Header

Internet Móvel 4G fraca


Reputação 1
Quando decidi aderir à Internet móvel 4G, fui informado (tanto através do site da NOS, como através de assistentes do 16105 e loja NOS.) de que a localidade com código postal 3780-415 tinha cobertura 4G até 75Mbps. O problema é que, nesta localidade em particular, a NOS esqueceu-se de ampliar o sinal em algumas ruas e as velocidades variam entre 0,5 Mbps a 4 Mbps (equivalente a 3G). Já estive noutro ponto do país com o meu hotspot 4G e as velocidades que atingiam nada tinha a ver com o que se atinge na localidade em causa ( fiz teste e deram entre 9 a 10 Mbps de velocidade de download). Para os técnicos da NOS chamo à atenção de que existe uma antena, que julgo que tem apenas cobertura 3G, no centro social que fica próxima da localidade com código postal 3780-415.
Fica aqui uma sugestão para que revejam esta situação, com a máxima urgência possível e que ampliem o sinal, pois acredito que exista muito sinal 4G espalhado em pinhais e eucaliptais, nesta zona em particular, vindo de localidades vizinhas.

807 Comentários

Ola, tenho o mesmo problema no 5300, até 40 só ser for piada...
Ola bom dia

Tenho tb esse problema no cod 2070-216
Aqui garantiram ate 20Mbp , mas se tiver 5 ja nem me queixo.
Acontece que por vezes cai abaixo de 1 , e tenho que reiniciar o router.
Ha alguma coisa que se possa fazer ?
Reputação 2
Crachá
Quando decidi aderir à Internet móvel 4G, fui informado (tanto através do site da NOS, como através de assistentes do 16105 e loja NOS.) de que a localidade com código postal 3780-415 tinha cobertura 4G até 75Mbps. O problema é que, nesta localidade em particular, a NOS esqueceu-se de ampliar o sinal em algumas ruas e as velocidades variam entre 0,5 Mbps a 4 Mbps (equivalente a 3G). Já estive noutro ponto do país com o meu hotspot 4G e as velocidades que atingiam nada tinha a ver com o que se atinge na localidade em causa ( fiz teste e deram entre 9 a 10 Mbps de velocidade de download). Para os técnicos da NOS chamo à atenção de que existe uma antena, que julgo que tem apenas cobertura 3G, no centro social que fica próxima da localidade com código postal 3780-415.
Fica aqui uma sugestão para que revejam esta situação, com a máxima urgência possível e que ampliem o sinal, pois acredito que exista muito sinal 4G espalhado em pinhais e eucaliptais, nesta zona em particular, vindo de localidades vizinhas.


A resposta é basicamente a mesma que coloquei no topico do Carlos Roda..

A palavra mais importante ai é o "até". Os 75 Mbps é a velocidade máxima que a antena fornecerá, e que está relacionada com a tecnologia suportada nessa antena.
Mas a velocidade de Internet que vais conseguir usar vai depender de vários factores , os 75Mbps só teria se estivesse muito próximo da antena.
- distancia à antena
- localização do router dentro de casa
- topologia do terreno entre ti e a antena (se há muitos edificios ou floresta pelo meio )
- outras fontes de sinal wireless ou de interferência electromagnética.
- condições atmosféricas
- carga do serviço (quantidade de pessoas a usarem serviço a partir dessa antena)
- qualidade da placa wireless do dispositivo (no caso de ter um router 4G wireless)

É simplesmente impossível garantir os 75mbps em toda uma area, só metendo uma antena à porta de cada casa.

O que pode fazer é tentar colocar o router numa zona da casa em linha mais directa com a antena.
Reputação 1
Boas...

Eu sei que é impossível atingir os 75Mpbs... Mas se garantisse entre os 6 e os 10Mbps, como já verifiquei noutras localidades que atingiu essa velocidade,ja era ótimo. Se o problema for da antena. Aqui perto de onde moro existe uma mas julgo que só tem velocidade 3G. A NOS já me garantiu que estão a verificar a situação e que futuramente possam expandir mais sinal a velocidade 4G, mas nisso ainda estou com duvidas.
Reputação 2
Crachá
Boas...

Eu sei que é impossível atingir os 75Mpbs... Mas se garantisse entre os 6 e os 10Mbps, como já verifiquei noutras localidades que atingiu essa velocidade,ja era ótimo. Se o problema for da antena. Aqui perto de onde moro existe uma mas julgo que só tem velocidade 3G. A NOS já me garantiu que estão a verificar a situação e que futuramente possam expandir mais sinal a velocidade 4G, mas nisso ainda estou com duvidas.


