Skip to main content
Header
Megabyte
October 27, 2022
Respondido

Kanguru XL - acesso a partir do exterior

Bom dia,

A situação é a seguinte, como não tenho fibra na minha zona, uso um tarifário Kanguru XL como substituição da minha internet de casa (renovado há cerca de 1-2 semanas), e agora com o 5G até estou bastante contente com o serviço para já.

O problema reside quando preciso de aceder a documentos que tenho em casa a partir do exterior. Tenho port-forwarding correctamente configurado, mas a NOS, seja por bloqueio de portas, seja por partilha de IPs públicos, não me permite aceder ao meu router e rede a partir do exterior.

Liguei para o suporte, e o suporte técnico conseguiu resolver-me temporariamente o problema com uma mudança de perfil de utilizador/acesso (Perfil 151), e passo a ter acesso. O problema deste perfil, é que me inibe o acesso ao 5G, tornando a internet muito mais lenta. Acabei por agora por optar em ter o anterior com 5G.
Disseram-me que por telefone não conseguem fazer mais nada, e indicaram para expor aqui o meu problema no fórum para ver se me conseguem resolver o problema.

Portanto, aguardo uma solução, que não me iniba o acesso ao 5G, e que me permita chegar ao meu router a partir do exterior…

Obrigado.

Cumprimentos

Melhor resposta por Mário P.

Sugerimos assim que tivemos o feedback da impossibilidade, @CP001. Atendendo à demonstração de interesse aqui manifestada. 
Agradecemos o seu feedback. 
Obrigado

27 Comentários

Kilobyte
May 5, 2023

Boa tarde,

Usava o IP público (com DDNS) e depois port forwarding num router 4G (TP-Link Archer MR200) para aceder a dispositivos dentro da rede privada. Deixei de o conseguir fazer.

Usava também uma VPN IPSEC, a qual deixou de funcionar

Ambos os casos passaram a ocorrer sem ter efetuado qualquer alteração à rede.

Como posso voltar a ter os serviços a funcionar ?

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
May 6, 2023

Bom dia @PCunha,

Caso não o tenha feito, sugiro que ligue ao router da NOS em modo bridge.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
May 6, 2023

Boa tarde @PCunha,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento em causa não é comercializado pela NOS sendo que recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Alternativamente poderá recorrer ao nosso parceiro informático através do 16991. Saiba mais aqui.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
May 7, 2023

Boa tarde,

Não se trata de problemas no equipamento, mas sim das configurações de rede NOS, pois por coincidência ontem ambas as funcionalidades ficaram operacionais ( acesso por ip e tráfego VPN ).

Isto porque o router reportava um ip e o myip.com o mesmo ip.

Hoje após um restart às comunicações, o router apanhou o ip 100.122.157.xxx e o myip.com 87.196.72.xxx, nitidamente está a ser efectuado um NAT/Routing pela NOS, que ontem não acontecia.

O problema é que mesmo sem acesso por IP do exterior, o tráfego interno usando uma VPN deixa de funcionar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
May 7, 2023

Boa tarde,

Não se trata de problemas no equipamento, mas sim das configurações de rede NOS, pois por coincidência ontem ambas as funcionalidades ficaram operacionais ( acesso por ip e tráfego VPN ).

Isto porque o router reportava um ip e o myip.com o mesmo ip.

Hoje após um restart às comunicações, o router apanhou o ip 100.122.157.xxx e o myip.com 87.196.72.xxx, nitidamente está a ser efectuado um NAT/Routing pela NOS, que ontem não acontecia.

O problema é que mesmo sem acesso por IP do exterior, o tráfego interno usando uma VPN deixa de funcionar.

Obrigado

Boa noite @PCunha,

Experimentou em modo bridge?

Obrigado

CP001
May 8, 2023

Boa noite, 

Uma possível solução para o problema está aqui

É pedir ao apoio técnico o perfil 151, se essa opção ainda estiver disponível.

Mário P.
Gestor da comunidade
May 8, 2023

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e também esclarecido como sugerido, e bem, pelo @CP001

Assim, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.