Header
Destaque F.A.Q.

Giga Router Wi-Fi 6 – Perguntas mais frequentes


Reputação 7
Crachá +2

A chegada do novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router Wi-Fi 6 de operador do mercado, é uma grande novidade. É normal que queira saber mais sobre a nova geração Wi-Fi. :wink:

 

Neste tópico esclarecemos-lhe algumas das questões que pode ter sobre a tecnologia e equipamento Wi-Fi 6:

  1. O que é o Wi-Fi 6?

    O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, é o standard de tecnologia Wi-Fi da próxima geração.


     
  2. Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?

    São muitas as mais valias da tecnologia Wi-Fi 6.


    Conheça melhor as principais vantagens abaixo:
     

    • Velocidade ultrarrápida
      O Wi-Fi 6 permite velocidades 1.5 vezes superiores quando comparado com a tecnologia anterior (Wi-Fi 5);
       
    • Melhor performance em ambientes congestionados
      O Wi-Fi 6 permite aceder a ambas as bandas 5GHz e 2.4GHz (rede que não tinha evolução tecnológica desde 2009).
      O acesso a ambas as bandas é uma mais valia, especialmente em ambientes congestionados.
       
    • Eficiência
      A tecnologia OFDMA aumenta a eficiência, tanto em uploads como em downloads. Além do mais, o Wi-Fi 6 permite larguras de banda de 5GHz até 160MHz, permitindo com esta configuração o dobro das velocidades às verificadas na configuração pré-definida (80MHz);
       
    • Mais equipamentos ligados em simultâneo
      As tecnologias presentes no Wi-Fi 6 permitem um ganho na eficiência e na estabilidade dos equipamentos ligados, quando a rede está congestionada.
      O Wi-Fi 6, para além da tecnologia OFDMA, introduz também uma otimização na funcionalidade UM-MIMO, já disponível anteriormente. Desta forma o router comunica com múltiplos equipamentos em simultâneo, aumentando a eficácia e o desempenho da rede.
       
    • Menor consumo energético
      A tecnologia Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos ligados à rede façam a gestão da frequência com a qual estão conectados, para envio e receção de dados, reduzindo assim o consumo de energia e consequentemente o aumento da duração da bateria dos equipamentos.
      ​​​​

    ​​​​


     
  3. Como posso trocar o meu router pelo Giga Router Wi-Fi 6?

    O Giga Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps.


     
  4. Que equipamentos suportam a tecnologia Wi-Fi 6 e como sei se o meu equipamento é compatível?

    Grande parte dos novos equipamentos lançados no mercado contam já com a tecnologia Wi-Fi 6.

    Desde 2020 que tem vindo a crescer o número de equipamentos que suportam esta tecnologia, alguns dos quais estão disponíveis na nossa loja online.


    Consulte alguns exemplos de equipamentos compatíveis:

    Smartphones

    Samsung Galaxy S10, S10E, S20, Note 10 e Fold
    Iphone SE 2020, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 Mini, 12 Pro

    LG V60 ThinQ
    Huawei P40 Pro
    Motorola Edge Plus
    OnePlus 8 e 8 Pro
     

    PC’s
    Microsoft Surface Pro, Asus Chromebook Flip c436, Dell XPS 13 (2020), HP Spectre x360, Lenovo Yoga c940, LG Gram 17, MSI Prestige 14, Acer Aspire 5

     

    Consolas

    Playstation 5

    Para saber se o seu equipamento é compatível, verifique na embalagem se consta a informação ou logotipo “Wi-Fi 6” ou “Certificado Wi-Fi 6”.
     

     

     

  5. Como sei se o meu equipamento está ligado por Wi-Fi 6?

    O seu equipamento ao estar ligado por Wi-Fi6 tem identificada a rede Wi-Fi 6 junto ao habitual símbolo do Wi-Fi.
     

     


     
  6. Quais são as principais diferenças em relação ao router anterior, Wi-Fi 5?

    As melhorias relativamente ao Wi-Fi 5 são evidentes, mas o que mais se destaca é a rapidez e a eficiência.
    O Wi-Fi 6:

    • Permite ligações 1,5 vezes mais rápidas;
    • Suporta mais dispositivos ligados em simultâneo sem que a velocidade seja prejudicada de forma substancial (até 100 equipamentos ao mesmo tempo);
    • A latência é menor;
    • Existe uma redução de até 7 vezes do consumo de energia;

     

    Consulte o nosso tópico com o comparativo das duas gerações de Wi-Fi. Conheça as principais diferenças entre as tecnologias Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, aqui.