Não existe "problema" nenhum, simplesmente devido à distancia entre a casa e a antena 4G mais próxima (e restantes condições) é a velocidade possível de atingir. Noutras localidades atinge velocidades superiores porque está mais próximo da antena, ou com melhores condições de terreno.
A única maneira de melhorar o sinal na sua zona é colocando outra antena ai na zona (ou alterando essa para que também suporte 3G).

A partir do momento que estamos a falar de um sinal sem fios existem muitas condicionantes exteriores que vão afectar o sinal. Para ter uma velocidade mais constante e de valor superior a solução é um serviço por fio/fibra.

E já agora, dentro de casa onde é que costuma ter o router ? junto a uma janela ou mais no centro da casa ?
Boa tarde.
Estou a reclamar devido a velocidade da minha Internet tenho a WOW e contratei o serviço de 20Mbps, andavam a divulgar o produto porta a porta, e como decidi adquirir. Na altura andes de adquirir fizeram o teste e consegui atinguir os 20Mbps agora nunca mais atingiu e por vezes nem 1Mbps, as vezes os 5Mbps. Quero que voltem a fornecer os 20Mbps como inicialmente, pois estou a pagar por um serviço que não me é prestado. Caso contrario irei mudar de operadora e terão de me rectificar o valor da factura devido a velocidade da Internet.
Tenho o mesmo problema em Grandola. Não consegui ter net nem no smartphone nem no tablet. Quando me inscrevi disseram que havia vários hotspot e que teria net móvel nessa vila. Nem os 15 Gb que me ofereceram este mês consegui ter acesso
Reputação 1
Boas...

Eu sei que é impossível atingir os 75Mpbs... Mas se garantisse entre os 6 e os 10Mbps, como já verifiquei noutras localidades que atingiu essa velocidade,ja era ótimo. Se o problema for da antena. Aqui perto de onde moro existe uma mas julgo que só tem velocidade 3G. A NOS já me garantiu que estão a verificar a situação e que futuramente possam expandir mais sinal a velocidade 4G, mas nisso ainda estou com duvidas.


Não existe "problema" nenhum, simplesmente devido à distancia entre a casa e a antena 4G mais próxima (e restantes condições) é a velocidade possível de atingir. Noutras localidades atinge velocidades superiores porque está mais próximo da antena, ou com melhores condições de terreno.
A única maneira de melhorar o sinal na sua zona é colocando outra antena ai na zona (ou alterando essa para que também suporte 3G).

A partir do momento que estamos a falar de um sinal sem fios existem muitas condicionantes exteriores que vão afectar o sinal. Para ter uma velocidade mais constante e de valor superior a solução é um serviço por fio/fibra.

E já agora, dentro de casa onde é que costuma ter o router ? junto a uma janela ou mais no centro da casa ?


Aqui fibra não existe ainda. E quando existir será da MEO, talvez será uma possibilidade futura. Normalmente coloco ou no meu quarto ou no corredor num canto onde dcostuma dar mais velocidade.
Reputação 1
Boa noite,

Bem a NOS deu-me uma alternativa que por acaso não é mau de todo. A alternativa é alternar manualmente os modos de rede existentes da NOS entre velocidades 3G e 4G. Neste momento tenho net 3G( onde tem mais aqui na minha zona) e consigo ter velocidades razoáveis entre 1 a 5Mbps, onde houver mais velocidades 4G mudo para o modo de rede 4G. Umas vezes download baixo e upload alto ou vice versa. Mas mesmo assim alerto à NOS que deveria urgentemente expandir mais sinal de velocidades 4G por aqui uma vez que existem localidades encostadas à minha que tem 4G.
Desde sábado que a velocidade de internet que recebo não ultrapassa 1,5 mb/s, algo inaceitável uma vez que há mais de 1 mês contactei os vossos serviços pelos mesmos motivos, e nada melhorou até agora, aliás até piorou.
Quando liguei disseram-me q haveriam avarias numa das antenas transmissoras aqui da zona e a rede também estaria lotada, mas agora acho estranho ainda nada estar resolvido, já que pago a mensalidade tal e qual e não me descontam nada por causa dos incómodos provocados...

o endereço é: 2405-035 Maceira - Leiria.
Reputação 2
Crachá
Bom dia.

Tenho uma casa na Azinheira, Rio Maior, (Santarém) que utilizo aos fins de semana esporádicamente e adquiri um hotspot 4G com internet ilimitada.

