Header
Destaque

IoT na NOS - Podemos ajudar?


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Sabemos que a tecnologia o acompanha diariamente e, por isso, a Internet das Coisas não será exceção. É com esta missão que o IoT chega à NOS!           

Para que esteja sempre ligado, a rede IoT (Internet of Things), permite mantê-lo conectado com pessoas, bens e empresas através de redes e conteúdos dentro e fora de casa.

 

Agora que já conhece os Localizadores GPS, as nossas ofertas de dispositivos e tarifários, e ainda as funcionalidades das apps em conjunto com o IoT, podem surgir questões.

 

Criamos este espaço exatamente para isso: ajudar, ouvir e evoluir.

Partilhe tudo connosco! :relaxed:


207 Comentários

Reputação 7

Boa tarde

 

Tenho há meses no smartwatch do meu pai um SIM com o tarifário NOS IoT Smartwatch. Tenho outro SIM exatamente igual no smartwatch do meu filho e exatamente com o mesmo tarifário.

Há algum tempo atrás o SIM do meu pai deixou de funcionar com dados móveis dando apenas para receber chamadas. Contactei a linha de apoio e disseram-me que o cartão ficou “livre” e que no momento não o conseguiam passar novamente para o tarifário que estava. Isto apesar do cartão ter saldo mais do que suficiente.

Alguém pf me consegue voltar a colocar o tarifário “nos IoT Smartwatch” no cartão do meu pai (exatamente como tenho no do meu filho) que é uma pessoa idosa e precisa de monitorização constante e para isso tenho de ter dados móveis?

 

Boa tarde @Nuno_Vilhena,

Aparentemente será necessário mudar o tarifário de “Livre” para “NOS IoT” novamente.

Sugiro que envie uma mensagem privada para a equipa de moderação através do perfil @Fórum com o número de cliente e o número de telefone mais pin original.

Obrigado

@Nuno_Vilhena : se tiver à espera da resolução do seu problema por aqui, duvido que tenha sucesso 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno_Vilhena,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jorge C partilho uma boa recomendação.

Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente e de telemóvel em causa.

Obrigado

Bom dia, 

 

Tenho um cartão SIM NOT IoT Alarme a funcionar num equipamento, e no fim de semana passada recebi uma mensagem pop-up na aplicação NOS a dizer que detetaram um uso indevido desse cartão SIM e que foi desativado, procurando na aplicação não encontro essa mensagem, gostaria de saber o que se passou com o cartão e o real motivo da desativação. 

 

Há uma forma de reativá-lo? O que eu preciso saber sobre esse ocorrido para usá-lo novamente?

PS: Tenho outros cartões IoT Alarme a funcionar em equipamentos semelhantes, e até o momentos não tive problemas, por isso achei essa mensagem estranha.

 

Melhores Cumprimentos à equipa NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MORE Assiciaçao 

Agradecemos a sua mensagem.

Os cartões/tarifários IoT não têm dotação de minutos/ SMS, ao invés utilizam uma APN (Access Point Name) específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT.

O equipamento em que tem inserido o cartão utiliza o envio de SMS como recurso de comunicação?

Saiba mais sobre o IoT NOS no nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @MORE Assiciaçao 

Agradecemos a sua mensagem.

Os cartões/tarifários IoT não têm dotação de minutos/ SMS, ao invés utilizam uma APN (Access Point Name) específica para uma experiência completa de utilização, sem falhas nem interrupções dos dispositivos IoT.

O equipamento em que tem inserido o cartão utiliza o envio de SMS como recurso de comunicação?

Saiba mais sobre o IoT NOS no nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Não, não usa nada de minutos ou sms.

O equipamento em questão está configurado com a APN: iot-p, e se conecta à uma base de dados remota para enviar dados de sensores que se utilizam de um outro protocolo LPWAN. 

Como mencionei anteriormente, tenho outros dispositivos a funcionar exatamente do mesmo modo(concentrador e sensores) e no qual não tive problemas. E volta no problema que mencionei acima.

Há uma forma de saber o que houve com o cartão SIM IoT?

Melhores Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MORE Assiciaçao,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 4
Crachá

Bom dia,

 

O tarifario seria util para localização de alta frequência?

