Header

Minha internet esta sempre a falhar


Boa tarde, tenho a net por fibra e esta sempre a falhar, passo a vida a desligar a wifi fo pc emovel evoltar a ligar ? podem reseolver ajudar me?

108 Comentários

Ok obrigado pela dica abraço. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Paulo Silva 1974, @Guimas 

Lamentamos a demora. Continua com quebras no serviço de internet? 

Obrigado.

Ola boa tarde João H. Infelizmente continuo com o mesmo problema com a net a falhar.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Paulo Silva 1974,

Para analisarmos a situação, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum

Obrigada

Boa noite a todos,

 

tenho um problema idêntico ao que é acima descrito por vários utilizadores. Há cerca de mês e meio, fiz o upgrade de 100 (ou 200, já não tenho a certeza) Mbps para 500 Mbps; embora a velocidade da Internet seja razoável (ver, porém, o detalhe que dou abaixo), a ligação é muito instável, falhando todos os dias e frequentemente várias vezes ao dia. Nada disto acontecia antes de ter feito o upgrade que acima menciono (que implicou a substituição do router: agora tenho um Router 5.0, que é um Hitron Chita).
A minha família e eu deixámos de conseguir participar em videoconferências, precisamente porque as falhas são tantas que tornam inviável qualquer videoconferência. Para quem dá (eu) e tem (os meus filhos) aulas online, é um problema grave.

Temos o router ligado a um sistema WiFi Mesh (no caso, três Amazon Eero Pro, dos quais dois ligados por cabo e um por WiFi), que distribui o sinal pela casa. O problema é transversal a todos os aparelhos ligados à Internet, seja por cabo, seja por WiFi (logo, não tem que ver com os aparelhos nem com o WiFi).

Instalei entretanto uma app de monitorização de rede (Domotz Pro) que tenho num NAS que está sempre ligado por cabo, para melhor perceber o que se passa; agora recebo alertas de «performance decay» 2/3 vezes por dia. Segundo essa app, a velocidade média ao longo dos últimos 7 dias foi de 280 Mbps (download), 60 Mbps (upload) e latência de 22 ms. Parecem-me valores bastante baixos, mas o pior é mesmo a instabilidade na ligação.

Para que fique claro, nada disto acontecia antes do upgrade (na verdade, downgrade). Já tentei reiniciar e fazer o «factory reset» quer ao router, quer aos aparelhos de Wifi Mesh e já contactei o suporte da Amazon Eero (que me diz estar tudo bem nas configurações), mas nada. Também contactei o suporte da NOS, incluindo a linha de valor acrescentado do «parceiro técnico», mas ficou tudo na mesma.

Neste momento, e caso a NOS não consiga resolver o problema, estou a recolher prova para poder resolver o contrato sem penalização, com base no incumprimento dos níveis de serviço; passarei para a Vodafone, que nunca me deu o mais pequeno problema com a Internet.

Cumprimentos

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Fábio Castro Russo,

Bem vindo ao Fórum. 

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar. 

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum, por favor.

Obrigado

Boa noite,

Desde mais ou menos ½ de Março que vos tenho contactado dando conta de que o meu serviço de internet via wi-fi não cumpre o expectado, tendo quebras constantes.

 

Já me deram todo o tipo de respostas: que me iriam enviar os power wifi sem custos adicionais, que estão sem sistema informático, já fizeram inúmeras atualizações e por fim que o meu serviço não é fibra, mas sim ADSL.

 

O que é facto é que nada de positivo acontece e o serviço continua na mediocridade habitual.

Conforme tenho relatado via telefónica, estou em teletrabalho, como uma boa fatia dos trabalhadores portugueses, e tenho agendadas reuniões frequentes por Teams, Skype e Zoom. Tenho agendadas, porque na realidade com o serviço que me fornecem dificilmente tenho possibilidade sequer de participar!

 

A titulo particular pedi a um Engº Informático que analisasse o meu caso.

Verificado o apartamento, os obstáculos e o meu relato sobre a minha experiência com a Vodafone (muito positiva, apenas sem fibra na minha morada - motivo da troca de operador), concluiu que o problema tem de estar relacionado com o router (fraco).

