Skip to main content
Header
Kilobyte
September 3, 2017

Ligar 2 routers na rede da nos

• September 3, 2017
  • 34 comentários
  • 35723 visualizações
Sou cliente Iris, tenho o router da nós na cave e tenho cabo de rede espalhado por toda a casa.
Pretenoo ligar 2 routers adicionais na casa, mas gostaria que ficassed sempre associados à rede principal, de forma a que, independertemente do local da casa em que estivem, possa aceder à mesma rede interna. Quando tento fazer uma rede no Windows quando estou ligado ao router da cave, quando chego ao router do 1º andar, a mesma rede não está acessivel.
O que devo fazer??

34 Comentários

Megabyte
    September 3, 2017
    tem que levar dois cabos utp da cabe para o primeiro andar e comprar dois routers wireless e ligar 1 cabo utp para cada router
    o seja no router da nos / zon tem de ter ligado os dois cabos em duas saída rj45 e ligar um cabo a cada router adicional
    September 4, 2017
    Uma das soluções possíveis será uma rede "LAN to LAN", ligando uma das portas LAN do router principal a uma das portas LAN do segundo router.
    Este tipo de cascata forma uma ponte entre os dois routers e entre as duas redes Wi-Fi.
    Exige que os routers estejam no mesmo segmento de IP para permitir que os computadores e outros dispositivos se liguem a ambos os routers. Para isso, será necessário desativar o servidor DHCP do segundo router.

A vantagem desta configuração é que todos os dispositivos estão efetivamente na mesma LAN e podem comunicar em qualquer protocolo sem necessidade de configurações adicionais.
    Outra vantagem importante é que sendo uma única rede em ponte, configurando os dois routers com o mesmo SSID e password, os dispositivos transitam de forma transparente entre os dois routers, ligando-se ao que tem o sinal mais forte sem perderem a ligação quando se deslocam entre eles.
    • Atribua ao segundo router um endereço IP livre (não deve ser usado por nenhum outro dispositivo com endereço IP estático nem deve ser atribuído pelo servidor DHCP).
    • Desligue o servidor DHCP do segundo router.
    • Atribua a cada router um canal Wi-Fi diferente.
    Configurações como, Port Forwarding, Dynamic DNS, etc, devem ser efetuadas no router principal, pois no segundo não terão qualquer efeito já que o mesmo não está ligado através da porta Ethernet / WAN.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    September 4, 2017
    Obrigado.
    Vou tentar executar o procedimento.

Esperemos que corra bem.
    Kilobyte
    September 4, 2017
    Vamos lá ver se consigo explicar bem.
    A seguir ao router da NOS tenho um switch (acho que é o SF1008D) que por sua vez os cabos estão ligados a uma "régua" (tenho um mini bastidor) que por sua vez distribui os vários cabos de rede pela casa.
    Os routers estão ligados em 2 pontos LAN da casa.

A configuração que devo fazer continua a ser aquela que referem?
    Tendo em conta a distância dos routers (os sinais wi-fi raramente se cruzam em casa), é necessário atribuir canais wi-fi diferentes?

Obrigado desde já pela ajuda.
    September 4, 2017
    Independentemente da necessidade do switch que refere, aconselho a testar a configuraçao anteriormente sugerida sem o switch pelo meio. Encaminhe duas portas do router NOS, atraves do bastidor, diretamente para os locais onde tem os outros routers instalados.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Vaz
    Super User
    Super User
    September 4, 2017
    Desde que o sinal de rede chegue aos "pontos de acesso" a configuração destes pode coincidir em todos ou não.
    Não tenho rede física mas, substitui por powerlines e desde que o sinal lá chegue a configuração final vai depender da nossa escolha. A melhor solução é testar.
    September 4, 2017
    Esqueci-me de referir que a separaçao de canais wi-fi sera apenas aconselhavel na medida da distancia que separa a localizaçao dos routers. Se acha que nao interferem na cobertura uns dos outros pode deixar em AUTO.
    Byte
    September 5, 2017
    [ Peço a algum moderador que remova os meus dois posts anteriores por se encontrarem incorretos ]
    -----

Mais que um router, mesmo SSID e senha de acesso permitindo viajar sem turbulência.

