Skip to main content
Header
Bit
November 24, 2021
Pergunta

Kanguru XL & VPN

O Kanguru XL é compatível com PPTP VPN?

Isso parecia funcionar sem problemas até alguns dias atrás, mas agora o NOS parece bloquear a porta 1723.

Alguém mais está usando VPN e ainda está funcionando?

Como posso ativar este serviço novamente?

Obrigado!

26 Comentários

Kilobyte
December 28, 2021

Tive o mesmo problema. No meu caso não conseguia fazer uma ligação remota por ssh a um dos dispositivos que tinha ligado ao router. Isto porque o endereço IP WAN do router era diferente do IP público. Ou seja o endereço IP WAN do router correspondia ao endereço NAT (não acessível remotamente) e o IP público era partilhado por diversos clientes. Segundo o que percebi, a NOS está a fazer isto porque estão com poucos endereços IPv4 para distribuir pelos clientes, problema que se deverá manter até à implementação do IPv6.

Para resolver o meu problema tive que ligar para o apoio técnico para pedir um IP público exclusivo para o meu serviço. Para o conseguir fazer, tive de ser atendido pelo nível 2 deste apoio, já que os operadores do nível 1 não têm possibilidades de o fazer e alguns nem sequer estão ao corrente da situação.

Olá, qual é o número do apoio técnico para qual devo ligar para pedir esse IP público exclusivo? 

Kilobyte
December 28, 2021

Tive o mesmo problema. No meu caso não conseguia fazer uma ligação remota por ssh a um dos dispositivos que tinha ligado ao router. Isto porque o endereço IP WAN do router era diferente do IP público. Ou seja o endereço IP WAN do router correspondia ao endereço NAT (não acessível remotamente) e o IP público era partilhado por diversos clientes. Segundo o que percebi, a NOS está a fazer isto porque estão com poucos endereços IPv4 para distribuir pelos clientes, problema que se deverá manter até à implementação do IPv6.

Para resolver o meu problema tive que ligar para o apoio técnico para pedir um IP público exclusivo para o meu serviço. Para o conseguir fazer, tive de ser atendido pelo nível 2 deste apoio, já que os operadores do nível 1 não têm possibilidades de o fazer e alguns nem sequer estão ao corrente da situação.

Olá, qual é o número do apoio técnico para qual devo ligar para pedir esse IP público exclusivo? 

Deverá ligar para o 16990 e depois escolher as opções 3, 2, 2. Depois será atendido por um operador de primeira linha que em principio não deverá conseguir resolver o problema. Assim, terá de pedir a esse operador que o encaminhe para o segundo nível de atendimento técnico que deverá conseguir atribuir-lhe um IP público exclusivo para o seu serviço.

Inês B.
Moderador
December 29, 2021

Olá @SergioSMV,

Em alternativa, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
November 4, 2022

Estou com o mesmo problema, só que ao ligar para lá, em atendimento técnico de segundo nível também não conseguiram resolver adequadamente.
Experimentaram a mudar-me um perfil, e passou a funcionar, mas perco o acesso a 5G, por isso deram-me 2 opções, ou ficar nesse perfil com internet mais lenta com o acesso externo à minha rede, ou com 5G e sem acesso externo à minha rede.
Disseram para criar tópico aqui no fórum, que no fórum é que poderiam resolver…

Ainda continuo a aguardar a resolução da mesma noutro tópico….

@Mário P.  o meu problema é o mesmo destes utilizadores todos, e aparentemente já conseguiram resolver a alguns, podem resolver para mim também sff?
Já aguardo por respostas há mais de uma semana.

Mário P.
Gestor da comunidade
November 5, 2022

Bom dia @Daikoni

Compreendemos o que nos indica, no entanto, e como indicado no tópico que criou vamos partilhar a informação assim que tivermos feedback.

Lamentamos não conseguir, para já, dar uma resposta mais esclarecedora quanto ao tema. 😢 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
November 7, 2022

Sim, eu compreendo @Mário P. , o problema é que já aguardo feedback há 12 dias e até agora é inexistente… já há mais de 15 dias se for a incluir as chamadas que fiz por telefone.