 

Continuo a aguardar que me respondam a um contacto enviado na passada semana com este mesmo conteúdo, solicitando resolução da vossa parte.

 

Espero que através desta via, que é a da vossa preferência, atendam a questão e façam o encaminhamento necessário a.s.a.p.

 

Cumprimentos,

Susnaa Silva

Boa noite a todos,

 

tenho um problema idêntico ao que é acima descrito por vários utilizadores. Há cerca de mês e meio, fiz o upgrade de 100 (ou 200, já não tenho a certeza) Mbps para 500 Mbps; embora a velocidade da Internet seja razoável (ver, porém, o detalhe que dou abaixo), a ligação é muito instável, falhando todos os dias e frequentemente várias vezes ao dia. Nada disto acontecia antes de ter feito o upgrade que acima menciono (que implicou a substituição do router: agora tenho um Router 5.0, que é um Hitron Chita).
A minha família e eu deixámos de conseguir participar em videoconferências, precisamente porque as falhas são tantas que tornam inviável qualquer videoconferência. Para quem dá (eu) e tem (os meus filhos) aulas online, é um problema grave.

Temos o router ligado a um sistema WiFi Mesh (no caso, três Amazon Eero Pro, dos quais dois ligados por cabo e um por WiFi), que distribui o sinal pela casa. O problema é transversal a todos os aparelhos ligados à Internet, seja por cabo, seja por WiFi (logo, não tem que ver com os aparelhos nem com o WiFi).

Instalei entretanto uma app de monitorização de rede (Domotz Pro) que tenho num NAS que está sempre ligado por cabo, para melhor perceber o que se passa; agora recebo alertas de «performance decay» 2/3 vezes por dia. Segundo essa app, a velocidade média ao longo dos últimos 7 dias foi de 280 Mbps (download), 60 Mbps (upload) e latência de 22 ms. Parecem-me valores bastante baixos, mas o pior é mesmo a instabilidade na ligação.

Para que fique claro, nada disto acontecia antes do upgrade (na verdade, downgrade). Já tentei reiniciar e fazer o «factory reset» quer ao router, quer aos aparelhos de Wifi Mesh e já contactei o suporte da Amazon Eero (que me diz estar tudo bem nas configurações), mas nada. Também contactei o suporte da NOS, incluindo a linha de valor acrescentado do «parceiro técnico», mas ficou tudo na mesma.

Neste momento, e caso a NOS não consiga resolver o problema, estou a recolher prova para poder resolver o contrato sem penalização, com base no incumprimento dos níveis de serviço; passarei para a Vodafone, que nunca me deu o mais pequeno problema com a Internet.

Cumprimentos

 

Voltando ao problema que descrevi: fui contactado pela NOS, tendo-me sido transmitido que, remotamente, haviam conseguido verificar a existência de «oscilações» no sinal de rede que poderiam estar na base desse problema. Ontem veio cá um técnico; parecendo saber do que falava, levou a cabo várias medições, indicando que havia um redistribuidor do sinal coaxial que estava a conduzir a que um determinado valor («Tx») estivesse ligeiramente fora dos parâmetros. Foi retirado esse distribuidor, os valores entraram nos parâmetros e, como tal, tudo deveria estar resolvido. Acontece que, infelizmente, não foi isso que aconteceu: duas horas depois da intervenção técnica a ligação voltou a falhar, fazendo com que a videoconferência em que então participava terminasse abruptamente (como tantas outras nas últimas semanas). Enfim, deve ser um mistério insondável. Vou fazer mais uma ou duas experiências, mas, mantendo-se as falhas, não terei alternativa que não a de passar para a Vodafone. A parte mais curiosa em tudo isto é que, até ter feito o upgrade para 500 Mbps, tudo funcionava na perfeição…

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, para que a moderação  possa ajudar envie o seu numero de cliente para o @Fórum 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Fábio Castro Russo,

Lamentamos o transtorno.

A situação mantém-se? Experimentou desligar e voltar a ligar o seu router, da corrente elétrica?