Todos os dias, invariávelmente, a partir das 18h passa de uma velocidade de 12/13Mb para uns astronómicos 500Kb ou menos! Torna-se completamente impossível navegar na internet. Não entendo como é que actualmente não existem sistemas que detectem estas quebras de serviço. Assim que puder vou mudar de operador. Infelizmente, pelo que já tenho lido pelos foruns, a NOS padece deste problema crónico e não vejo solução à vista.
Reputação 2
Crachá
Se uma das antenas está com problemas, poderá ser temporário. Se ao invés o problema de quebras de velocidades tem um comportamento de baixa de performance sistemática entre determinados horários, conta com rede lotada (que é o meu caso). Aí, ou eles melhoram as infra-estruturas ou então não vai haver solução a curto/médio prazo.
Reputação 6
Crachá +2
Olá Fellix.
Lamentamos que esteja a ter essa experiência.
Essa situação merece uma análise mais personalizada. Precisamos avaliar este caso de forma individual. Para confirmar qual a origem da anomalia, a solução ou prazo para ficar resolvida, pedimos que fale connosco por outros meios, por favor. Veja aqui qual é o melhor.
Reputação 6
Crachá +2
Olá Crespo.

Entendemos as razões da sua insatisfação.
Essa situação merece uma análise mais personalizada e vamos ter que avaliá-la de maneira individual. Para se perceber a origem dessa dificuldade, qual é a solução ou o prazo para ficar resolvida, pedimos que fale connosco por outros meios, por favor. Veja aqui. qual é o melhor.
Reputação 2
Crachá
Olá João F.

Vejo que tenho que contactar o 16105. No entanto, marcando o número via telemóvel de outro operador, qual o número que devo marcar?
Reputação 3
Bom dia.

Tenho uma casa na Azinheira, Rio Maior, (Santarém) que utilizo aos fins de semana esporádicamente e adquiri um hotspot 4G com internet ilimitada.

Todos os dias, invariávelmente, a partir das 18h passa de uma velocidade de 12/13Mb para uns astronómicos 500Kb ou menos! Torna-se completamente impossível navegar na internet. Não entendo como é que actualmente não existem sistemas que detectem estas quebras de serviço. Assim que puder vou mudar de operador. Infelizmente, pelo que já tenho lido pelos foruns, a NOS padece deste problema crónico e não vejo solução à vista.


Neste momento o operador móvel que mais está a investir na rede móvel é a Vodafone, tem estado a modernizar toda a rede 2G, 3G e 4G. Além de estarem a expandir a rede, colocando cobertura em locais onde não tinham anteriormente e também aumentando a capacidade da rede, é muito fácil na Vodafone ter velocidades acima dos 100 Mbps em 4G.

A NOS está a sofrer do mesmo problema que a TMN actual MEO teve em 2007 quando apareceu o programa E-Escolas, na altura a adesão foi tão grande que a rede 3G a partir das 17 horas simplesmente não funcionava, os clientes tinham 3G mas as placas de banda larga só se conseguiam ligar em 2G GPRS. Ao fim de uns meses a TMN actual MEO teve que modernizar toda a rede 3G desde a Margem Sul até ao Algarve num período de 6 meses, sendo depois também realizado em outras áreas, a situação melhorou radicalmente.

Isto para dizer que a NOS está a captar imensos clientes, mas a rede móvel é a mesma. Há imensos sites (estações) que não estão aptos para o 4G, uns apenas possuem 3G outros apenas 2G/3G. Não houve um plano de equipar praticamente todos os sites com equipamento 4G permitindo assim terem uma cobertura indoor e outdoor, permitindo ao mesmo tempo aumentar a capacidade da rede.

Esta situação só será revertida com investimento na rede móvel, aumento da capacidade e expansão da mesma, até que isso seja feito os clientes irão sofrer desse problema, principalmente em zonas onde há mais saturação.
Reputação 3
Quando decidi aderir à Internet móvel 4G, fui informado (tanto através do site da NOS, como através de assistentes do 16105 e loja NOS.) de que a localidade com código postal 3780-415 tinha cobertura 4G até 75Mbps. O problema é que, nesta localidade em particular, a NOS esqueceu-se de ampliar o sinal em algumas ruas e as velocidades variam entre 0,5 Mbps a 4 Mbps (equivalente a 3G). Já estive noutro ponto do país com o meu hotspot 4G e as velocidades que atingiam nada tinha a ver com o que se atinge na localidade em causa ( fiz teste e deram entre 9 a 10 Mbps de velocidade de download). Para os técnicos da NOS chamo à atenção de que existe uma antena, que julgo que tem apenas cobertura 3G, no centro social que fica próxima da localidade com código postal 3780-415.
Fica aqui uma sugestão para que revejam esta situação, com a máxima urgência possível e que ampliem o sinal, pois acredito que exista muito sinal 4G espalhado em pinhais e eucaliptais, nesta zona em particular, vindo de localidades vizinhas.


