Skip to main content

aconteceu outra vez. alteração de contrato e a Nos como sempre desliga um router. mas desta vez depois de mais de 1h au telefone dizem que ja nao posso ter 2 routers.

por mais de 10 anos que tenho 2 routers um para o telefone na sala e um para a internet num quarto e agora já não é possível.

isto e mesmo verdade ou alguem no apoio tecnico nao sabe o que esta a fazer?

acabei por cancelar/reverter a alteraçao de contrato e estou seriamente a pensar em cancelar os servisos com a Nos

Bom dia @PedroMCM,

Poderá ter sido uma situação excecional, conforme pode verificar a política não é essa.

Obrigado

bem como ja disse quem me fez a oferta de renovação de contrato teve conhecimento da situação e garantiu me que ia ficar igal. o que foi mentira porque a Nos se recusa a me ativar o router 

agora eu cancelei a renovação de contrato pedi a reversão o processo esta em andamento como e feriado de ficar feito em 2 dias.

a Nos dis que o router nao vai voltar a ser ativado mesmo com a reversão e ja me esta a pedir para devolver o equipamento. Mas o problema e que contrato ainda esta ativo com período de fidelização até novembro.

a Nos pode remover equipamentos contratados pelos clientes no meio do contrato sem dar qualquer explicaçao ou justificaçao?

Bom dia @PedroMCM,

Poderá ter sido uma situação excecional, conforme pode verificar a política não é essa.

Obrigado

bem como ja disse quem me fez a oferta de renovação de contrato teve conhecimento da situação e garantiu me que ia ficar igal. o que foi mentira porque a Nos se recusa a me ativar o router 

agora eu cancelei a renovação de contrato pedi a reversão o processo esta em andamento como e feriado de ficar feito em 2 dias.

a Nos dis que o router nao vai voltar a ser ativado mesmo com a reversão e ja me esta a pedir para devolver o equipamento. Mas o problema e que contrato ainda esta ativo com período de fidelização até novembro.

a Nos pode remover equipamentos contratados pelos clientes no meio do contrato sem dar qualquer explicaçao ou justificaçao?

Fonte: Condições específicas para prestação de serviço de comunicações

Obrigado

Bom dia @PedroMCM,

Obrigado

Fonte: Condições específicas para prestação de serviço de comunicações

Obrigado

isso não responde a minha pergunta.

1- a Nos fez uma falsa proposta de renovação de contrato

2- a Nos quer remover o equipamento contratado de um cliente que ainda tem o contrato ativo

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @PedroMCM.

Vamos ajudar a resolver esta situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @PedroMCM.

Vamos ajudar a resolver esta situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

a mensagem foi enviada obrigado por verificar a minha situação

Agradecemos o seu testemunho @PedroMCM,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Boa tarde @João H., a comunidade também aguarda para saber se é possível a instalação de 2 routeres no mesmo serviço e na mesma morada já que é uma questão com muito interesse para todos.

Boa tarde @João H., a comunidade também aguarda para saber se é possível a instalação de 2 routeres no mesmo serviço e na mesma morada já que é uma questão com muito interesse para todos.

Tudo é possível, quando se paga mais. 😎

um bem haja 

Agradecemos a sua mensagem @Jose Rodrigues,

Neste caso não se trata da instalação de 2 routers, mas sim de 1 router e 1 modem. 

Este segundo equipamento apenas serve para acesso ao serviço VOIP.

Obrigado 

Agradecemos a sua mensagem @Jose Rodrigues,

Neste caso não se trata da instalação de 2 routers, mas sim de 1 router e 1 modem. 

Obrigado 

Não responde à questão dos 2 routers 🤣

Boa tarde @João H., a comunidade também aguarda para saber se é possível a instalação de 2 routeres no mesmo serviço e na mesma morada já que é uma questão com muito interesse para todos.

provavelmente e pelo que tenho percebido nao e uma questao simples de responder e a Nos nao quer dar uma resposta concreta sobre isso porque e so em casos específicos e especiais.

se telefonares ou fizeres pela internet a resposta provavelmente vai ser negativa.

se um técnico for a tua casa e vir que sim e uma situação que se justifica entao ele ativa os dois routers.

