Skip to main content
Header
Kilobyte
April 9, 2020
Pergunta

Internet lenta

Boa noite

É a segunda vez em dois dias que fico com velocidades de internet miseráveis. Aconteceu ontem de manhã e agora à noite. Fazendo alguns testes verifiquei tanto ontem como hoje que chego a não ter nem 1Mb de velocidade. As páginas demoram imenso a carregar. E como estou em teletrabalho é complicado trabalhar assim. Já reeniciei o router e troquei o cabo de porta mas não melhorou em nada. É verdade que foram situações pontuais mas gostava de saber se é problema aqui na zona ou se é a NOS a reduzir velocidades de internet. É que ter contratados 100/10 MB e não ter nem 1Mb de velocidade é complicado.

Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Cumprimentos

41 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    April 10, 2020

Tem que tentar o 16990. Pode ser problema de zona, pode ser problema na ligação até ao seu router apenas, anomalia no seu equipamento, como pode ser anomalia no router.

Do seu lado recomendo reset de fábrica.

Costa97Autor
    Kilobyte
    April 10, 2020

Guimas, obrigado desde já pela ajuda.

A questão é que isto não acontece sempre. Por exemplo,para já, agora de manhã, está a funcionar normalmente. Por isso não deverá ser problema na ligação nem no router. A única coisa que fiz foi deixar router e box desligados durante a noite.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 10, 2020

@Costa97  Isso é o que eu faço todos os dias,  há muitos anos, de noite desligo tudo da corrente.

Costa97Autor
    Kilobyte
    April 10, 2020

@Jose Rodrigues Pois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 10, 2020

@Jose RodriguesPois,acredito. Eu felizmente nunca precisei. Sou cliente NOS há muitos anos e raramente desligo o router. Aliás, não me posso queixar do serviço porque nunca tive problemas de maior. Daí estar a estranhar esta situação agora. E não acredito que seja agora desta situação de estar muita gente em casa porque já passou quase 1 mês e só tive problemas esta semana…

Vamos ver, a verdade é que hoje não notei quebras, pode ser que o ter desligado o router durante a noite tenha resolvido.

Boa noite, reiniciar os equipamentos é fundamental para um bom desempenho, eu tenho aquelas fichas com um botão e de noite desligo e de manhã ligo. Não custa nada, poupo no consumo e poupo os equipamentos. Cumprimentos.

Costa97Autor
    Kilobyte
    April 11, 2020

@Jose Rodrigues Talvez comece a fazer isso com mais frequência. Mas a situação é estranha e mantêm-se. Liguei o PC e tentei abrir duas páginas e demorou imenso a carregar. Desliguei o router alguns minutos e depois de ligar já tenho velocidades aceitáveis. Mas fazendo um teste tenho apenas 20 ou 30MB de download (de 100MB contratados), com um ping de 9 e o upload a 10MB. É que só me afecta o download. E lá está, não é sempre, daqui a pouco é capaz de ficar tudo normal… Sabe o que poderá ser?

Cumprimentos

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 11, 2020

@Costa97 O que poderá ser é o enorme congestionamento que se verifica nas redes. Tem um ótimo ping e upload, para ver se melhora o download faça RESET ao Router.

Costa97Autor
    Kilobyte
    April 11, 2020

@Jose Rodrigues Sim, ping e upload estão bons. Vou fazer reset ao router. Costuma resolver alguma coisa? Nunca precisei de fazer. É que se for congestionamento das redes não deve adiantar de nada fazer reset…

Cumps

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 11, 2020

@Jose RodriguesSim, ping e upload estão bons. Vou fazer reset ao router. Costuma resolver alguma coisa? Nunca precisei de fazer. É que se for congestionamento das redes não deve adiantar de nada fazer reset…

Cumps

Repoe a configuração virgem do Router. 

Costa97Autor
    Kilobyte
    April 11, 2020

@Jose Rodrigues Sim,isso eu sei :)

Já fiz o reset e ficou igual. Depois voltei a desligar o router durante cerca de meia hora e as velocidades  continuam na mesma. Dá para navegar mas nada a ver como quando as velocidades estão como deviam… Mais alguma ideia?

Cumps