Skip to main content
Header
Kilobyte
September 3, 2017

Ligar 2 routers na rede da nos

• September 3, 2017
  • 34 comentários
  • 35723 visualizações
Sou cliente Iris, tenho o router da nós na cave e tenho cabo de rede espalhado por toda a casa.
Pretenoo ligar 2 routers adicionais na casa, mas gostaria que ficassed sempre associados à rede principal, de forma a que, independertemente do local da casa em que estivem, possa aceder à mesma rede interna. Quando tento fazer uma rede no Windows quando estou ligado ao router da cave, quando chego ao router do 1º andar, a mesma rede não está acessivel.
O que devo fazer??

34 Comentários

April 25, 2020

Será que posso reconverter a tomada de televisão numa tomada de internet e ligar um segundo router (talvez espelho do primeiro)?

Obrigado. 

@golfman , reconverter significa substituir o cabo coaxial por cabo utp?

Sim, com uma ligaçao ethernet pode instalar outro router ou apenas um Access Point.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    April 25, 2020

@C24XXXX201, confesso pensei que fosse mais simples que isso. Tinha ideia que quando aproveitam uma tomada que aqui tinha em

casa para converter em internet tinha sido só necessário mudar o encaixe da parede e tinha quase a certeza que não tinha havido substituição de cabos. 
    Então na mesma “tomada” não posso ter internet e televisão?

Ethernet através do dito cabo utp?

April 25, 2020

@golfman , na mesma tomada (caixa de aparelhagem embutida ou nao na parede) pode ter os serviços que desejar, desde que existam na instalaçao os cabos apropriados a cada um dos serviços.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    April 25, 2020

@C24XXXX201 , a minha tomada só tem duas entradas, tv e rádio parece-me. 
    Será que estou desgraçado?

April 25, 2020

@golfman , desgraçado é obviamente forte demais.

A solução pode passar por utilizar a mesma tubagem (se de diâmetro suficiente) para passar um cabo UTP.

As soluções para uma rede de dados no mesmo cabo coaxial da TV existem, mas são obviamente bem mais dispendiosas…

Já ouviu ou leu o termo MoCA (Multimedia over Coax)?

Kilobyte
    April 25, 2020

@C24XXXX201 , tudo “estrangeiro” para o leigo. 
    Em todo o caso agradeço imenso todos os seus imputs se forma a explorar várias opções. 

Então se calhar o mais fácil será passar um cabo utp desde uma caixa de distribuição dentro de casa até à tomada em questão? Ou terá de ser desde a tomada que tem actualmente a ligação ao router até à cave?

April 25, 2020

@golfman , o ideal seria o cabo ligar a uma das portas LAN do router, mas também pode experimentar liga-lo a um PowerLine no r/c...

Kilobyte
    April 26, 2020

@C24XXXX201 , o cabo utp ligar via lan (Ethernet) directamente os dois routers?

Isso implicaria passar cabo pela casa toda. :-(

Kilobyte
    April 26, 2020

@C24XXXX201 , outra questão que me lembrei, faz sentido eu ter uma velocidade muito mais decente no corredor da cave (que dá acesso à sala) do que dentro da sala onde pretendo que ficasse o router?

Obrigado. 

April 26, 2020

@golfman , para lhe poder responder com  alguma logica teria que saber se fala do wi-fi ou do PowerLine,.e em qualquer dos casos conhecer muitas outras variaveis em jogo.