No meu caso teoricamente esta situação era so para VOIP como Guimas referiu anteriormente e foi assim por alguns anos mas a certo ponto a Nos quis me fazer a troca de equipamento (um modem antigo que era so para o telefone) e fez a troca por um destes novos routers e desde entao o wifi tem estado sempre ligado nos dois routers

provavelmente e pelo que tenho percebido nao e uma questao simples de responder e a Nos nao quer dar uma resposta concreta sobre isso porque e so em casos específicos e especiais.

se telefonares ou fizeres pela internet a resposta provavelmente vai ser negativa.

se um técnico for a tua casa e vir que sim e uma situação que se justifica entao ele ativa os dois routers.

No meu caso teoricamente esta situação era so para VOIP como Guimas referiu anteriormente e foi assim por alguns anos mas a certo ponto a Nos quis me fazer a troca de equipamento (um modem antigo que era so para o telefone) e fez a troca por um destes novos routers e desde entao o wifi tem estado sempre ligado nos dois routers

Mas afinal que equipamentos tem em casa, pode partilhar os modelos @PedroMCM?

Mas afinal que equipamentos tem em casa, pode partilhar os modelos @PedroMCM?

dois destes (imagem tirada da internet)

Obrigado 

Obrigado @João H., eu já tinha percebido, mas, as coisas não estavam claras, eu também tive o modem e quando precisei da rede Wifi, o modem foi substituido por um router.  A discussão aqui tem girado à volta da instalação de 2 routeres na mesma morada, portanto, para dissipar as dúvidas, a NOS não instala 2 routeres no mesmo serviço mas em condições especiais, instala um modem para acesso ao serviço VOIP. Parece que toda a comunidade ficou esclarecida.

Obrigado,

Cumprimentos.

Obrigado 

Obrigado @João H., eu já tinha percebido, mas, as coisas não estavam claras, eu também tive o modem e quando precisei da rede Wifi, o modem foi substituido por um router.  A discussão aqui tem girado à volta da instalação de 2 routeres na mesma morada, portanto, para dissipar as dúvidas, a NOS não instala 2 routeres no mesmo serviço mas em condições especiais, instala um modem para acesso ao serviço VOIP. Parece que toda a comunidade ficou esclarecida.

Obrigado,

Cumprimentos.

@Jose Rodrigues Claramente que a comunidade não ficou esclarecida, aquilo que o cliente tem são claramente dois routers, maus, mas dois routers ainda assim.

Obrigado 

Obrigado @João H., eu já tinha percebido, mas, as coisas não estavam claras, eu também tive o modem e quando precisei da rede Wifi, o modem foi substituido por um router.  A discussão aqui tem girado à volta da instalação de 2 routeres na mesma morada, portanto, para dissipar as dúvidas, a NOS não instala 2 routeres no mesmo serviço mas em condições especiais, instala um modem para acesso ao serviço VOIP. Parece que toda a comunidade ficou esclarecida.

Obrigado,

Cumprimentos.

@Jose Rodrigues Claramente que a comunidade não ficou esclarecida, aquilo que o cliente tem são claramente dois routers, maus, mas dois routers ainda assim.

Não, não são dois router’s maus, esse foi o primeiro router que me instalaram em substituição do modem e esteve aqui comigo 14 ou 15 anos sem apresentar qualquer anomalia e com rede Wifi boa na casa toda. Penso que excecionalmente instalaram um segundo router na casa do utilizador @PedroMCM, a coisa foi andando durante estes anos e que agora alguém se apercebeu que não deveria ser assim e é a razão de o utilizador estar com dificuldade em ativar o segundo router. 

Obrigado 

Obrigado,

Cumprimentos.

Não, não são dois router’s maus, esse foi o primeiro router que me instalaram em substituição do modem e esteve aqui comigo 14 ou 15 anos sem apresentar qualquer anomalia e com rede Wifi boa na casa toda. Penso que excecionalmente instalaram um segundo router na casa do utilizador @PedroMCM, a coisa foi andando durante estes anos e que agora alguém se apercebeu que não deveria ser assim e é a razão de o utilizador estar com dificuldade em ativar o segundo router. 

E porque raio não deveria ser assim?? Se sempre foi assim e não houve qualquer comunicação que deixaria de ser o cliente tem direito aos 2 routers sem qualquer problema. A NOS gosta é de inventar problemas onde não os há.

Obrigado 

Boa tarde @João H.,

Obrigado 

Obrigado,

Cumprimentos.

Sendo 2 routers ou 1 router e um modem, é óbvio que são dois equipamentos que facultam internet e serviço telefónico na mesma morada.

O que parece ser uma situação excecional, conforme referi anteriormente.

Obrigado

Expliquei atrás e o @Guimas já o tinha dito e repetiu assim como o @João H. escalreceu:

Em situações pontuais e verificadas podem vir a ser colocados dois equipamentos para resolver o problema de telefone, por exemplo. Não sei exactamente no caso do @PedroMCM , embora parecça do que escreve, mas no meu caso e em qualquer outro a NOS certifica-se que o router só disponibilize o serviço específico - telefone - e não internet ou mesmo wifi até porque isso traria problemas graves na rede do cliente - conflitos e outras complicações. Dois routers numa instalação podem ser usados mas com muitas cautelas do cliente e principalmente dos técnicos e da operadora. Dificilmente a operadora colocaria dois routers com a funcionalidade principal ativada - ligação à net e disponibilização da mesma - nos dois devido aos conflitos que gerariam entre eles.

Se dois routers funcionando como routers podem criar uma tempestade numa rede interna imagino o efeito de dois routers da mesma operadora a dar acesso à mesma infraestrutura ao mesmo tempo. Os clientes que por necessidade ou por capricho tem contratados serviços paralelos de dois ou mais operadores de internet terão conhecimento e aviso para evitar os potenciais conflitos mas isso são casos muito específicos e particulares.

Quem já experimentou uma ligação à banda larga móvel ao mesmo tempo que a internet fixa ao mesmo tempo nos mesmos equipamentos pode ter tido uma pequena ideia do que falo pelas confusões em relação ao caminho de acesso - gateway.

Apesar do que vejo sugerido por aqui até nem considero que a existência de dois acessos simultâneos ao mesmo operador na rede fosse uma particular vantagem, a menos que saibamos lidar com ela ou precisemos da mesma.

No caso que referi e suponho que no caso que causou este sururu  julgo justificado para ultrapassar dificuldades pontuais e definidas. Sempre que tive alterações incluindo a primeira de instalação procurei esclarecer se a mesma colocaria problemas à utilização que sempre foram esclarecidos referindo que a configuração evitaria essas questões. Lapsos só houve na transição entre contratos ou alterações devidas a automatismos que deviam ser antecipados e evitados.

E no caso do cliente que coloca este problema realça-se a questão de ter decidido manter a situação que tinha, evitando uma refiidelização, por não serem cumpridas as condições acordadas e com que concordou. Tal deve ser retificado e reposta a situação em que estava devendo isso incluir tudo o que estava em execução. Se a NOS considera que algo estava mal instalado deverá pensar em compensar o cliente, caso não possa continuar a usufruir como vinha a usufruir.

Expliquei atrás e o @Guimas já o tinha dito e repetiu assim como o @João H. escalreceu:

Em situações pontuais e verificadas podem vir a ser colocados dois equipamentos para resolver o problema de telefone, por exemplo. Não sei exactamente no caso do @PedroMCM , embora parecça do que escreve, mas no meu caso e em qualquer outro a NOS certifica-se que o router só disponibilize o serviço específico - telefone - e não internet ou mesmo wifi até porque isso traria problemas graves na rede do cliente - conflitos e outras complicações. Dois routers numa instalação podem ser usados mas com muitas cautelas do cliente e principalmente dos técnicos e da operadora. Dificilmente a operadora colocaria dois routers com a funcionalidade principal ativada - ligação à net e disponibilização da mesma - nos dois devido aos conflitos que gerariam entre eles.

