Skip to main content
Header
Jorge C
Super User
Super User
January 21, 2022

IP Address Block Blacklisted

Boa noite!

Após dificuldades em aceder a alguns servidores verifiquei que o motivo está relacionado com o ip address que me foi atribuído, em virtude de estar em várias blocklist como por exemplo a spamhaus.

Não pretendo pagar pelo apoio telefónico para que reiniciem o router e atribuam um ip com boa reputação e por motivos profissionais não posso desligar o router, pelo que solicito ajuda aos moderadores do @Fórum para este efeito.

Obrigado

72 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
February 18, 2025

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Conforme indicámos acima, os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. Assim, sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 18, 2025

Boa tarde ​@Guimas

A NOS tem responsabilidade neste problema. Atribuir repetidamente IPs blacklisted afeta a qualidade do serviço prestado, conforme as Condições da Oferta do Serviço Internet Fixa.

Desligar o router não resolve quando os novos IPs continuam bloqueados.

A NOS deve intervir, seja limpando os IPs antes de os reatribuir ou resolvendo a questão junto das listas negras.

O suporte técnico não pode simplesmente encaminhar clientes para um serviço pago (PCMedic) que não resolve nada. Aguardo uma solução concreta da NOS.

Obrigado.

Como deve estar a acompanhar aqui nos comentários ainda há pessoas a forçar a ideia de que a NOS como este comentário: “ O ip blacklisted em nada é responsabilidade da NOS. A forma mais habitual é realmente deixar o router desligado durante a noite para tentar voltar a ter outro ip. Agora se esse ip também está bloqueado a solução continua a ser a mesma. Ou isso, ou fala com o detentor do site para desbloqueio do mesmo.”, e mais as pessoas/clientes afetados é que têm de entrar em contato com o detentor do site, a NOS só fica a assistir ao espectáculo. Vamos ver.

Kilobyte
February 18, 2025

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Conforme indicámos acima, os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. Assim, sugerimos que verifique diretamente com a Spamhaus a possibilidade de ser retirado o IP da lista negra. 

Obrigado, 

Com todo o respeito se eu lhe vender algo com defeito o Sr. vai falar com o seu vizinho para lhe resolver a avaria ou vai falar comigo, desculpe a sinceridade mas isso é um ponto de vista que não faz nenhum sentido, a vida dos clientes neste mundo atual agora é assim.

Guimas
Super User
Super User
February 19, 2025

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado e de qualquer forma a NOS não o faz. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se pode ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserAutor
Super User
February 19, 2025

Boa noite, ​@BruxoMagico 

Obrigado, 

Reitero o meu pedido de resolução anterior. 

Os utilizadores estão a receber um novo IP público que já pertence a um bloco de endereços IP que se encontra numa lista negra, que está a causar dificuldades no acesso a determinados serviços online, como e-mails, sites e plataformas que utilizam filtros de segurança.

Este problema ocorre porque o IP foi previamente marcado como suspeito ou malicioso, possivelmente devido a atividades anteriores associadas a esse endereço.

Solicito que a NOS verifique esta situação e tome as medidas necessárias para a resolver, como a atribuição de um novo IP aos utilizadores afetados, melhoria da reputação ou a solicitação de remoção nas blacklists das entidades responsáveis.

Esta situação está a prejudicar a experiência dos clientes e necessita de uma solução rápida.

Obrigado. 

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserAutor
Super User
February 19, 2025

@BruxoMagico Como já te foi explicado a operadora não tem responsabilidade nem vai intervir pelo cliente em situações de blacklist de dominios. Se o dominio bloqueou aquele IP, é decisão desse dominio. Não é a operadora que consegue fazer uma limpeza tal como o ​@Jorge C refere. Mostra logo que também não sabe do que fala.

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se posso ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Se achas que ainda tens razão fala realmente com um informático para te elucidar melhor.

Entendo a sua confusão e esclareço que quando me referi a uma limpeza de IPs estava obviamente a referir-me a uma melhoria na reputação dos mesmos.

Obrigado. 

Guimas
Super User
Super User
February 19, 2025

A unica coisa que a operadora ainda podia fazer era mudança de ip. Mas mesmo assim pode estar bloqueado. Sendo assim, nestes casos, o cliente fala com o detentor e pergunta se posso ser retirado. Pode ser negado o pedido mas isso é entre o cliente e o detentor, a NOS nada tem a ver com isso.