Por exemplo, um dispositivo IoT custom que publica a sua localização através de um Broker MQTT ao segundo? Tenho visto alguns casos de bloqueio do tarifário quando é ultrapassada uma determinada quota; no entanto, ainda não consegui perceber qual é.

 

Cumps.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @joaodcp
Pedimos desculpa mas pedimos que nos detalhe a sua questão. 

Para conseguirmos perceber melhor o que se passa e, por conseguinte, responder, por favor, explique-nos a que se refere nomeadamente o funcionamento de “Broker MQTT”. 
Obrigado

Reputação 4
Crachá

Bom dia @Mário P.,

 

Outra solução poderia ser a execução de um pedido HTTP por segundo com a localização do dispositivo.

A minha ideia era perceber se este tarifário se adequa à frequência com que quero que os dados atualizem.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos mas para tentar melhor compreender a situação, endereçámos à sua questão, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta, @joaodcp

Daremos o feedback assim que possível. 
Obrigado,

Boa tarde,

adquiri um cartão IoT e quero activa lo. Vou a app e reemcaminha me para este fórum. Colo faço?

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AntonioPereira97,

Agradecemos a sua mensagem.

Saiba como associar e gerir o seu serviço IoT através da App NOS ou Área de cliente:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

A Box pode também ter essas opções?

Ou por acaso ter características idênticas a IoT?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @bernardo andré vieira martins,

Agradecemos a sua mensagem.

Consideramos não ter compreendido a sua questão.
Pode, por favor, detalha-la?

Obrigado

Boa tarde @bernardo andré vieira martins,

Agradecemos a sua mensagem.

Consideramos não ter compreendido a sua questão.
Pode, por favor, detalha-la?

Obrigado

Boa tarde, então detalhando melhor.
A minha box tem a porta 49152 aberta e fui explorar um pouco melhor e acaba por ser uma porta de comunicação UPnP para dispositivos IoT o que faz com que consiga mandar comandos para a box controlar o Volume, telemóveis registados e por aí adiante. O que pretendo com a minha pergunta é saber se a box pode também ter tais opções e se existe algum tipo de documentação para isso?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @bernardo andré vieira martins,

Agradecemos a sua mensagem.

Para ajudas adicionais em configurações do género sugerimos contacto com o nosso parceiro informático pcmedic através do 16991.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @joaodcp

O tarifário NOS IoT utiliza uma APN para utilizar a infraestrutura NB-IoT e, por conseguinte, permitir aos clientes uma experiência de utilização com base nos tarifários disponibilizados vocacionados para utilizações residenciais.

Deste modo, se pretender uma comunicação permanente e ao segundo, sugerimos que consulte os tarifários empresariais ao invés de residenciais. Saiba mais em nos.pt.

Obrigado

Reputação 4
Crachá

Boa tarde @Mário P. 

 

Agradeco a resposta.

Este tarifário apenas permite a comunicação via rede NB-IoT? Existe algum mapa de cobertura dessa rede em Portugal?

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que não precisa, veja aqui: Conheça a rede NB-IoT | Forum NOS mas tanto quanto vi o cartão liga-se também à rede 4G e 5G 

Reputação 7
Crachá +6

Não, @joaodcp
O NOS IoT liga-se à rede 2G, 3G, 4G e 5G como, também, à NB-IoT. 
Obrigado

No tarifário internet Móvel Pós Pago da NOS o CSD (Circuit Switched Data) está activo ?

Reputação 7
Crachá +1

O que é que é isso ao certo, e pra que é que ser? 

um bem haja 

Boa noite @Bruno Aleixo e @FSilva6,

 

A resposta é sim. Os cartões são compatíveis com a função CSD. Tinha perguntado aqui e o staff respondeu:

 

Não sei se vêm pré-ativos com essa função, julgo que sim, mas não garanto.

 

@Bruno Aleixo uma das utilidades é no contador totalizador dos painéis solares. Obrigam a ter cartão e a eredes apenas consegue aceder se o cartão SIM tiver essa função.

Bom dia.

Como consigo aceder as faturas dos carregamentos nos IOT. 

Comentário