Obrigada

Cara @Inês B. ,

agradecendo embora a sua mensagem, suspeito que não terá lido o que escrevi nos meus dois posts anteriores: por um lado, no primeiro deles refiro expressamente ter feito o que agora sugere (tendo até feito mais, como o «factory reset» do router); por outro, o grau de conhecimento que a descrição pormenorizada que fiz no meu primeiro post revela não é compatível com soluções «mágicas», como essa de desligar o router da corrente durante alguns minutos para apagar a memória flash (que, em todo o caso, foi experimentada, já depois da intervenção técnica de ontem).

Espero e agradeço que a NOS resolva o problema — que, insisto, apenas surgiu depois do upgrade efectuado, tudo o mais mantendo-se inalterado —, sobretudo depois de a própria NOS me ter comunicado no telefonema que recebi do serviço técnico de 09.04.2021 ter detectado «oscilações» de rede na minha instalação, mas com soluções sérias e não apenas consultando o costumeiro guia rápido de utilizador… Para isso, não preciso de qualquer apoio técnico.

Cumprimentos,

Reputação 7
Crachá +5

Olá @Fábio Castro Russo,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Agradecemos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum, de forma a poder-mos acompanhar esta situação. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Susana Silva,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues, pedimos que nos envie uma mensagem privada, com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum .

Obrigado

Não percebo por que motivo me pedem que envie uma mensagem privada, quando já o fiz (tendo enviado o meu n.º de cliente) e, aliás, a NOS até promoveu a deslocação de um técnico a minha casa, sem que, lamentavelmente, o problema que refiro nas minhas mensagens anteriores tenha ficado resolvido. Pretendo, aliás, dar ampla publicidade neste fórum ao que está a acontecer, para que outros utilizadores possam acautelar-se do modo que entendam adequado, designadamente escolhendo outro fornecedor de Internet caso a NOS não seja capaz de fornecer uma ligação estável à Internet.

Em todo o caso, acabo de enviar a mensagem pedida. Como aí escrevi, o problema das falhas de rede - que, não me canso de dizer, nada terá que ver com a minha instalação, como é comprovado pela circunstância de ele só ter surgido a partir do momento em que fiz o upgrade para 500 Mbps (aliás, outros utilizadores deram conta de problemas similares) - mantém-se, causando-me graves transtornos (por um lado, encontro-me em teletrabalho, precisando de utilizar frequentemente videoconferências; por outro, não é possível realizá-las sem interrupções por longos minutos), assim como à minha família.

Também como aí escrevi, aguardarei até quarta-feira, dia 21, pela resolução definitiva da questão colocada, que, a não ter lugar, levará a que tome os procedimentos formais tendo em vista a resolução do contrato com base no incumprimento (que poderei demonstrar sem especiais dificuldades) por parte da NOS,  mudando para a Vodafone.

Cumprimentos

Reputação 1

Não percebo por que motivo me pedem que envie uma mensagem privada, quando já o fiz (tendo enviado o meu n.º de cliente) e, aliás, a NOS até promoveu a deslocação de um técnico a minha casa, sem que, lamentavelmente, o problema que refiro nas minhas mensagens anteriores tenha ficado resolvido. Pretendo, aliás, dar ampla publicidade neste fórum ao que está a acontecer, para que outros utilizadores possam acautelar-se do modo que entendam adequado, designadamente escolhendo outro fornecedor de Internet caso a NOS não seja capaz de fornecer uma ligação estável à Internet.

Em todo o caso, acabo de enviar a mensagem pedida. Como aí escrevi, o problema das falhas de rede - que, não me canso de dizer, nada terá que ver com a minha instalação, como é comprovado pela circunstância de ele só ter surgido a partir do momento em que fiz o upgrade para 500 Mbps (aliás, outros utilizadores deram conta de problemas similares) - mantém-se, causando-me graves transtornos (por um lado, encontro-me em teletrabalho, precisando de utilizar frequentemente videoconferências; por outro, não é possível realizá-las sem interrupções por longos minutos), assim como à minha família.

