estou a falar sem conhecimento do assunto.

03/09/2025 - Net abaixo dos valores

 

16 Comentários

Guimas
Super User
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  • Super User
  • September 3, 2025

Em que parte da foto é que mostra que está abaixo dos valores? 

Além do mais tirar uma foto a um speedtest não prova nada … 


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 3, 2025

Em que parte da foto é que mostra que está abaixo dos valores? 

Além do mais tirar uma foto a um speedtest não prova nada … 

Boas os valores acordados são de 1000/100 e pode ir no minimo até 800/80, o speedtest é a forma como a NOS teem de fazer o troubleshoot da velocidade, portanto também é a forma como mostro o estado dela :).
Como disse “estou a falar sem conhecimento do assunto.” mas estou a usar a mesma ferramentas que a NOS usa :), se me conseguisses ajudar ou descobrir qual será a causa do problema seria incrivél! Obrigado pelo comentário, abraço! 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 3, 2025

Boa noite ​@MiguelCPR

Sugiro que proceda desta forma:

  1. Faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede sem Wi-Fi; 

  2. Desligue no router o Wi-Fi e todos os dispositivos ligados por cabo de rede;  

  3. Faça o teste por cabo de rede (CAT5E ou superior) no site da NOS;

  4. Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha ​@MiguelCPR.

A comunidade partilhou uma boa ajuda sobre o tema. Para que possamos compreender e comprovar a existência de anomalias no serviço, pedimos que faça um teste de velocidade conforme descrito pelo ​@Jorge C, em mais do que um equipamento.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 4, 2025

Boa noite ​@MiguelCPR

Sugiro que proceda desta forma:

  1. Faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede sem Wi-Fi; 

  2. Desligue no router o Wi-Fi e todos os dispositivos ligados por cabo de rede;  

  3. Faça o teste por cabo de rede (CAT5E ou superior) no site da NOS;

  4. Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Bom dia Jorge,
Quando faço os testes estou sempre ligado por CAT5E directamente ao router sem switch pelo meio. Ligação 1 para 1.
Penso que o problema posso ser do router porque ao fazer o teste tenho e já tive 1000/100 mas muita das vezes sempre que fica lenta cai para 700~800/25, após falar com a NOS volta aos 1000/100 mas passado um dia ou dois volta ao mesmo.
Desde já obrigado pelo teu comentário e abraço!


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 4, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha ​@MiguelCPR.

A comunidade partilhou uma boa ajuda sobre o tema. Para que possamos compreender e comprovar a existência de anomalias no serviço, pedimos que faça um teste de velocidade conforme descrito pelo ​@Jorge C, em mais do que um equipamento.

Obrigado

Boas, fiz ontem durante o contacto telefónico, no segundo equipamento os valores ainda eram piores que no primeiro.
Foi-me dito pelo técnico que as duas placas de redes tanto na minha torre como no portátil suportam 1000, e sei que é possível porque quando a NET está boa eu tenho o site da NOS a reportar na minha torre 1000/100 mas passado um dia ou dois volta ao mesmo, mesmo sem nunca ter ligado ou mexido em nenhum dos dispositivos.
Obrigado pelo teu comentário e abraço!


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça um diagnóstico ao serviço através da my NOS:

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça um diagnóstico ao serviço através da my NOS:

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

Testado hoje 05/09/2025

PC ligado diretamente ao router com um cabo CAT5e, a placa de rede suporta 1000 e sem avarias.

 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 5, 2025

Boa tarde, ​@MiguelCPR 

Percebemos a situação.

Diga-nos, por favor, qual foi a informação que recebeu quando efetuou o despiste da forma que lhe indicámos.

Obrigado.


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR

O resultado do teste é bastante parecido com um contrato 500/100. 

Sugiro que verifique o valor que está no seu contrato na App my NOS. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR

O resultado do teste é bastante parecido com um contrato 500/100. 

Sugiro que verifique o valor que está no seu contrato na App my NOS. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Boas Jorge o contracto é 1000/100 com serviço minimo 800/80.

Abraço 


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 5, 2025

Boa tarde, ​@MiguelCPR 

Percebemos a situação.

Diga-nos, por favor, qual foi a informação que recebeu quando efetuou o despiste da forma que lhe indicámos.

Obrigado.

Bom dia, quando efectuei o despiste foi-me dito que não existiam problemas e se quisesse tinha que pagar suporte técnico para vir a casa ou ligar para um número pago 16992 ( acho )

Mas a NET estar abaixo dos valores é uma situação recorrente e sei que é possível chegar a 1000/100 porque chega depois de me reniciarem o router com a ajuda técnica, um dia ou dois é que volta ao mesmo.


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR

O resultado do teste é bastante parecido com um contrato 500/100. 

Sugiro que verifique o valor que está no seu contrato na App my NOS. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

 

Boas Jorge o contracto é 1000/100 com serviço minimo 800/80.

Abraço 

 

Suponho que não mudou as condições do contrato recentemente. 

Eu faria um reset diretamente no router pressionando o botão embutido por 10 segundos. 

Obrigado.


  • Autor
  • Kilobyte
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR

O resultado do teste é bastante parecido com um contrato 500/100. 

Sugiro que verifique o valor que está no seu contrato na App my NOS. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

 

Boas Jorge o contracto é 1000/100 com serviço minimo 800/80.

Abraço 

 

Suponho que não mudou as condições do contrato recentemente. 

Eu faria um reset diretamente no router pressionando o botão embutido por 10 segundos. 

Obrigado.

Actualizei o meu contracto recentemente há cerca de um mês ou menos para estas novas condições ( NOS 4 ).

A solução vai ser reiniciar o router dia sim dia não? Não existe algo permanente que a NOS possa fazer? Ou identificar o problema ao menos?


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@MiguelCPR

O resultado do teste é bastante parecido com um contrato 500/100. 

Sugiro que verifique o valor que está no seu contrato na App my NOS. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

 

Boas Jorge o contracto é 1000/100 com serviço minimo 800/80.

Abraço 

 

Suponho que não mudou as condições do contrato recentemente. 

Eu faria um reset diretamente no router pressionando o botão embutido por 10 segundos. 

Obrigado.

 

Actualizei o meu contracto recentemente há cerca de um mês ou menos para estas novas condições ( NOS 4 ).

A solução vai ser reiniciar o router dia sim dia não? Não existe algo permanente que a NOS possa fazer? Ou identificar o problema ao menos?

 

O que sugeri foi um “hard reset” ou seja fazer reset pressionando o botão de reset que se encontra embutido no próprio router. Caso tenha dificuldades partilhe a marca e modelo. 

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 5, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@MiguelCPR e ajuda do ​@Jorge C sobre o tema.

Por favor, faça um reset ao router, como sugerido pelo ​@Jorge C, seguido de novo teste te velocidade.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado