Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.
A rede interna LAN é 192.168.1.0
A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)
O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)
O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123
Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?
Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?
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Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Obrigado, pela informação.
Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?
Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Obrigado, pela informação.
Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?
Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer
Boa tarde @Duarte N,
Agradecemos a sua mensagem.
Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos. Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.
O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde @Duarte N,
Agradecemos a sua mensagem.
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O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.
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Obrigado
Boa tarde @João H.
Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.
Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.
Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?
Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Obrigado, pela informação.
Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?
Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer
@Guimas o que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?
Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Obrigado, pela informação.
Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?
Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer
@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?
Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar
Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).
Obrigado, pela informação.
Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?
Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer
@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?
Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar
Obrigado @Guimas , não fazes ideia e eles certamente que também não.
Parece que vou ficar sem resposta,
Boa tarde @Duarte N,
Agradecemos a sua mensagem.
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O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde @João H.
Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.
Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.
Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?
Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD
pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.
Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados….
um bem haja
Boa tarde @Duarte N,
Agradecemos a sua mensagem.
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O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.
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Obrigado
Boa tarde @João H.
Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.
Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.
Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?
Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD
pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.
Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados….
um bem haja
Olá João H.
Obrigado pelo esclarecimento.
A questão de se usar um Router NOS “limitado” ou um Router topo de gama aqui é igual, pois a NOS no acesso banda larga coloca um endereço CGNAT da gama 100.64. 1.1 a 100.127. 254.254 na porta externa do router (porta WAN GSM). Isto significa que um IP público é partilhado por todos os routers que estiverem assignados ao endereçamento CGNAT de um segmento de rede.
Assim a única forma de fazer uma comunicação de um IP publico (Internet) para o router é fazer o que se chama de mapeamento de portas e isso é feito no Router/Firewall em que o CGNAT é configurado.
Melhores cumprimentos.
Boa tarde,
Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).
Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.
@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.
Boa tarde,
Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).
Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.
@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.
Boa tarde,
Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).
Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.
@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.
Boa noite,
CP001 muito obrigado pela informação.
Vou verificar com a linha técnica.
Bem haja.
Bom dia,
Agradecemos a sua partilha sobre este tema @CP001.
Partilhe o seu testemunho com a comunidade @Duarte N. A sua partilha poderá ajudar outros utilizadores.
Obrigado
Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.
A rede interna LAN é 192.168.1.0
A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)
O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)
O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123
Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?
Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?
@Guimas a “Melhor Resposta” foi a do @CP001.
Boa noite.
Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.
Não posso utilizar o DDNS.
Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …
Telefonei para NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…
Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.
Muito grato e cumprimentos.
SamCaro
A nos recomenda a pcmedic mesmo
Boa noite.
Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.
Não posso utilizar o DDNS.
Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …
Telefonei para NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…
Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.
Muito grato e cumprimentos.
SamCaro
Bom dia,
Sugiro que peça ao assistente técnico para reportar o assunto internamente. Desconheço se o perfil 151 ainda é uma possibilidade ao fim dos dois anos que passaram. Foi há dois anos que a NOS resolveu retirar o IP público na rede móvel
Boa tarde, @SamCaro
O @Guimas e o @CP001 deram boas dicas. Pedimos, por favor, que fale com os serviços técnicos e nos dê feedback se ficou resolvido.
Obrigado
Boa noite.
Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.
Não posso utilizar o DDNS.
Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …
Telefonei para NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…
Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.
Muito grato e cumprimentos.
SamCaro
Boa noite.
A PCmedic não faz configurações de Routers.
Eu, após ligar uma das vezes para o 16990 (não me recordo é a sequência no IVR - Sistema de Atendimento) acertei no departamento. Estas foram as tentativas que fiz com vários menus e já em desespero por não entenderem ao que me referia:
Só mais uma importante nota.
Quando consegui falar com a pessoa que entendeu o que eu pretendia o atendimento foi de excelência profissional, pois após ser feita a configuração no sistema da NOS o router obteve o IP Público e ainda recebi uma SMS que dizia: “NOS: Se precisar de ajuda com o seu servico responda gratis a esta SMS com a palavra APOIO de 2a a 6a das 10 as 22h. Valido por 30 dias. Obrigado”
Chegando aos técnicos, eles são excepcionais e o serviço até nos dá apoio gratuito durante 30 dias.
Pena foi ter apanhado um “stress” danado com o atendimento.
Bom dia, @Duarte N.
Agradecemos a sua mensagem e partilha. O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.
Se surgirem mais questões, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Bom dia.
À 5º tentativa para o 16990 apanhei um excelente assistente que sabia dos ips e CGNAT etc...e me recomendou que telefonasse novamente no dia seguinte até as 20h e pedisse para ligarem à linha tenica especializada. Neste departamento são muitos prestaveis e entendiam do perfil 151 e do ip publico no 4 G etc....
Pouco depois recebi uma mensagem: O seu pedido ficou registado com o numero INxxxxxxxxxx e sera resolvido ate ao dia 20/nov. Acompanhe o estado na Area de Cliente ou App NOS, em nos.pt/pedidos. Mais info ligue 16100.
Muito obrigado a todos pela disponibilidade e informações. .
Ainda é possível obter IP público numa ligação de internet móvel?
Eu tinha isso a funcionar ha uns anos para uma solução CCTV. Entretanto passei para um sistema cloud e deixar de precisar aceder directamente ao meu router.
Como é de perceber, agora estava a voltar a uma solução na qual necessitava de aceder directamente ao router (para estabelecer uma ligação VPN) mas pare que estou a chocar com o problema de partilha de IP.
Ainda há maneira de obter um IP público que me permita ter acesso a portas que preciso?
Boa noite,
Confirmo que é possível. Está a ser discutido aqui
Pode, contudo, não ser possível o acesso ao 5G caso ative o IP Público...
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Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.