Também como aí escrevi, aguardarei até quarta-feira, dia 21, pela resolução definitiva da questão colocada, que, a não ter lugar, levará a que tome os procedimentos formais tendo em vista a resolução do contrato com base no incumprimento (que poderei demonstrar sem especiais dificuldades) por parte da NOS,  mudando para a Vodafone.

Cumprimentos

Eu tenho um problema quase igual ao seu.. desde que mudar também para o pacote 500mbs em Dezembro.. router 5.0 v2

As velocidades estao mais ou menos mas falha sempre a net em certos períodos de tempo.. o router nao desliga etc mas fica a dizer na parte onde temos as redes de internet "sem ligação à Internet " 

Ja enviei mensagem com o meu número de cliente e até agora nada...

Obrigado, @Igor Daniel . Em face do que escreve (e de posts de outros utilizadores no fórum), torna-se mais provável que os problemas que temos sejam exclusivamente imputáveis à NOS. A ver vamos se os resolve...

Reputação 1

Obrigado, @Igor Daniel . Em face do que escreve (e de posts de outros utilizadores no fórum), torna-se mais provável que os problemas que temos sejam exclusivamente imputáveis à NOS. A ver vamos se os resolve...

 

Está a tornar-se bastante chato isto... já veio cá a casa um técnico nem sei fazer o quê mas o problema ainda persiste

Se não resolverem o assunto vou saber como poderei cancelar o meu contrato.. já sou cliente da NOS faz bastante tempo mas erros durante muito tempo não 

Boa tarde.

Estou exatamente com o mesmo problema, há cerca de 3 meses. Já fiz seguramente mais de 2 dezenas de chamadas durante este período e já vieram 5 técnicos cá a casa (4 deles instalaram-me routers, três dos quais eram o modelo 5.0v2 e o outro era o 5.0v1; o outro técnico esteve a analisar o sinal que vinha do exterior e na estrutura da casa). A situação começou a ocorrer quando fiz upgrade dos 120mbps para os 500mbps. Tenho quebras sucessivas precisamente de 60 em 60 minutos. Com os 3 routers 5.0v2 acontece. Com o router 5.0v1 (que tive durante a semana passada) nunca aconteceu, mas as velocidades por Wi-Fi e a cobertura eram extremamente baixas e estive sem serviço de telefone fixo durante 1 semana. Só se resolveu quando exigi que me viessem instalar novamente o router 5.0v2, o que aconteceu ontem, trazendo novamente o problema das quebras de hora em hora. Ontem pedi que instalassem fibra até ao interior de casa, como sugeriu um dos técnicos. Espero que resolva o problema. Caso não resolva, vou pedir para me instalarem o router 5.0 FTTH (um parecido com o 5.0v2, mas ainda mais fino). Vai ser a minha última tentativa. Se nada resultar, vou rescindir contrato com a NOS. Tem sido bastante desgastante passar horas em chamadas com a linha de apoio ao cliente, para não falar das interrupções que tenho feito no meu horário de trabalho para acompanhar técnicos cá em casa ou das interrupções forçadas que tenho em reuniões por causa da net. Tenho feito os meus comentários noutra thread aqui no fórum e enviei ontem à noite uma mensagem privada, como me foi solicitado. Aguardo resposta.

 

Caro @Nuno1000 , obrigado pelo seu post. Pela explicação clara e pormenorizada que nele faz, e também pelo que o @Igor Daniel havia descrito, fica para mim claro que este problema (pelo menos quanto à consequência, mas aparentemente também quanto à causa, que, de algum modo, estará ligada ao router 5.0v2) é comum a vários utilizadores, todos eles tendo feito o upgrade para 500 Mbps e tendo visto alterado o seu router para o modelo 5.0v2.

O problema parece ser complexo; como tal, não vale a pena dar os conselhos do costume de «desligar e voltar a ligar o router», como se todos fôssemos infoexcluídos. Será decerto mais útil que a NOS tente perceber o que poderá estar na origem comum deste problema em vez de o «atacar» isoladamente a respeito de cada utilizador; se a NOS não percebeu ainda a causa, também não se vê como irá conseguir assegurar uma ligação estável.