     
  7. Porque preciso de um router com Wi-Fi 6 em minha casa?

    Numa altura em que o teletrabalho e as aulas online estão presentes na nossa vida, muitas vezes existe a necessidade ter vários equipamentos ligados em simultâneo à rede Wi-Fi, em diferentes divisões da casa.

    É também uma mais valia para quem faz videochamadas, partilha ficheiros de grandes dimensões ou até para entretenimento, como jogos online ou ver séries e filmes em streaming.

    É necessário termos uma solução de topo e o Giga Router Wi-Fi 6 permite que todas estas tarefas sejam mais rápidas e mais eficientes, devido à velocidade ultrarrápida, maior cobertura em toda a casa e a possibilidade de ter toda a família ligada em simultâneo.

 

Partilhe connosco outras questões que tenha sobre o novo GiGA Router Wi-Fi 6 ou a tecnologia Wi-Fi 6, estamos disponíveis para ajudar a esclarecer. 😊

 

Ligue-se ao novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router de operador com Wi-Fi 6 do mercado!

Descubra também as principais diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6, num artigo comparativo das duas gerações de Wi-Fi.


71 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

40€ deslocação e 2.99€ de aluguer mensal se não estou em erro.

Obrigado, já não me encontro interessado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JoséCruz,

Agradecemos a sua mensagem. A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite, 

Não sou cliente da NOS, mas queria aderir ao vosso serviço de Net TV Voz mais 2 cartões de telemóvel.

Ao consultar o vosso serviço de vendas, indicaram que apesar de ter fibra na minha zona não poderia ter o power router Wi-Fi 6 no meu futuro pacote de TV… fator para mim decisivo para contratar o serviço NOS de 1gbps de velocidade.

Podem ajudar a entender o porquê de não poder ter este novo router Wi-Fi 6? E só estar disponível o router Wi-Fi 5 para o meu pacote de tv…

Grato pela atenção.

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, 

Não sou cliente da NOS, mas queria aderir ao vosso serviço de Net TV Voz mais 2 cartões de telemóvel.

Ao consultar o vosso serviço de vendas, indicaram que apesar de ter fibra na minha zona não poderia ter o power router Wi-Fi 6 no meu futuro pacote de TV… fator para mim decisivo para contratar o serviço NOS de 1gbps de velocidade.

Podem ajudar a entender o porquê de não poder ter este novo router Wi-Fi 6? E só estar disponível o router Wi-Fi 5 para o meu pacote de tv…

Grato pela atenção.

Talvez só esteja disponivel HFC. que é fibra hibrida. e o router 6.0 não é compativel.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Orim faça o teste de cobertura aqui:

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

e verifique no fim do link se tem FTTH ou HFC

https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/cobertura-r1.aspx?cp7=ODcwMC0xNDI=&tech=HFC

Muito obrigado pelos vossos comentários e ajuda.

Efetivamente indica HFC… possivelmente será por isso.

Reputação 7
Crachá +5

Muito obrigado pelos vossos comentários e ajuda.

Efetivamente indica HFC… possivelmente será por isso.

Sim, é por isso

O Giga Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos clientes FTTH com velocidades contratadas de 500 Mbps ou 1 Gbps.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Orim:slight_smile:

O @Jose Rodrigues e o @Guimas, deram uma excelente ajuda. :sunglasses:

De momento, o Giga Router Wi-Fi 6 apenas está disponível para clientes com serviço FTTH. Se surgirem novidades sobre a disponibilização deste equipamento para a tecnologia fibra (HFC), partlharemos aqui. 

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Muito obrigado

Q1: Quais são as dimensões físicas do Giga Router Wi-Fi 6? 

Q2: Na habitação em causa não existe ATI. Mas estou a pensar prever 1 ou 2 conectores SC/APC desde o local onde termina a fibra do operador até um zona técnica para permitir mudar o router de sitio mais tarde.  A NOS faz uso e aceita a existência destes connectores (SC/APC monomodo) entre o ponto de terminação e o router?  Na prática é uma ligação fibra de um ATI, mas sem o quadro ATI.

