Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
March 17, 2025

@marcolopes, boa tarde. 
Evite o SPAM, cumprindo assim os Termos e Condições do Fórum NOS bem como as suas boas práticas. 
Respondemos à sua questão neste tópico, querendo, consulte-o. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
March 18, 2025

@marcolopes, boa tarde. 
Atualizámos o nosso artigo com a informação. Consulte em: 

Ainda assim, partilhamos a mesma informação neste tópico.

O CGNAT é ativado quando há necessidade de libertar IPs públicos. Todas as ligações de internet fixa da NOS podem ter CGNAT, não existindo uma lista específica de clientes ou perfis. A ativação do CGNAT não é permanente e pode ser desativada:

• Pela NOS, caso a necessidade termine;
  • Automaticamente, se o cliente usar a App NOS NET para ativar funções incompatíveis com CGNAT (ex: Port Forwarding);
  • A pedido do cliente, caso tenha problemas com o serviço (deverá contactar-nos)

Os clientes podem verificar se estão sob CGNAT através da App NOS NET:
Se o IP começar por “100.x.”, então o CGNAT está ativo. Saiba como consultar a informação na App NOS Net em: 

Relativamente ao IP, não é possível uma vez que esta opção só está disponível para clientes empresariais e implica custo adicional.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
March 18, 2025

@marcolopes, boa tarde. 
Atualizámos o nosso artigo com a informação. Consulte em: 

Ainda assim, partilhamos a mesma informação neste tópico.

O CGNAT é ativado quando há necessidade de libertar IPs públicos. Todas as ligações de internet fixa da NOS podem ter CGNAT, não existindo uma lista específica de clientes ou perfis. A ativação do CGNAT não é permanente e pode ser desativada:

• Automaticamente, se o cliente usar a App NOS NET para ativar funções incompatíveis com CGNAT (ex: Port Forwarding);
  • A pedido do cliente, caso tenha problemas com o serviço (deverá contactar-nos)

Os clientes podem verificar se estão sob CGNAT através da App NOS NET:
Se o IP começar por “100.x.”, então o CGNAT está ativo. Saiba como consultar a informação na App NOS Net em: 

Relativamente ao IP, não é possível uma vez que esta opção só está disponível para clientes empresariais e implica custo adicional.

Obrigado, 

BRAVO!!! Isto sim é um serviço de qualidade!

Finalmente um esclarecimento CABAL!

Obrigado!

marcolopes
Super User
Super User
March 18, 2025

​A ativação do CGNAT não é permanente e pode ser desativada:

Estas possibilidades são MUITO importantes!

Vou passar a informação a um colega meu que sempre teve problemas com o CGNAT (mesmo utilizando Port Forward). Presumo que estas possibilidades sejam algo recente, uma vez que, tal como já foi discutido aqui neste tópico, na altura não existia alternativa para desabilitar o CGNAT.

Megabyte
July 22, 2025

Calculo que o uso de CGNAT tem a ver com o evitar mail leasings the gama de ips pela NOS , pois se a rede movel deixar CGNAT isso implicaria mais custos adicionais há NOS porque teria de ter mais gamas de ips para tornar publicos aos clientes ,, co CGNAT ativada o cliente é como se estivesse atrás de um ip de um router  , assim como todos os outros clientes desse serviço , onde todos esse clientes teriam em comum o mesmo ip publico , desta forma a NOS não precisa de alugar mais gamas de ips e poupa muitos euros .