Certo é, porém, que a obrigação de assegurar um fornecimento estável de Internet recai sobre a NOS, não sobre os seus clientes; não somos nós que temos que nos organizar colectivamente para ajudar a NOS a cumprir as suas obrigações (aliás, se não tivessemos partilhado esta questão no Fórum NOS, estaríamos ainda a julgar, como eu fazia inicialmente, que o problema era provocado pelos equipamentos que cada um de nós tem em casa, em lugar de ser imputável à NOS).

 

Reputação 1

Caro @Nuno1000 , obrigado pelo seu post. Pela explicação clara e pormenorizada que nele faz, e também pelo que o @Igor Daniel havia descrito, fica para mim claro que este problema (pelo menos quanto à consequência, mas aparentemente também quanto à causa, que, de algum modo, estará ligada ao router 5.0v2) é comum a vários utilizadores, todos eles tendo feito o upgrade para 500 Mbps e tendo visto alterado o seu router para o modelo 5.0v2.

O problema parece ser complexo; como tal, não vale a pena dar os conselhos do costume de «desligar e voltar a ligar o router», como se todos fôssemos infoexcluídos. Será decerto mais útil que a NOS tente perceber o que poderá estar na origem comum deste problema em vez de o «atacar» isoladamente a respeito de cada utilizador; se a NOS não percebeu ainda a causa, também não se vê como irá conseguir assegurar uma ligação estável.

Certo é, porém, que a obrigação de assegurar um fornecimento estável de Internet recai sobre a NOS, não sobre os seus clientes; não somos nós que temos que nos organizar colectivamente para ajudar a NOS a cumprir as suas obrigações (aliás, se não tivessemos partilhado esta questão no Fórum NOS, estaríamos ainda a julgar, como eu fazia inicialmente, que o problema era provocado pelos equipamentos que cada um de nós tem em casa, em lugar de ser imputável à NOS).

 

Pelo que parece é mesmo um problema no router ... mas se até a v1 dizem que e um pouco melhor e tem estes problemas ou estou errado?

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde.

Estou exatamente com o mesmo problema, há cerca de 3 meses. Já fiz seguramente mais de 2 dezenas de chamadas durante este período e já vieram 5 técnicos cá a casa (4 deles instalaram-me routers, três dos quais eram o modelo 5.0v2 e o outro era o 5.0v1; o outro técnico esteve a analisar o sinal que vinha do exterior e na estrutura da casa). A situação começou a ocorrer quando fiz upgrade dos 120mbps para os 500mbps. Tenho quebras sucessivas precisamente de 60 em 60 minutos. Com os 3 routers 5.0v2 acontece. Com o router 5.0v1 (que tive durante a semana passada) nunca aconteceu, mas as velocidades por Wi-Fi e a cobertura eram extremamente baixas e estive sem serviço de telefone fixo durante 1 semana. Só se resolveu quando exigi que me viessem instalar novamente o router 5.0v2, o que aconteceu ontem, trazendo novamente o problema das quebras de hora em hora. Ontem pedi que instalassem fibra até ao interior de casa, como sugeriu um dos técnicos. Espero que resolva o problema. Caso não resolva, vou pedir para me instalarem o router 5.0 FTTH (um parecido com o 5.0v2, mas ainda mais fino). Vai ser a minha última tentativa. Se nada resultar, vou rescindir contrato com a NOS. Tem sido bastante desgastante passar horas em chamadas com a linha de apoio ao cliente, para não falar das interrupções que tenho feito no meu horário de trabalho para acompanhar técnicos cá em casa ou das interrupções forçadas que tenho em reuniões por causa da net. Tenho feito os meus comentários noutra thread aqui no fórum e enviei ontem à noite uma mensagem privada, como me foi solicitado. Aguardo resposta.

 


não lhe vão meter fibra até casa digo-lhe já. por esse mesmo motivo não lhe vão colocar o v5 ftth.

Reputação 1

Boa tarde.