Entendo a sua confusão e esclareço que quando me referi a uma limpeza de IPs estava obviamente a referir-me a uma melhoria na reputação dos mesmos.

Obrigado. 

E a NOS é a detentora para ter acesso a isso por acaso? Não. A NOS vai agora falar com a spamhaus sem ter nenhuma justificação? Não. Amanhã o ip pode estar bloqueado novamente. Vai ter que ir falar novamente com a spamhaus? Se foi bloqueado por algum motivo é.

A solução já foi dada pelo moderador, não vais ter outra resposta ao teu pedido sem nexo algum.

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserAutor
Super User
February 19, 2025

Obrigado. 

E a NOS é a detentora para ter acesso a isso por acaso? Não. A NOS vai agora falar com a spamhaus sem ter nenhuma justificação? Não. Amanhã o ip pode estar bloqueado novamente. Vai ter que ir falar novamente com a spamhaus? Se foi bloqueado por algum motivo é.

A solução já foi dada pelo moderador, não vais ter outra resposta ao teu pedido sem nexo algum.

Estimado ​@Guimas,

O cliente a quem é atribuído um IP Blacklisted é responsável pelo que aconteceu antes? Não!

Obrigado. 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
February 19, 2025

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 

Vou repetir, cada vez que desligo o Router durante uma noite no dia a seguir tenho novamente um IP Blacklist sempre, ligo para a NOS que me continua a dizer que nada pode fazer, os seus parceiros da PCMEDIC (16991) indicados +ela NOS para resolver o problema em duas chamadas que fiz para eles levaram-me 35€ de custo e reencaminharam-me novamente para o a NOS pois não podem também fazer nada, a PCMEDIC fala muito pausadamente e adoram ouvir-te pois são 0.45€ por minuto. A ultima chamada para a NOS foi-me dito sugerido arranjar um informático que me pudesse ajudar. Toda a gente sabe que isto é responsabilidade da NOS agora veja bem o comportamento que lhe estou a contar da NOS e da PCMEDIC e compare que o que acabou de escrever.

fica a questão. Qual é o site em que estás blacklisted? 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
February 19, 2025

Boa tarde ​@BruxoMagico,

Se a NOS lhe atribuiu um IP dinâmico que pertence a um bloco de IPs que está na lista negra (blacklist), isso pode afetar o seu acesso a determinados sites e serviços. 

A NOS é responsável por garantir que os IPs que atribui não estão em listas negras que prejudiquem os clientes.

A entidade que mantém a blacklist pode ter incluído esse bloco de IPs por histórico de spam, ataques ou comportamento suspeito de usuários anteriores.

O cliente não tem culpa diretamente, pois recebeu o IP automaticamente mas pode verificar se o IP está mesmo em blacklist: 

Use ferramentas como MXToolBox ou Spamhaus para verificar.

Como o IP é dinâmico, pode conseguir um novo IP simplesmente desligando o router por alguns minutos ou horas (habitualmente cerca de 4 horas). 

Se reiniciar o router não resolver, peça um novo IP ou explique o problema para que o resolvam.

Se o IP continuar bloqueado, pode pedir a remoção diretamente nas plataformas de blacklist (normalmente há um formulário para isso).

Se o problema persistir, pode considerar um VPN ou IP fixo para evitar esse tipo de situação.

Obrigado. 

Vou repetir, cada vez que desligo o Router durante uma noite no dia a seguir tenho novamente um IP Blacklist sempre, ligo para a NOS que me continua a dizer que nada pode fazer, os seus parceiros da PCMEDIC (16991) indicados +ela NOS para resolver o problema em duas chamadas que fiz para eles levaram-me 35€ de custo e reencaminharam-me novamente para o a NOS pois não podem também fazer nada, a PCMEDIC fala muito pausadamente e adoram ouvir-te pois são 0.45€ por minuto. A ultima chamada para a NOS foi-me dito sugerido arranjar um informático que me pudesse ajudar. Toda a gente sabe que isto é responsabilidade da NOS agora veja bem o comportamento que lhe estou a contar da NOS e da PCMEDIC e compare que o que acabou de escrever.

fica a questão. Qual é o site em que estás blacklisted? 

um bem haja 

Já é a terceira vez que deixo o router desligado para receber IP e hoje o ultimo vem com 2 blacklist, até á data era SPAMHAUST agos é o mesmo mais BARRACUDA.