Se for como onde moro que há imensos sites sem 4G, reclamar não adianta de nada, já lá vão 3 anos e a resposta é sempre a mesma, não há previsão de cobertura 4G para a sua zona. A MEO e Vodadone onde moro conseguem ter 4G, estão a emitir nos 800 MHz. Falta investimento na rede móvel, principalmente colocar 4G em sites (estações) onde só há 2G/3G ou 3G. A Vodafone é o que tem estado a fazer.
Tenho o mesmo problema no 3840-557. É uma vergonha para NOS andar atrás da concorrência, já reclamei várias vezes, a resposta é sempre a mesma (Registamos a sua queixa, mas não temos previsão para um Upgrade da rede na sua zona).
Já não aviso mais, quando acabar a fidelização, a NOS que quer investir apenas em Publicidade, vai perder um cliente. É pena, pois os restantes serviços funcionam bem.
A Vodafone será a próxima operadora a fornecer-me o sinal 4G. Diferenças abissais, de 0.70 Mbps na NOS, passo a ter 35 Mbps. Parece mentira mas não é!!
cumprimentos,
Reputação 2
Crachá
Exacto.
O problema é que vão perder imensos clientes com esta falha de planeamento.
Reputação 2
Bom dia,

Gostaria de saber o que posso fazer, sem chegar ao ponto de apresentar reclamação ou desistência do serviço, para que não me surjam as quebras de velocidade que me afectam entre as 18H00 e as 23H00, sensivelmente.

Apesar de ter velocidade de 20Mb, durante esse período de tempo, chego a ter velocidades que me fazem recordar os velhos tempos 54bps... quando preciso fazer download de um driver para a gráfica e me é pedido mais de uma hora para descer uns 50Mb... torna-se frustrante.

O problema não é ter o router longe da janela, só faltaria colocar do lado de fora (este facto traz-me dificuldades também porque o sol incide sobre o aparelho e bloqueia-o de tempos a tempos...).

Rede 4G... no mínimo ou mediano, porque não consigo apanhar no máximo.
O estranho verifica-se que antigamente apanhava com qualidade máxima, hoje em dia não; desde que não aceitei router novo com mensalidade nova (superior à actual, senão teria aceite).

Agradeço informação célere e concisa.

Desejo de Feliz Natal a toda a Comunidade!
Reputação 6
Crachá +1
Olá Fellix, o seu número de apoio não altera por contactar através de outro operador, para saber mais clique aqui.
Reputação 6
Crachá +1
Olá Jurga 🙂 bem-vindo à comunidade!
Lamento a situação que nos fala, queremos ajudá-lo, mas é importante que sejam feitos despistes ao serviço para que possa resolver o assunto. Pedimos que contacte a Linha de Apoio, veja aqui o número que deve ligar.

Boas festas!
Reputação 2
Bom dia Ana M.,

O Link que deixaste abre uma página da NOS e refere o seguinte "A página que procura não foi encontrada".
No entanto creio que o N.º que me propões seja o 16108. Se assim for, o que me chateia é ter de pagar 34,9 cêntimos por minuto para tentar resolver uma anomalia que não me corresponde mas sim aos vossos serviços. O facto da velocidade baixar drasticamente para uns míseros 40 a 50 Kps a partir de determinada hora nada tem a haver comigo ou mesmo com o meu equipamento.
Tenho a mensalidade a cair no próximo dia 28 e já deixei arrastar isto durante bastante tempo, sempre à espera que me resolvessem o problema sem ter de me dirigir a qualquer local. Como devem entender, isto não são velocidades admissíveis independentemente do tarifário que se tenha - supostamente eu teria até 20Mb.

Exposto o meu caso; há alguma maneira de ser atendido para resolver um problema que tem origem do vosso lado sem que eu tenha de pagar mais do que a mensalidade a que estou sujeito?
Reputação 6
Crachá +1
Olá Jurga, já testámos o link e já está a funcionar, a encaminhar para as Linhas de Apoio ao Cliente.
Para fazermos os despistes é mesmo preciso que nos contacte 😞 a situação pode ser resolvida de imediato ou ser preciso uma deslocação do técnico ao local.
Reputação 4
Vamos lá ver uma coisa... Eu tenho contratado 40MB. sou cliente satélite, e eu até já fiz um teste, que foi levar o meu router 4G (HUAWEI), e o PC. Fiz o teste ao lado da antena da NOS (em Vila Nova de Paiva, Viseu), e nada feito, a velocidade da net é mais ou menos a mesma!!!Fiz o teste de velocidade, e até me envergonho de dizer a velocidade que obti...Não vamos falar de limpeza de cookies, porque o meu PC é novinho em folha...O que me ocorre é que o retransmissor precisa de melhoramentos ou então "ampliarem" o sinal 4G!!!

Comentário