Estou exatamente com o mesmo problema, há cerca de 3 meses. Já fiz seguramente mais de 2 dezenas de chamadas durante este período e já vieram 5 técnicos cá a casa (4 deles instalaram-me routers, três dos quais eram o modelo 5.0v2 e o outro era o 5.0v1; o outro técnico esteve a analisar o sinal que vinha do exterior e na estrutura da casa). A situação começou a ocorrer quando fiz upgrade dos 120mbps para os 500mbps. Tenho quebras sucessivas precisamente de 60 em 60 minutos. Com os 3 routers 5.0v2 acontece. Com o router 5.0v1 (que tive durante a semana passada) nunca aconteceu, mas as velocidades por Wi-Fi e a cobertura eram extremamente baixas e estive sem serviço de telefone fixo durante 1 semana. Só se resolveu quando exigi que me viessem instalar novamente o router 5.0v2, o que aconteceu ontem, trazendo novamente o problema das quebras de hora em hora. Ontem pedi que instalassem fibra até ao interior de casa, como sugeriu um dos técnicos. Espero que resolva o problema. Caso não resolva, vou pedir para me instalarem o router 5.0 FTTH (um parecido com o 5.0v2, mas ainda mais fino). Vai ser a minha última tentativa. Se nada resultar, vou rescindir contrato com a NOS. Tem sido bastante desgastante passar horas em chamadas com a linha de apoio ao cliente, para não falar das interrupções que tenho feito no meu horário de trabalho para acompanhar técnicos cá em casa ou das interrupções forçadas que tenho em reuniões por causa da net. Tenho feito os meus comentários noutra thread aqui no fórum e enviei ontem à noite uma mensagem privada, como me foi solicitado. Aguardo resposta.

 


não lhe vão meter fibra até casa digo-lhe já. por esse mesmo motivo não lhe vão colocar o v5 ftth.

 

Diga lá o porquê?

Já que são muitos os que estão com o mesmo problema e sou um deles (nunca tive fibra) 

Reputação 7
Crachá +1

@Igor Daniel,

A NOS atualmente ainda não transita clientes HFC (Fibra híbrida) para FTTH (Fibra ótica). Clientes onde esteja somente a ser fornecido serviço de satélite ou não haja nenhuma cobertura de serviço, havendo expansão de FTTH nessas zonas a NOS permite a instalação. 

@Nuno1000,

O router 5.0 v3 FTTH não é compatível com HFC, por essa razão por mais que queira não o podem fazer.

Tenho também esse problema com o 5.0 v2, tudo foi feito e está mais que comprovado que o problema provém deste router Hitron. Infelizmente o melhor a fazer para além de reportarem ao máximo (apesar de terem conhecimento), é aguardar pelo lançamento de um novo router para HFC que solucione o problema, ou regressar ao 5.0 v1. Eu não faço isso porque o alcance de Wi-Fi é muito fraco em comparação ao v2.

Reputação 1

@Igor Daniel,

A NOS atualmente ainda não transita clientes HFC (Fibra híbrida) para FTTH (Fibra ótica). Clientes onde esteja somente a ser fornecido serviço de satélite ou não haja nenhuma cobertura de serviço, havendo expansão de FTTH nessas zonas a NOS permite a instalação. 

@Nuno1000,

O router 5.0 v3 FTTH não é compatível com HFC, por essa razão por mais que queira não o podem fazer.

Tenho também esse problema com o 5.0 v2, tudo foi feito e está mais que comprovado que o problema provém deste router Hitron. Infelizmente o melhor a fazer para além de reportarem ao máximo (apesar de terem conhecimento), é aguardar pelo lançamento de um novo router para HFC que solucione o problema, ou regressar ao 5.0 v1. Eu não faço isso porque o alcance de Wi-Fi é muito fraco em comparação ao v2.

Mas havendo a cobertura para a fibra podem fazê-lo?

Reputação 7
Crachá +1

@Igor Daniel

O poder podem, mas atualmente não o fazem de todo. Apenas para clientes satélite e locais sem cobertura em que a fibra passa a estar disponível.

Comentário