Vamos ser sinceros e realistas , CGNAT sim , pois a maioria ou mais de 60% dos clientes da nos só usam a net para navegar na net e não dispõem de qualquer serviço que requira ip publico direto , mas a NOS tem de ter em mente que existem clientes que necessitam de um ip direto por multiplas razoes e para esses casos talvez fosse interessante através do suporte “mesmo” técnico da NOS fornecerem a configuração para tál . No meu caso eu tenho rede fixa e rede celular , na rede fixa tenho ip direto publico que é onde tenho o meu servidor de email , aliás todas as faturas para pagamento dos meus serviços de tudo vao para o meu email privado , em termos de rede fixa não tenho qualquer problema nesse aspeto , no entanto na rede celular como tem cgnat e eu vou retirar aquele pequeno modem wifi que aNOS ofereçeu , pois na zona onde tenho implementado esse pequeno modem a rede 4G é muito fraca e o serviço automaticamente comuta para 3G , desta forma comprei um router com openwrt e modem incorporado para 4G se necessário e com antenas para melhor captação do sinal , no entato a CGNAT está a estragar tudo porque tenho um dispositivo que preciso de por em DMZ com ip publico para eu poder ter acesso ao mesmo remotamente , no caso de a NOS não resolver esta situação então terei de cancelar esse cartão e contactar outro operador de rede móvel que disponha de um serviço sem cgnat .

Temos que admitir que a NOS é sem duvida o melhor operado de internet em Portugal “Falo por mim” , raras sao as avarias e o serviço é estável e fiável , mas infelizmente ao incorporar a CGNAT em todo o serviço móvel e ao reedirecionar os clientes para a pc medic que onde já se sabe que os mesmos atrasam o atendimento para cobrar mais euros das chamadas e depois no fim não conseguem resolver este problema especifico e isto é grave . Em suporte técnico a NOS deixa muito a desejar até porque  o suporte técnico normal de atendimento tem uma lista de  procedimentos a seguir , e são os mais básicos , tipo a net não funciona então faça reset ao router e aguarde . Qualquer assunto mais técnico tipo este da CGNAT não sabem o que é e nem percebem nada do assunto , e quando nao percebem nada do assunto encaminham para a PC medic , onde o cliente vai pagar mais na fatura e o problema não vai ser resolvido , o que em termos legais se o problema não for resolvido e a NOS encaminhar para um outro serviço externo adicional não deles então o cliente não tem de pagar esse valor extra .

É de lamentar .

Mário P.
Gestor da comunidade
July 22, 2025

CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation), é uma técnica que possibilita que múltiplos dispositivos partilhem um único endereço de IP público. 🌐

Fique a perceber em maior detalhe o que é o CGNAT neste artigo: 

Obrigado,

Megabyte
July 22, 2025

Eu aconselho os engenheiros da NOS a fazerem o seguinte para libertas mais ips publicos , vaza«erem uma varredura a todos os routers associados ao serviço , caso o router não tenha DMZ e port forward ativado então a ligação seja fixa ou por celular passa para CGNAT , caso tenha algumas dessas opções ativadas então é atribuido ip publico , falo disto em clientes residenciais , desta forma acaba-se todos os problemas de gamas de ips necessárias porque 60% passa para CGNAT sem saberem e na realidade nem precisam de ip publico para nada .

João H.
Gestor da comunidade
July 23, 2025

Bom dia ​@pedro_am,

Agradecemos a sua partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
July 24, 2025

Eu aconselho os engenheiros da NOS a fazerem o seguinte para libertas mais ips publicos , vaza«erem uma varredura a todos os routers associados ao serviço , caso o router não tenha DMZ e port forward ativado então a ligação seja fixa ou por celular passa para CGNAT , caso tenha algumas dessas opções ativadas então é atribuido ip publico , falo disto em clientes residenciais , desta forma acaba-se todos os problemas de gamas de ips necessárias porque 60% passa para CGNAT sem saberem e na realidade nem precisam de ip publico para nada .

Falta adicionar “OU se tiver um serviço DDNS configurado”!!!!

Pode nem ter PF… mas se tiver um DDNS activo, a NOS deve manter IP dinâmico!

Kilobyte
March 30, 2026

Isto não é solução.
Eu uso um router Asus em modo bridge e uso o router NOS apenas como modem.
Tenho uma NAS com um serviço de DDNS e só funciona sem CGNAT. Neste caso ia ficar com CGNAT ligado.