Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
September 24, 2020
Destaque

IoT da NOS - Podemos ajudar?

Ligue-se a tudo e todos através de conectáveis e dispositivos inteligentes, dentro e fora de casa.😎

A tecnologia acompanha-o diariamente e, por isso, a Internet das Coisas não é exceção e, por isso, é com esta missão que o IoT chega à NOS!           

Para que esteja sempre ligado, a rede IoT (Internet of Things), permite mantê-lo conectado com pessoas, bens e empresas através de redes e conteúdos dentro e fora de casa.

Agora que já conhece o tarifário NOS IoT podem surgir questões, pelo que criámos este espaço exatamente para isso: ajudar, ouvir e evoluir.

Partilhe tudo connosco! :relaxed:

Saiba mais sobre os conectáveis IoT da NOS e sincronize a sua vida com todas as coisas:

228 Comentários

Kilobyte
May 21, 2026

@Rafaela F.  não consigo fazer o carregamento do cartão nem na app nem na zona de cliente do site, quando coloco o nº do cartão (que tem 12 digitos) não aceita, deixa de aceitar mais algarismos a partir dos 9 digitos. Também não consigo aceder Às caracteristicas técnicas do cartão nem fazer a sua gestão. Não tem os meus dados inseridos, aparece como titular: PREPAID PREPAID e todos os outros dados estão por preencher mas não tenho acesso á sua edição. Não consigo ligar para o apoio NOS pois não tem nenhum registo de serviço no meu nome ou NIF ou tlm por isso fica complicado fazer ou saber seja o que for.

Kilobyte
May 21, 2026

@Rafaela F. eu preciso de um cartão com o serviço CSD activo pois só assim o cartão é aceite pela E-redes para o registo obrigatório, se não tiver esse serviço activo não faz a comunicação das leituras que a E-redes obriga. Eu só preciso de confirmar se o meu cartão tem isso ou não.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 21, 2026

@Rafaela F. eu preciso de um cartão com o serviço CSD activo pois só assim o cartão é aceite pela E-redes para o registo obrigatório, se não tiver esse serviço activo não faz a comunicação das leituras que a E-redes obriga. Eu só preciso de confirmar se o meu cartão tem isso ou não.

IOT nao vai funcionar para o que quer, mesmo no site da EDP o que é necessário é um cartão M2M (machine to machine). é uma solução especifica:

https://www.nos.pt/empresas/solucoes/iot/solucoes-de-conectividade/m2m

o iot que tem é para uso pessoal e como anunciado na NOS, é para uso em smartwatches, localizadores, alarmes e smarthouses.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Jorge C
Super User
Super User
May 22, 2026

Boa tarde ​@MariaEACosta

A informação é a seguinte: 

Renovação do serviço 

• A renovação do serviço ocorre todos os meses, no mesmo dia do mês, correspondente ao dia de ativação. 

• Os tarifários IoT por carregamento não têm carregamentos obrigatórios. Para manteres o serviço ativo, tens de ter disponível em saldo, na data da renovação, pelo menos, o montante correspondente à mensalidade do tarifário. Se o saldo disponível no cartão for inferior ao valor da mensalidade a debitar, ficarás impedido de utilizar o serviço. Poderás consultar o valor em falta acedendo a my.nos.pt ou na app my NOS.

Condições de utilização 

• Precisas de garantir que os teus equipamentos têm entrada para cartão SIM.

• Os tarifários IoT destinam-se unicamente a ser utilizados em equipamentos IoT, não podendo ser utilizados em telemóveis, hotspots, tablets, computadores e dispositivos similares. No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

Sugiro que proceda conforme estes tutoriais.

Partilhe feedback connosco. 

Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 22, 2026

Boa tarde ​@MariaEACosta,

Agradecemos o seu testemunho e, também, a ajuda da comunidade sobre o tema. 🤗

O tarifário NOS IoT é um cartão SIM\eSIM para uso exclusivo em smartwatches conectados, localizadores GPS, alarmes e casa Inteligente. 

Para contadores da E-Redes, recomendamos a solução M2M (Machine to Machine). Saiba mais através do nosso artigo: 

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
June 18, 2026

Bom dia,

pondero adquir um cartão NOS IOT para utilização num localizador GPS modelo “SINOTRACK ST-904L GPS” para colocar na coleira de um gato.

Perguntas:

• Numa das funcionalidades destes dispositivo, ao receber um SMS específico, devolve uma chamada para um telemóvel previamente configurado, para permitir monitorização de audio - o cartão NOS IOT suporta esta funcionalidade ?
  • Qual o limite de dados mensal que o cartão permite ?
  • pondero o cartão NOS IOT por carregamento. já sei que custa 9,99 com 3 meses, e depois 2,99/mês com carregamento. A minha questão é o que acontece se não houver saldo numa renovaçao, e estiver umas semanas sem saldo, quando repuser o saldo no cartão é ativado por 1 mês a partir da data da recarga ou da data em que inicialmente esperava saldo

A última questão tem que ver com o facto de não ter interesse em ter o cartão sempre ativo, apenas em  utilizações esporádicas específicas em determinadas alturas do ano.

Muito obrigado

Bruno Aleixo
Super User
Super User
June 18, 2026

Sugiro ver os outros artigos onde há mais informação para tudo o quew procura.

O tarifário não vai servir para o que quer, porque ele não tem plafond de minutos ou sms, por isso se o seu dispositivo força essas comunicações o tarifário fica bloqueado por uso indevido. há mensagens de outros users onde isso já aconteceu.

Para isso que quer, mais vale comprar um cartão de dados normais parece-me, pré-pago.

um bem haja

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
June 18, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@nvdias e a ajuda do ​@Bruno Aleixo sobre o tema.

Os tarifários IoT não são dotados de minutos ou SMS para comunicações, este funcionam através de uma APN, pelo que não permitem comunicar de forma tradicional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.