Skip to main content
Header
Pergunta

Internet 1 GBPS

Sou cliente da NOS (Pacote internet, telefone fixo e telefones móveis) há já alguns anos (C*********). Desde há sensivelmente três meses, após por vossa insistência no sentido de alterar o contrato de satélite para fibra, na medida em que iria ter melhor qualidade e velocidade de internete para além de deixar de ter problemas causados por intempéries, acedi e fiz novo contrato. Velocidade contratada 1GBPS. Começaram de imediato os problemas. Router no centro da habitação e computador a 6 passos do mesmo em linha reta. Teste de velocidade por wifi -  Download           Upload               Ping                Jitter
55.51 Mbps      49.61 Mbps       17.12 ms         6.62 ms

Estes valores são constantes ao longo de 3 meses. Telefonemas para a NOS, testes remotos efetuados e intervenções técnicas de longo alcance dão como melhorias zero

A conduta da NOS só se alterou a partir da altura solicitei informação de como proceder à anulação do contrato, pois de imedito agendaram-me uma visita técnica para o dia 20 do corrente mês.

Após medições o técnico constatou a falta de capacidade do wifi, e informou-me que iria proceder ao relatório, referenciando os valores e a necessidade de instalar 2 a 4 repetidores de forma a ter o wifi necessário. Aguardei pelo contacto - NENHUM.

Para meu espanto recebi o relatório/intervenção refª.1-MXZ379J, o qual apenas menciona que tudo se encontra sem necessidade de alteração e daí, e passo a citar” Confirmo que a intervenção técnica ficou concluída e que o serviço contratado está a funcionar com normalidade. Como tal, não se aplica o direito de livre resolução. A oferta do serviço de instalação técnica, quando prevista nas condições contratadas, pressupõe o cumprimento do período mínimo de fidelização”.

Condições contratadas!!!!!!!!!!!!!!!!

Os valores acima mencionadas estão no vosso entender dentro das condições minímas contratadas - oferta e realidade.

De imediato liguei para a NOS e então sim confirmaram a alusão por parte do técnico dos ditos repartidores,mas ……………. para para os obter teria um custo acrescentado ao contrato.

NÃO aceitei, e então marcaram-me nova visita técnica para o dia 24 do corrente entre as 13 e as 18horas.

Só que ninguém apareceu. Nem uma única palavra da NOS.

Se na msg informam que uma falta minha pela não comparência implica o débito de custos, então pergunto e o reverso não se aplica?

Tive de ligar para a NOS a perguntar o motivo e após mais de 30 minutos a falar para um “robot”, a passar por temas que nada tinham a ver com o assunto em causa lá consegui falar com um operador.

Resultado da conversa nenhum, pois não me conseguia dar uma explicação plausível para a questão principal que era a não vinda do técnico nem nenhum aviso sobre a não comparência.

No final apenas me perguntou se queria reagendar uma nova visita, ao qual respondi que o problema estava do vosso lado e por conseguinte seriam vocês a dar continuidade a uma possível resolução do problema.

Marcada para a próxima semana mas sinceramente se o problema já está encontrado, qual o motivo para nova visita no espaço temporal de uma semana? Será que o relatório da última visita não ´r suficiente para analisare e tomarem uma decisão sobre a falha de wifi?

Não exigo muito, apenas quero a velocidade miníma contratada, nada mais. A solução não passará pel instalação de um Router Wi-Fi 6 e cabos de rede de categoria 5E, 6 ou superior para garantir a miníma velocidade?

Se o problema está no wifi, quando da instalação deviam ter tomado as devidas providências!. Só o fizeram ligando a TV e vendo se havia sinal, que por acaso também é fraco porque quando se muda de canal até que desapareça a rodinha de captura do écran são mais de 15 segundos, o que não acontecia anteriormente por satélite. 

Melhores cumprimentos

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 26, 2026

Esses valores de wifi não são indicativos de um problema. Se estiver ligado a wifi á rede 2,4ghz isso são valores normais. 

O facto de o tecnico ter referido necessidade de plumes quer dizer que o mesmo não encontrou nenhum problema no serviço, o mesmo está a funcionar normalmente. Os plumes servem apenas para aumentar o alcance do wifi.

A frase que refere do relatório técnico está sempre presente em todos os relatórios.

https://www.nos.pt/net/wi-fi-total - pode verificar neste link o custo dos repetidores.

Pelo seu texto também não vejo que tenha testado a situação de forma correta. Para fazer teste de velocidade tem de ser por cabo de rede no computador. Se foi marcada uma nova visita sem isto ser testado corretamente não faz sentido, provavelmente o técnico não lhe vai resolver nada

Sim por acaso o técnico fez o teste e dava para cima de 890 megas. Mas eu não sou técnico e além disso o que me informou é que estava ligado a 5 g. O que sei é que por satélite tinha resultados muito acima dos que tenho agora. Daí se a fibra tem melhor qualidade não faz sentido ter de pagar plumes para resolver a situação. Quando da instalação é que deviam testar ou então antes de "venderem" o serviço. Quando existem problemas geralmente imputa-se a culpa ao cliente,mas neste caso o aparelhos estão de acordo com a instalação e a nos no seu site informa que para 1 giga o mínimo de velocidade será de 800 megas. Aguardo a resolução, e depois tomarei a resolução que achar mais justa. Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 26, 2026

Então se tem os 890MBPS então o serviço realmente está ok. O técnico não vai ai fazer nada. 

Não dá para testar antes de ser colocado o serviço e mesmo durante, pode-se testar mas é irrelevante. Se o cliente acha que precisa de mais alcance então tem várias soluções no mercado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 27, 2026

Bom dia ​@Orlando Sousa, bem-vindo ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda.

Pelo que compreendemos do que nos indicou, existe uma nova intervenção técnica agendada para resolução deste tema.
Assim, pedimos que aguarde, por favor, e partilhe connosco o seu feedback após a mesma.

Estamos aqui para ajudar em qualquer questão que possa surgir.

Obrigada