Skip to main content
Header
Kilobyte
December 7, 2023
Respondido

modems/routers, upload latency elevada

Boa noite,

Gostaria de saber quais os modems/routers actuais da Nos com a função QOS (quality of server), que deia para clientes com internet, telefone e tv.  Nas minhas medições tenho latency upload muito elevada, eu ainda tenho o antigo router Zon HUB 3.0 NOS WIFI, não sei se este tem essa função ?

Os melhores Cumprimentos.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde @João Tabuada,

Agradecemos a sua mensagem. 

A funcionalidade que menciona não se encontra disponível em qualquer router NOS. 
    De forma a analisar possíveis anomalias na rede, sugerimos que utilize o assistente virtual da App NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

12 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    December 7, 2023

Boa noite,

Gostaria de saber quais os modems/routers actuais da Nos com a função QOS (quality of server), que deia para clientes com internet, telefone e tv.  Nas minhas medições tenho latency upload muito elevada, eu ainda tenho o antigo router Zon HUB 3.0 NOS WIFI, não sei se este tem essa função ?

Boa noite @João Tabuada, está de posse de um bom router, experimente fazer reset ao aparelho, pode haver qualquer desconfiguração, quanto à sua pergunta sobre o QOS veja uma resposta aqui:

https://forum.zwame.pt/threads/qos-no-router-wi-fi-da-zon.963882/

Jorge C
    Super User
    Super User
    December 7, 2023

Boa noite,

Boa noite @João Tabuada,

Verifique a página 94/95 do manual do seu router aqui onde mencionam a função QOS.

Obrigado

Kilobyte
    December 8, 2023

Obrigado pelas respostas, afinal o meu router é o Zon Hub 2.0, onde posso encontrar o manual ?

Kilobyte
    December 8, 2023

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    December 8, 2023

Obrigado pelas respostas, afinal o meu router é o Zon Hub 2.0, onde posso encontrar o manual ?

Bom dia, faça uma busca no Google.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    December 8, 2023

Boa tarde @João Tabuada, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
    O QOS é, em regra, garantido na rede, pelo que pedimos que nos detalhe a sua questão. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Jorge C
    Super User
    Super User
    December 8, 2023

Boa noite @João Tabuada,

É possível que um ISP providencie e administre o serviço de QoS (Qualidade de Serviço) na sua infraestrutura de rede. Alguns fornecedores de serviços de Internet oferecem opções de QoS como parte dos pacotes de serviço, permitindo aos clientes a priorização de determinados tipos de tráfego através da rede do ISP.

No entanto, é também comum que os utilizadores optem por configurar o QoS nos seus próprios routers. Esta prática concede um controlo mais direto sobre a priorização do tráfego na rede doméstica, especialmente quando vários dispositivos estão ligados e várias atividades estão em curso.

A configuração do QoS no router do cliente pode ser vantajosa, pois permite a personalização das definições de priorização de tráfego de acordo com as necessidades específicas da rede doméstica. Esta abordagem pode ser particularmente útil para otimizar a largura de banda e a qualidade de certos tipos de tráfego, como streaming de vídeo, jogos online ou chamadas de voz.

Em resumo, embora os ISPs possam oferecer opções de QoS na sua rede, a configuração do QoS no router do cliente proporciona um nível adicional de controlo e personalização sobre como o tráfego é gerido na rede doméstica.

Por favor, confirme se é esta a sua questão?

Obrigado

Kilobyte
    December 9, 2023

Obrigado pelas respostas,

as minha questões são 

• se  o Zon Hub 2.0 tem essa opção ?
    •  onde é que posso ter acesso ao manual ?
    • Quais os routers atuais da Nos que têm essa opção e que suportem internet cabo, wifi, telefone fixo e tv ?
    • O meu router estará bem configurado ?

Nos testes com cabo que fiz indica que o meu upload latency é acima de 250 e que tenho data throttling ou seja consigo receber bem mas envio mal, o meu ping é cerca de 10,  o download cerca de 201 mbps, upload cerca de 21 e o download latency cerca de 26. Será que tenho o router bem configurado eu nunca alterei nada nas configurações.

Eu gostaria de personalizar ou pedir para a Nos colocar o meu qos para jogos online com cabo.

Jorge C
    Super User
    Super User
    December 9, 2023

Obrigado pelas respostas,

as minha questões são 

• se  o Zon Hub 2.0 tem essa opção ?
    •  onde é que posso ter acesso ao manual ?
    • Quais os routers atuais da Nos que têm essa opção e que suportem internet cabo, wifi, telefone fixo e tv ?
    • O meu router estará bem configurado ?

Nos testes com cabo que fiz indica que o meu upload latency é acima de 250 e que tenho data throttling ou seja consigo receber bem mas envio mal, o meu ping é cerca de 10,  o download cerca de 201 mbps, upload cerca de 21 e o download latency cerca de 26. Será que tenho o router bem configurado eu nunca alterei nada nas configurações.

Eu gostaria de personalizar ou pedir para a Nos colocar o meu qos para jogos online com cabo.

Bom dia @João Tabuada,

Em relação às suas questões. 

1. A gestão do router é feita via App NOS NET

2. O referido no ponto 1 torna o uso do manual desnecessário para esse efeito

3. Conforme o @Mário P. mencionou "O QOS é, em regra, garantido na rede..."

4. A configuração é standard

Obrigado

João H.
    João H.Gestor da comunidadeResposta
    Gestor da comunidade
    December 9, 2023

Boa tarde @João Tabuada,

Agradecemos a sua mensagem. 

A funcionalidade que menciona não se encontra disponível em qualquer router NOS. 
    De forma a analisar possíveis anomalias na rede, sugerimos que utilize o assistente virtual da App NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.