Header
Pergunta

Há forma de melhorar a velocidade da internet em Ponte de Lima - Fontão?


Reputação 5
Crachá +2
  • Petabyte
  • 81 comentários
Boa tarde, a internet tem sido razoável, mas a última semana têm sido impossível trabalhar, demorar horas - sem exagero - para abrir uma página, fica a pensar, pensar, pensar, até dar erro.
Medi a velocidade, hoje, da internet e é fraquissima. Há alguma coisa que se possa fazer? Preciso da internet para trabalhar.

Terceira tentativa de colocação de post... vamos ver se segue...


11 Comentários

Internet movel (3/4G)?
Reputação 5
Crachá +2
Internet movel (3/4G)?

Fibra!?

SSID: NOS-5006
Protocolo: Wi-Fi 4 (802.11n)
Tipo de segurança: WPA2-Pessoal
Banda de rede: 2,4 GHz
Canal de rede: 6
Endereço IPv6 de local de ligação: fe80::e996:d4ee:6504:c204%21
Endereço IPv4: 192.168.1.4
Servidores DNS IPv4: 192.168.1.1
Fabricante: Qualcomm Atheros Communications Inc.
Descrição: Qualcomm Atheros AR956x Wireless Network Adapter
Versão do controlador: 3.0.2.201
Endereço físico (MAC): 34-68-95-3D-97-85
A dificuldade é apenas por Wi-Fi?
Ja testou o serviço ligando-se ao router por cabo de rede?
Reputação 5
Crachá +2
A dificuldade é apenas por Wi-Fi?
Ja testou o serviço ligando-se ao router por cabo de rede?


Não, não tentei... se tenho serviço wi-fi é para funcionar a 100%, se não não vale a pena ter, certo???
Acha que é fácil trabalhar com o portátil no chão da sala junto do router?
Desculpe o desabafo mas desde que me convenceram a mudar para fibra só tenho tido problemas, estou cansada de me queixar desde o início do verão...
Eu nao acho nada @Anil , tento apenas ajudar na compreensão/resolução da dificuldade... sentada no chão ou no sofá, é-me completamente indiferente...

É importante garantir que o serviço chega ao router com qualidade e tal tem de ser verificado através de ligaçao ethernet.

As ligaçoes Wi-Fi estao sujeitas a muitas perturbações originadas por redes e equipamentos a operarem na vizinhança.

Nao valera a pena perdermos tempo a diagnosticar uma suposta dificuldade no Wi-Fi se ja existirem problemas na origem (rede docsis - router).
Reputação 5
Crachá +2
Eu nao acho nada @Anil , tento apenas ajudar na compreensão/resolução da dificuldade... sentada no chão ou no sofá, é-me completamente indiferente...

É importante garantir que o serviço chega ao router com qualidade e tal tem de ser verificado através de ligaçao ethernet.

As ligaçoes Wi-Fi estao sujeitas a muitas perturbações originadas por redes e equipamentos a operarem na vizinhança.

Nao valera a pena perdermos tempo a diagnosticar uma suposta dificuldade no Wi-Fi se ja existirem problemas na origem (rede docsis - router).


Ah... ok... tenho que procurar o cabo ethernet... assim que fizer o teste venho informar como está a situação. Muito obrigada pela explicação
Reputação 7
Crachá +5
@Anil Boa tarde, em primeiro lugar é preciso saber se a velocidade de internet que chega ao seu Router é boa, aceitável ou má, para isso é necessário fazer um teste de velocidade aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx o teste deve ser feito por cabo de rede. Para melhorar o Wifi deve seguir as dicas e conselhos contidas neste Tópico: "Wi-Fi - Dicas & Conselhos" https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 é de salientar que o Router deve ser Reiniciado frequentemente para que a receção da internet e a difusão do WiFi se mantenham estáveis.
Reputação 5
Crachá +2
@Anil Boa tarde, em primeiro lugar é preciso saber se a velocidade de internet que chega ao seu Router é boa, aceitável ou má, para isso é necessário fazer um teste de velocidade aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx o teste deve ser feito por cabo de rede. Para melhorar o Wifi deve seguir as dicas e conselhos contidas neste Tópico: "Wi-Fi - Dicas & Conselhos" https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 é de salientar que o Router deve ser Reiniciado frequentemente para que a receção da internet e a difusão do WiFi se mantenham estáveis.

Já liguei com ethernet. Seguem os testes

Reputação 7
Crachá +5
@Anil As velocidades são muito boas 97/93 as outras mais baixas devem ser por WiFi é isso ? Para ser possível detetar a razão de tão baixas velocidades WiFi é preciso proceder alguns despistes que só estão ao alcance dos serviços técnicos. Por mensagem privada, envie o seu numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderadora @Ana P. para que lhe seja possível participar no apuramento da dificuldade. A única coisa que pode fazer em sua casa é seguir as dicas e conselhos no link que lhe passei.
Reputação 5
Crachá +2
@Anil As velocidades são muito boas 97/93 as outras mais baixas devem ser por WiFi é isso ? Para ser possível detetar a razão de tão baixas velocidades WiFi é preciso proceder alguns despistes que só estão ao alcance dos serviços técnicos. Por mensagem privada, envie o seu numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderadora @Ana P. para que lhe seja possível participar no apuramento da dificuldade. A única coisa que pode fazer em sua casa é seguir as dicas e conselhos no link que lhe passei.

Não @Jose Rodrigues, as medições foram todas feitas na mesma altura, quando estava ligada por ethernet :(

Vou então seguir o conselho e enviar dados à @Ana P.

Obrigada.
@Anil , ja experimentou alterar no router os canais das redes Wi-Fi?
Qual o router que tem instalado em casa?
Qual a rede Wi-Fi que usa, 2.4 Ghz, 5Ghz ou ambas?
Quantas redes Wi-Fi estão normalmente a difundir na vizinhança alem das suas, especialmente em 2.4 Ghz?

Lembre-se que ter a selecção do canal em automático nem sempre é a melhor opção. .. porque o que o router determinar como sendo o canal mais livre no local onde o router se encontra nem sempre é o canal mais livre no local onde se encontra o tablet/smartphone/pc, etc

Comentário