Irei apenas mostrar a configuração de dois routers para além do da NOS e quem pretenda mais decerto conseguirá configurá-los, confrontando os exemplos.
    Para utilizadores que gostam de experiências avançadas, mas particularmente para os de routers mais antigos, sugiro que lhes seja instalado o _respectivo_e_aplicável_ firmware da dd-wrt.com , permitindo-lhes maior flexibilidade de items para desempenho.
    Por questões de fuga a invenções de tradução irei apresentar os termos/items em inglês. Alguma dúvida... Google Translate.
    Por favor não me metralhar com outras configurações paranormais porque o aqui descrito é apenas o básico, exequível e aplicável à maioria dos routers.

Mesmas configurações em todos os routers:
    _Network/LAN
    Subnet Mask: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.1.1
    _Wireless_
    . SSID: MesmoSSIDparaTODOS
    . Security: (MesmaParaTodos) WPA and WPA2 - Authentication: Pre-Shared Key - Pre-Shared Key: **MesmaSenhaParaTODOS** - Encryption: TKIP and AES
    - Os IPs a atribuir dependem da quantidade de equipamentos que possam estar ligados simultâneamente, sendo esta demonstração projetada para até 19 (daí a configuração do router da NOS com o 'start IP address/End IP Address e o espaçamento dos IPs nos routers em 1-19, 20..., 40...).

Mesmas configurações no 2º e 3º router:
    _Modo: AP (Access Point)
    _Local DNS: 192.168.1.1
    _DHCP Server: Disabled
    _WAN: Disabled
    - Não usar no 2º e 3º router a porta WAN, ligando o cabo do da NOS na posição 4 (embora funcione na 1,2,3...).
    - Para melhor desempenho os routers 2 e 3 deverão estar ligados por cabo ethernet cat. 5e ou superior às portas do router da NOS (e não um switcher que regonocie os IPs, caso haja).

- O canal de wireless tem que ser diferente em todos os routers (evitar-se seleção automática).
    Para escolha dos canais a usar ir à configuração do router da NOS, em Local Network|Site Survey, escolher os mencionados como "Excelent", ou seja, os que "possuem" menos "ruído/lixo..." ou usar um dos muitos programas para smartphones para o efeito.
    ___

[1º Router (NOS)]
    _Network|Settings_
    . IP: 192.168.1.1
    - IP Address Distribution -
    . Start IP Address: 192.168.1.1
    . End IP Address: 192.168.1.19
    [_] Enable Bridge Mode on port 4: (não necessário para este método)

_Wireless_
    . Mode: 802.11
    . Channel: 12
    ___

[2º Router (VOS)]
    _LAN_
    IP: 192.168.1.20
    _Wireless_
    . Channel: 6
    ___

[3º Router (ELES)]
    _LAN_
    IP: 192.168.1.40
    _Wireless_
    Channel: 11

---"---
    Penso não me ter esquecido de nada do necessário. Espero ter sido útil.
    Abraço
    LuizCB
    Byte
    September 5, 2017
    Olá. Gostaria de saber se é possível ter 2 routers Zon Hub em casa (se a NOS aluga o 2º), uma vez que preciso de 2 computadores ligados por cabo (estando em lados opostos da casa) e ter os meus dois telefones em lados diferentes também.

Obrigado.
    September 5, 2017
    Possível é!
    Se um seu vizinho lhe emprestar o Zon Hub, consegue instala-lo em sua casa sem problema...
    Ja quanto a ter dois equipamentos associados ao mesmo contrato na mesma morada de prestaçao do serviço tenho muitas duvidas... acho mesmo que nao o fazem.

Existem soluçoes diversas para o que pretende, dependendo do tipo de instalaçao.