Se dois routers funcionando como routers podem criar uma tempestade numa rede interna imagino o efeito de dois routers da mesma operadora a dar acesso à mesma infraestrutura ao mesmo tempo. Os clientes que por necessidade ou por capricho tem contratados serviços paralelos de dois ou mais operadores de internet terão conhecimento e aviso para evitar os potenciais conflitos mas isso são casos muito específicos e particulares.

Quem já experimentou uma ligação à banda larga móvel ao mesmo tempo que a internet fixa ao mesmo tempo nos mesmos equipamentos pode ter tido uma pequena ideia do que falo pelas confusões em relação ao caminho de acesso - gateway.

Apesar do que vejo sugerido por aqui até nem considero que a existência de dois acessos simultâneos ao mesmo operador na rede fosse uma particular vantagem, a menos que saibamos lidar com ela ou precisemos da mesma.

No caso que referi e suponho que no caso que causou este sururu  julgo justificado para ultrapassar dificuldades pontuais e definidas. Sempre que tive alterações incluindo a primeira de instalação procurei esclarecer se a mesma colocaria problemas à utilização que sempre foram esclarecidos referindo que a configuração evitaria essas questões. Lapsos só houve na transição entre contratos ou alterações devidas a automatismos que deviam ser antecipados e evitados.

E no caso do cliente que coloca este problema realça-se a questão de ter decidido manter a situação que tinha, evitando uma refiidelização, por não serem cumpridas as condições acordadas e com que concordou. Tal deve ser retificado e reposta a situação em que estava devendo isso incluir tudo o que estava em execução. Se a NOS considera que algo estava mal instalado deverá pensar em compensar o cliente, caso não possa continuar a usufruir como vinha a usufruir.

Na realidade se o problema é ter o telefone numa divisão e internet noutra basta instalar o router onde tem o telefone e oferecer o WiFi total para o cliente passar a ter uma "instalação padrão".

Bom dia a todos, 

@Vaz deu uma excelente ajuda. 

Sim, é possível realizar a separação dos serviços, a título excecional, instalado um modem como 2.º equipamento em que apenas disponibiliza o serviço de voz fixa, ao invés de internet e telefone fixo. Ficando assim o 1.º equipamento com o aprovisionamento de internet e, por conseguinte, o 2.º com o serviço de telefone fixo. 

Mas atualmente, querendo um serviço de voz fixa noutra zona da casa pode optar antes pela interligação de rede Rita pela tomadas de telefone. 

Obrigado

Bom dia a todos, 

Sim, é possível realizar a separação dos serviços, a título excecional, instalado um modem como 2.º equipamento em que apenas disponibiliza o serviço de voz fixa, ao invés de internet e telefone fixo. Ficando assim o 1.º equipamento com o aprovisionamento de internet e, por conseguinte, o 2.º com o serviço de telefone fixo. 

Mas atualmente, querendo um serviço de voz fixa noutra zona da casa pode optar antes pela interligação de rede Rita pela tomadas de telefone. 

Obrigado

Bom dia a todos,

Caso não exista uma instalação da rede de telefone, esta outra solução parece mais económica.

Obrigado

O @Jorge C deu uma boa ilustração. 

Muito obrigado, @Jorge C 

Bom dia a todos, 

Obrigado

Bom dia a todos,

Caso não exista uma instalação da rede de telefone, esta outra solução parece mais económica.

Obrigado

essa solução que estas a dar foi o que tive por alguns anos. e foi a Nos por iniciativa própria que decidiu mudar e fazer a substituição de equipamento para o que tenho agora

Em alternativa, se pretender, e se no local em que pretende que o telefone fixo esteja tiver tomada RJ11 é possível realizar a interligação, @PedroMCM 

Obrigado

Comentário