 

Estou a prever um bastidor de parede de 4 ou 6U (a decidir) e gostaria de planear a instalação com algum detalhe.

Obrigado

 

 

 

Reputação 5
Crachá +1

Bom dia eu tenho o ruter 5.0 para mudar para 6.0 tenho que fazer novo contrato certo? Meu serviço é  FTTH com 1gib.

Reputação 5
Crachá +1

Bom dia eu tenho o ruter 5.0 para mudar para 6.0 tenho que fazer novo contrato certo? Meu serviço é  FTTH com 1gib.

Não, porque o 5.0 já dá 1gbps por cabo o 6 é apenas para novos clientes

Reputação 5
Crachá +1

Q1: Quais são as dimensões físicas do Giga Router Wi-Fi 6? 

Q2: Na habitação em causa não existe ATI. Mas estou a pensar prever 1 ou 2 conectores SC/APC desde o local onde termina a fibra do operador até um zona técnica para permitir mudar o router de sitio mais tarde.  A NOS faz uso e aceita a existência destes connectores (SC/APC monomodo) entre o ponto de terminação e o router?  Na prática é uma ligação fibra de um ATI, mas sem o quadro ATI.

 

Estou a prever um bastidor de parede de 4 ou 6U (a decidir) e gostaria de planear a instalação com algum detalhe.

Obrigado

 

 

 

Em relação do que sei da segunda questão não te vão fazer isso seria quase caso único, metem o conector da fibra onde dizes para meterem o router

Q2: Na habitação em causa não existe ATI. Mas estou a pensar prever 1 ou 2 conectores SC/APC desde o local onde termina a fibra do operador até um zona técnica para permitir mudar o router de sitio mais tarde.  A NOS faz uso e aceita a existência destes connectores (SC/APC monomodo) entre o ponto de terminação e o router?  Na prática é uma ligação fibra de um ATI, mas sem o quadro ATI.

Em relação do que sei da segunda questão não te vão fazer isso seria quase caso único, metem o conector da fibra onde dizes para meterem o router

 

Obrigado.

Sim, tenho noção que a NOS não o vai fazer. A minha ideia é pedir a uma entidade externa para me fazer esse serviço deixando conectores SC/ACP simplex femea  entre o drop do PON e os locais possíveis.

A questão aqui é se aceitam a existência de um troço de fibra que não é do operador entre o PON e o router. Mas na pratica quem tem caixas ATI a situação é em tudo semelhante. O operador termina o drop na caixa ATI e depois o router é ligado noutra divisão da casa numa das tomadas opticas de saida.

 

Uma vez que vou instalar dois pares de fibra multimodo (para uplink entre dois switches com fichas LC duplex, pedia também para passar mais 1 ou 2 SC/APC monomodo para o router.

 

Boa tarde.

Gostava de saber se dá para efetuar a troca do GIGA ROUTER para o GIGA ROUTER WI-FI6?

Fiz uma chamada para o apoio ao cliente e fui informado que estão a fazer publicidade do GIGA ROUTER WI-FI6, mas o mesmo ainda não está disponível para venda ou troca.

Sendo assim, podem-me esclarecer então o porque de estarem a fazer uma publicidade de um produto que não existe (nem para cliente novos, nem velhos)?

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @F F

Lamentamos a informação.

O Giga Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos clientes FTTH com velocidades contratadas de 500 Mbps ou 1 Gbps.

Obrigado

Tenho um pacote de 1gb, gostaria de solicitar a troca para um giga routers wi-fi-6 poderia me ajudar?

Reputação 3

Tenho um pacote de 1gb, gostaria de solicitar a troca para um giga routers wi-fi-6 poderia me ajudar?

Para clientes antigos o aluguer é 4,99€.

Tenho um pacote de 1gb, gostaria de solicitar a troca para um giga routers wi-fi-6 poderia me ajudar?

Para clientes antigos o aluguer é 4,99€.

Mas nas informações diz para clientes novos ou atuais com plano giga "ou com custo mensal de 4,99".

Reputação 7
Crachá +2

Ligue 16990, parece que está disponivel por 4.99 aluguer

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @walter501.

A comunidade prestou uma boa ajuda. Para que possamos ajudar a analisar a melhor solução. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário