Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

CP001
May 12, 2024

Bom dia @CP001,

Espero que se encontre bem.

Acabei de verificar e no meu caso o ip público não muda quando altero o modo bridge.

Obrigado

Quando se mexe em qualquer configuração avançada o IP Público sai do 100.x.x.x e muda para uma gama de IPs comum.

No entanto, tal só ocorre em moradas em que o CGNAT esteja a ser aplicado (presumo que estejamos particularmente a falar de novos contratos). Pode estar num contrato em que o CGNAT nunca tenha sido aplicado.

Do modo bridge não verifiquei.  A ativação do modo bridge faz conviver no router dois IPs Públicos, é para isso que serve o modo bridge. Desconheço se esse segundo IP Público atribuído tem ou não aplicação de CGNAT – faria sentido que não tivesse, mas não tenho forma de confirmar.

@Jorge C após ativação do modo bridge, se conseguir faça um teste de CGNAT (há vários disponíveis no Google). Assim podemos esclarecer melhor essa situação.

Jorge C
Super User
Super User
May 12, 2024

Bom dia @CP001,

Espero que se encontre bem.

Acabei de verificar e no meu caso o ip público não muda quando altero o modo bridge.

Obrigado

Quando se mexe em qualquer configuração avançada o IP Público sai do 100.x.x.x e muda para uma gama de IPs comum.

No entanto, tal só ocorre em moradas em que o CGNAT esteja a ser aplicado (presumo que estejamos particularmente a falar de novos contratos). Pode estar num contrato em que o CGNAT nunca tenha sido aplicado.

Do modo bridge não verifiquei.  A ativação do modo bridge faz conviver no router dois IPs Públicos, é para isso que serve o modo bridge. Desconheço se esse segundo IP Público atribuído tem ou não aplicação de CGNAT – faria sentido que não tivesse, mas não tenho forma de confirmar.

@Jorge C após ativação do modo bridge, se conseguir faça um teste de CGNAT (há vários disponíveis no Google). Assim podemos esclarecer melhor essa situação.

Boa tarde @Olaf,

Vou explicar-lhe como verifica a situação, na linha de comandos do seu OS que suponho seja windows, escreva tracert [public_ip] e verifique os hops.

O primeiro  é obviamente a gateway, o segundo e terceiro serão layers de cgnat se for o caso.

Foi testado com port forward para um servidor local e em modo bridge, nada. 

Após reposição para os valores originais também não se aplica, o router e contrato  são novos.

Muito obrigado

CP001
May 12, 2024

Boa tarde @Olaf,

Vou explicar-lhe como verifica a situação, na linha de comandos do seu OS que suponho seja windows, escreva tracert [public_ip] e verifique os hops.

O primeiro  é obviamente a gateway, o segundo e terceiro serão layers de cgnat se for o caso.

Foi testado com port forward para um servidor local e em modo bridge, nada. 

Após reposição para os valores originais também não se aplica, o router e contrato  são novos.

Muito obrigado

Boa sugestão @Jorge C. O @Olaf e outros utilizadores certamente poderão testar dessa maneira como sugere através de um traceroute (por comparação com outros  traceroutes com CGNAT) e como digo no Google também é possível  encontrar vários testes de CGNAT. Na interface da NOS NET também consegue fazer essa avaliação da maneira que referi. Aguardemos as respostas deles.

Por agora temos ainda apenas o seu e o meu depoimento, mas é algo que poderá ter a ver com a antiguidade do contrato. Contratos  de moradas mais recentes poderão estar a experienciar esta situação do CGNAT na Net fixa, que na NOS é algo novo. No meu caso particular, fiz um novo contrato numa nova morada e era nessa morada que tinha CGNAT.

marcolopes
Super User
Super User
May 13, 2024

Boa noite @Jorge C@marcolopes e restantes,

Pude confirmar hoje que está correta a teoria do @Olaf.

Quando o cliente está em CGNAT, é possível consultar essa informação na aba de Informação do router na app NOS NET - IP Público IPv4.

Se o IP for do tipo 100.x.x.x, então o cliente está sob CGNAT. Caso contrário e estiver lá um IP diferente, então não está em CGNAT.

Quando é ativa qualquer funcionalidade avançada do router como o Port Forwarding, ao cliente sob CGNAT surge um pop-up na app NOS NET a avisar que é necessário reiniciar o router para ativar a funcionalidade. Clicando OK, o router reinicia e é atribuído um IP sem sujeição a CGNAT.

Simples.

Aconteceu esta situação comigo hoje mesmo.

@nunopicado podes confirmar esta “funcionalidade”?

E já agora… funciona em todos os routers NOS? Como sabemos, são aos magotes! (sejam da rede CABO ou FIBRA)

CP001
May 13, 2024

E já agora… funciona em todos os routers NOS? Como sabemos, são aos magotes! (sejam da rede CABO ou FIBRA)

No meu caso, posso confirmar que funciona assim no Gigarouter 6, em FTTH

Kilobyte
May 14, 2024

Confirmo…. que não funciona.

Não estou, obviamente, a dizer que não funciona em ninguém.
Mas o que é preciso notar é que só os routers mais recentes tem as suas funcionalidades configuráveis via app NOS Net. O meu, por exemplo, não tem (é FTTH, mas router ainda da gama da ZON, e não da NOS). A app, no meu caso, não vale o espaço que ocupa no telemóvel.

Claro, o apoio, em vez de mandar ligar para a PC Medic, poderia simplesmente dizer (já que fizeram a asneira de alterar o serviço para CGNAT sem avisar): “Olhe, vamos ter de lhe mudar o router para voltar a ter o serviço que sempre teve”. Era talvez preferível a criarem uma situação em que o cliente se cansa de repetir o problema, ver a sua descrição ignorada, tentarem passar um atestado de estupidez ao cliente, e por fim remetido para um serviço de terceiros que tem de pagar para lhe dizerem, se tiver sorte, o que a NOS deveria ter dito logo no primeiro contacto.

Dá muito trabalho, essa história de trabalhar.

Eu não procuro mais a NOS por causa deste assunto.
Mais dia menos dia, quando me der jeito a mim, vão de vela. Até lá, se quiserem, liguem a marcar a substituição do router.
Há muitos operadores no mercado...

marcolopes
Super User
Super User
May 14, 2024

Confirmo…. que não funciona.

Não estou, obviamente, a dizer que não funciona em ninguém.
Mas o que é preciso notar é que só os routers mais recentes tem as suas funcionalidades configuráveis via app NOS Net. O meu, por exemplo, não tem (é FTTH, mas router ainda da gama da ZON, e não da NOS). A app, no meu caso, não vale o espaço que ocupa no telemóvel.

Claro, o apoio, em vez de mandar ligar para a PC Medic, poderia simplesmente dizer (já que fizeram a asneira de alterar o serviço para CGNAT sem avisar): “Olhe, vamos ter de lhe mudar o router para voltar a ter o serviço que sempre teve”. Era talvez preferível a criarem uma situação em que o cliente se cansa de repetir o problema, ver a sua descrição ignorada, tentarem passar um atestado de estupidez ao cliente, e por fim remetido para um serviço de terceiros que tem de pagar para lhe dizerem, se tiver sorte, o que a NOS deveria ter dito logo no primeiro contacto.

Dá muito trabalho, essa história de trabalhar.

Eu não procuro mais a NOS por causa deste assunto.
Mais dia menos dia, quando me der jeito a mim, vão de vela. Até lá, se quiserem, liguem a marcar a substituição do router.
Há muitos operadores no mercado...

Obrigado!

Tal como suspeitei… vai depender muito do ROUTER.

Seria bom a NOS explicar quais os ROUTERS que suportam esta “funcionalidade”

Seria bom que a NOS (alô MODERADORES!) criassem um TÓPICO FIXO sobre este tema, com perguntas e respostas a todas as dúvidas!!

Mário P.
Gestor da comunidade
May 15, 2024

@marcolopes, se surgirem novidades partilharemos, pelo que sugerimos que fique atento!

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Jorge C
Super User
Super User
May 15, 2024

Obrigado!

Seria bom que a NOS (alô MODERADORES!) criassem um TÓPICO FIXO sobre este tema, com perguntas e respostas a todas as dúvidas!!

Bom dia @marcolopes,

Suponho que sem um screenshot do IP CGNAT na App NOS NET não existirá uma prova inequívoca que a funcionalidade existe. Caso alguma das pessoas que confirmou partilhe talvez mude o cenário.

Obrigado

CP001
May 15, 2024

Obrigado!

Bom dia @marcolopes,

Suponho que sem um screenshot do IP CGNAT na App NOS NET não existirá uma prova inequívoca que a funcionalidade existe. Caso alguma das pessoas que confirmou partilhe talvez mude o cenário.

Obrigado

Existe uma prova inequívoca @Jorge C, que é a minha palavra. Tem de confiar num utilizador do fórum com 5 anos de antiguidade e que é um dos três users do fórum que são Yottabyte, que é o meu caso.Só não tirei screenshot quando estive sob CGNAT e me surgiu essa opção porque não me lembrei.