Header
Destaque

Giga Router Wi-Fi 6 HFC testado por Diogo


Reputação 7
Crachá +1
  • Super User
  • 1841 comentários

Fotografias: @Diogo 

Olá Comunidade ☀️,

 

Nesta celebração dos 100 MIL users trago-vos a review do router 6.0 Wi-Fi 6 para tecnologia HFC.

Todo o vosso feedback seja ele críticas construtivas, pedido de adição de info ou questões respeitando, claro, o tema são absolutamente bem-vindos a qualquer altura. Eu ou outro colega da Comunidade iremos responder-vos prontamente.

Maltinha, descredibilizem possíveis intervenções desordeiras ou spam reportando com a finalidade de mitigar, de alguma maneira, esses comportamentos.

 

Comecemos pelo elefante na sala, shall we?

 

O que é o Wi-Fi 6?

 

Com a norma 802.11.ax consegue ser mais eficiente, rápido e sobretudo dar um reforço exponencial através do protocolo WPA3.

Consequentemente poderás ter até uns 100 equipamentos em simultâneo ligados à tua rede aos atuais 50 do router antecessor (5.0 v2). O único senão é a necessidade de equipamentos com Wi-Fi 6 integrado.

 

Significa velocidades superiores?

 

Podes crer! Expande a banda de Wi-Fi dos 80Mhz até 160Mhz para velocidades incríveis e constantes numa utilização intensa potencializada pela tecnologia OFDMA.

Mesmo permitindo-me optar pelos 20/40Mhz na rede 2.4Ghz a opção não fica guardada pelo endereço *http://192.168.1.1/

O ping nas ligações Wi-Fi 6 (cabo e sem fios) manteve-se nos 10-12 e em Wi-Fi 5 (sem fios) variava entre os 15 até um máximo de 23. Quanto menor melhor principalmente para os gamers.

 

Curiosidade: A Playstation 5 é a primeira consola doméstica com Wi-Fi 6.

 

*Dados para login:

utilizador: admin

password: password

 

Como me asseguro que estou ligado à rede Wi-Fi 6?

 

Neste exemplo, no símbolo habitual do Wi-Fi no smartphone é incorporado um 6.

 

Consciencioso e admirador do ambiente

 

Desenvolvido com 100% plástico reciclável consegue ainda melhor durabilidade da bateria dos vossos dispositivos conectados pela tecnologia “Target Wake Time”. Só haverá comunicação com o router nos momentos em que se justifique, não sendo preciso transformam-se numa espécie de belas adormecidas sem a necessidade de tocar no fuso de uma roca. 💤

 

Porquê só agora uma review de um router?

 

Bem, o 5.0 v2 gerou muito dissabor em mim.

Quando me foi instalado em 2020 tornou-se um pesadelo aparentemente sem fim à vista.

Sucediam-se quebras repetitivas ao longo do dia, não conseguia usufruir corretamente da NOS TV na Apple TV. Acumulavam-se chamadas atrás de chamadas para o Apoio e chegou a vir um auditor com pedidos para as equipas de exterior. Não fui o único, houve dezenas de relatos com os mesmos sintomas alterando a culpa entre valores desfavoráveis na instalação do serviço ou no chip utilizado pela Hitron.

Felizmente com atualizações muito necessárias, foi estabilizando e os reboots durante a madrugada gerados pela própria NOS era a minha única crítica.

 

 

Podias ter pedido downgrade, porque não o fizeste?

 

Ótima questão. Não o fiz porque acreditava no potencial do equipamento e a seu tempo averiguei isso mesmo, mas essencialmente pelo alcance superior do Wi-Fi pelas divisões da casa.

Por exemplo, na casa onde moro hoje em dia o v2 nunca tinha gerado quebras momentâneas.

 

Posto o v2 de parte, o que nos espera o 6.0 segundo os teus testes?

 

A nível de hardware estas são as especificações:

  • 2.4 (máximo a nível teórico 1.2Gbps) e 5Ghz (4.8Gbps);
  • 3 portas Ethernet 1Gb para acesso à internet por cabo;
  • 2 entradas para conectarem os telefones fixos;
  • Porta USB 2.0;
  • Botão WPS (a password deixa de ser necessária para se ligarem à WWW);
  • Ligação para o cabo coaxial;
  • Entrada power destinada ao transformador;
  • Orifício destinado ao reset manual na base;
  • Interruptor ON/OFF

 

Eu não costumo entrar em tecnicalidades ou testes exaustivos de todas as potencialidades do router, pois faço uma utilização a meu ver comum à maioria dos clientes jovens.

 

A nível de ¹velocidades e alcance é idêntico ao v2.

As ²velocidades são, por norma, acima dos 300/100 em ligações Wi-Fi ou + de 500s/100 por cabo. Infelizmente permanece com alcance insuficiente para cobrir a área da minha residência, mas complementa-se extraordinariamente com os Super Extenders para preencher essa lacuna.

Com os Super Pods (não em todas as divisões) verifico velocidades superiores a 400 megas com sinal “Excelente” posicionando-me relativamente perto.

Até à data não cheguei a esses valores com o Wi-Fi do router pelo meu smartphone Samsung com norma ax.

Zero reboots ou quebras desde janeiro (mês do seu envio). 🤞

 

¹Desliguem a rede Wi-Fi da Plume para testes mais precisos e justos evitando qualquer interferência.

²Ao usarem uma VPN o aumento do Ping e descida de velocidade durante um speedtest será normal.

Mas se prejudicar de, alguma forma, a utilização reportem junto do Apoio.

 

Conhece o Wi-Fi Total aqui.

 

IPV6?

 

IPV4 ativo para já. A NOS disponibiliza o IPV6 no router 5.0 v1. Vamos aguardar.

 

Instalação agilizada

 

Easy cakes. Deslindam bem este processo mesmo que entendam pouco ou quase nada sobre.

Com algum cuidado desconectam todos os cabos do router anterior e ligam-nos ao 6.0 com o transformador correspondente (tirem uma fotografia se necessário para saberem em quais entradas inserir).

Na parte detrás encontram o interruptor devendo alterar para ON e a luz irá se acender.

Localizam as passwords ou QR codes num autocolante por baixo da base.

E está feito, acreditam?

 

Ao enroscarem, de novo, o cabo coaxial (branco) certifiquem-se da sua correta posição. Nos primeiros minutos a net ia abaixo por estar mal posto.

 

E para efetuar essas configurações?

 

Façam as vossas *configurações habituais pela APP NOS Net, NOSNet.pt ou APP NOS.

 

*Escolhendo a mesma senha e nome de rede todos os restantes dispositivos terão automaticamente acesso à net sem intervenção manual.

 

O telefone fixo deixa de funcionar assim que o router é expedido.

 

Se por ventura ficarem aflitos durante o processo o Apoio Técnico estará lá para vocês em 931699000 24 p/dia ou não sendo muito urgente especifiquem o sucedido neste ou noutro tópico correspondente.

 

Looks

 

Lembra-me uma mini torre de computador fixo, semelhante ao v2 mas sem as luzes intermitentes a piscar na vertical. Ganha alguma altura com um led azul florescente que vai piscando (não é estática) na base servindo de luz de presença no meu caso. Se vos incomodar devido ao local onde se encontra instalado podem sempre recorrer a um pedaço de fita preta ou posicionem-no de maneira a não incidir nos vossos olhos. Não achem que é uma espécie de holofote. 🔦

 

 

Adoro a conveniência do interruptor ON/OFF. Pode, desta forma, ter o transformador ligado à parede/tomada e mesmo assim estar totalmente desligado. Continua a ser necessário um palito ou clipe à mão para um ¹reset ao equipamento.

Poderia ser tão estreito quanto o 6.0 FTTH, mas não está nada mau. Confesso olhar só para ele quando o limpo. 🧽

 

 

¹Definições de fábrica

Orifício na base (junto ao autocolante com as passwords. obrigado @/huguito96 via Zwame por apontares essa descoberta. está seriamente camuflado), APP NOS NET ou NOSNET.PT

Passos:

 

Diogo, devo efetuar o upgrade? Posso sequer fazê-lo?

 

Podes se o teu pacote tiver ¹1Gbps de velocidade.

Se tiveres menos terás de iniciar o processo de renegociação ou adquirir à parte por ²4,99€ mensais.

Verifica por ti própri@ se valerá a pena consoante a situação em que te encontras e os equipamentos com a norma Wi-Fi 6 que tens em tua posse. Eu próprio tenho poucos (Apple TV 4K, smartphone e laptop).

Se o que tiveres estiver a entregar o que necessitas deixa-te estar por mais algum tempo, pois nada te garante que terás uma experiência super smooth e, pelo contrário, poderá afetar o teu trabalho ou utilização doméstica.

 

¹Não é garantido o upgrade gratuito a pedido do cliente mesmo tendo 1Gbps.

²Percebo a indignação quando falamos de cobranças extra, mas desta forma evita a escassez do stock do equipamento e pedidos aleatórios para substituição. Por norma, é complicado fazer upgrade dos equipamentos sem alterações contratuais e, assim, em princípio, querendo muito será possível obtê-lo na altura pretendida.

 

Confuso com tantos Giga Routers em circulação?

 

Esta página descreve-os a todos e podem aceder aos manuais de cada um deles.

 

🏆 100 MIL de NOS

 

Um shoutout especialíssimo nesta celebração aos meus colegas Pilares, os “Super Users”, por todo o companheirismo, sabedoria transmitida e corações bondosos.

Temos o coração no lugar certo, isso é meio caminho andado para percebermos a importância naquilo que nos propomos a fazer neste espaço. 🫶

Não abdico de ti, @Fórum. Obrigado à equipa por me fazer sentir indispensável. ❤️

 

Queres que organize algum artigo sobre um outro tema?

 

Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar.

 

Sabias da minha página de Youtube "@ArtigosDiogo"?

Convido-te a assistir a uma breve demonstração da sala ScreenX e a ouvir um cover da música da campanha “NOS Natal 2022: O Carrossel”.

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiências, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.

Compete-me a mim tomar a decisão de partilhá-las convosco. Este é o único local onde publico o meu conteúdo.

 

2023 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local, por favor.

 


58 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Mais uma vez, sem palavras para as tuas reviews.💯

Parabéns 

Reputação 7
Crachá +1

Excelente review.

Faltam as palavras para adjetivar mais uma obra do reviewer de serviço do Fórum NOS.

Parabéns @Diogo S. 

Uma fenomenal review! Obrigado por existires @Diogo S. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 🤗

@Diogo S., excelente review. 

Muito obrigado por partilhar a sua opinião com a comunidade do Fórum NOS! 😎

A sua opinião sobre o novo Router, de certeza, ajudará vários utilizadores e, neste caso, pode incentivar à partilha de mais inputs sobre os serviços e produtos NOS. 

Diga-nos, por favor, a nível da App NOS NET notou alguma diferença de configuração face ao Router 5.0v2? Conseguiu aceder normalmente às configurações? 

Qualquer questão que tenham falem, connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Armindo Mateus@Vaz@CP001 e @Mário P.,

Obrigado pelas mensagens de carinho e por me fazerem chegar uma palavra amiga nos comentários. 🫶

Não hesitem em me corrigir nalgo que possa ser melhorado aos vossos olhos. 

@CP001,

Obrigado eu pelo teu jeito enternecedor. 😍

@Mário P.,

Excelente questão. Não notei, acedi sem entraves às configurações da APP NOS Net. Nos outros routers havia/haverá ainda um intervalo de 24h até ter acesso e assumir o equipamento novo no sistema, mas neste foi imediato.

Ao configurar, diferencia-se no novo modo de autenticação WPA3 e largura de banda 160Mhz na rede 5Ghz, que vem por predefinição nos 80Mhz. 

Reputação 7
Crachá +6

Excelente, @Diogo S.

Muito obrigado pela partilha e ajuda! 🤗

Reputação 7
Crachá +1

Boa review, como estamos habituados a ver. Parabéns 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Renato Gomes,

Muito obrigado pelo apoio assíduo 🥹

Um forte abraço 🫂

Reputação 7
Crachá +2

Bem, o 5.0 v2 gerou muito dissabor em mim.

Quando me foi instalado em 2020 tornou-se um pesadelo aparentemente sem fim à vista.

Sucediam-se quebras repetitivas ao longo do dia, não conseguia usufruir corretamente da NOS TV na Apple TV. Acumulavam-se chamadas atrás de chamadas para o Apoio e chegou a vir um auditor com pedidos para as equipas de exterior. Não fui o único, houve dezenas de relatos com os mesmos sintomas alterando a culpa entre valores desfavoráveis na instalação do serviço ou no chip utilizado pela Hitron.

 

Engraçado (ou não), comigo foi o oposto… o Router 5 V2 (HFC) salvou-me a vida, uma vez que o V1 foi uma desgraça (muitos bugs). Já nem falo das versões anteriores, que simplesmente, nem deveriam estar no mercado: 

Talvez em tenha apanhado o V2 numa fase já avançada (ao contrário do V1 que ainda estava verde… uma vez que actualmente, já quase ninguém se queixa dos problemas que o V1 tinha)

Reputação 7
Crachá +2

Autoinstalação

Easy cakes. Deslindam bem este processo mesmo que entendam pouco ou quase nada sobre.

Com algum cuidado desconectam todos os cabos do router anterior e ligam-nos ao 6.0 com o transformador correspondente (tirem uma fotografia se necessário para saberem em quais entradas inserir).

Na parte detrás encontram o interruptor devendo alterar para ON e a luz irá se acender.

Localizam as passwords ou QR codes num autocolante por baixo da base.

E está feito, acreditam?

Ao enroscarem, de novo, o cabo coaxial (branco) certifiquem-se da sua correta posição. Nos primeiros minutos a net ia abaixo por estar mal posto.

 

Não percebi esta questão da “auto-instalação”...

Desligar os cabos do router anterior e ligar no router 6 não é propriamente uma “auto-instalação” :D

Seria produtivo, isso sim, existir forma da NOS aplicar as definições entre ROUTERS, através da exportação de um ficheiro de configuração. Isto sim seria uma vais valia!

Agora… sermos obrigados a RECONFIGURAR manualmente o router a cada RESET ou mudança… :\

Eu sei que grande parte dos utilizadores apenas define WiFi e até deixa ficar os valores “defaults”, mas há outros que têm serviços IP Dinâmico, DHCP, Port Forwarding, WiFi personalizada, and so on and so on.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @marcolopes,

Quando tive acesso ao v2 ainda estava destinado apenas aos pilotos mas, mesmo assim, o sintoma arrastou-se por largos meses. 

De facto o equipamento não ganha vida e acomoda-se sozinho. 😄 Contudo, a NOS considera uma "auto-instalação" quando o cliente procede à instalação autonomamente livrando-se da dependência de um técnico. Ainda assim reformulei o título. Como te soa? 

Excelente sugestão a tua! Sendo implementada dentro desses moldes trará muita conveniência para o utilizador. ✨

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela sua sugestão quanto à possibilidade de mover as configurações já realizadas num equipamento para o outro, seja em caso de troca ou pela necessidade de um reset., @marcolopes

Endereçámos a mesma. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Muito obrigado pela sua sugestão quanto à possibilidade de mover as configurações já realizadas num equipamento para o outro, seja em caso de troca ou pela necessidade de um reset., @marcolopes

Endereçámos a mesma. 
Obrigado

 

Eu já tinha dado esta sugestão diversas vezes (talvez num tempo pré @Mário P.  😀) pois faz todo o sentido, pelo menos para as configurações “universais” (comuns a todos os equipamentos) disponibilizadas pelo interface de configuração REMOTO (NOS NET)

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos, @marcolopes
Qualquer questão ou sugestão, conte connosco e partilhe. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Está top como sempre! 

Muitos parabéns

 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Olaf,

De parabéns estão vocês pelas boas energias transmitidas sempre que publico um artigo. É recompensante e toca-me no coracãozito! 🩷👏

Abraços calorosos na tua direção 🫂

Alguem me consegue dizer qual o user e password para aceder ao http://192.168.1.1/?

Ja vi que o user é admin mas a password ainda não descobri

Reputação 7
Crachá +1

Olá @RuflusPT,

A password é literalmente "password". 😆

Conseguiste?

é isso mesmo, muito obrigado

Reputação 7
Crachá

Este router é tão bom que tem exactamente o mesmo alcance que o anterior e continua a não ser compatível com os Plumes o que faz dele um peso morto com uma luz azul que incomoda. Vantagem 0 para o router anterior, a única diferença é que já guarda as definições de segurança, o que desligado também não faz diferença.

Reputação 7
Crachá +1

As vantagens deste router são algo diferentes que um alcance superior - que tem nomeadamente em 2,4GHz.

Trata-se dum equipamento DOCSIS 3.1 como os anteriores Giga HFC - v1 e v2 - mas com wifi 6 o que apesar de melhorar o wifi será melhor aproveitado com clientes wifi6 o que ainda não sendo a norma não pressiona tanto a sua contratação. Por motivos qua a NOS saberá perdeu algumas das características da versão original, o que nem é novidade pois tem acontecido noutros casos e possivelmente será devido à gestão de custos.

Qualquer um dos anteriores Giga são capazes em termos de wifi não sendo obsoletos simplesmente por aparecer o equipamento wifi6.

 

Aliás mais importante que a norma de wifi do router será mesmo a ligação DOCSIS que serve o local que impedirá qualquer equipamento sofisticado de brilhar... 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Mais um excelente review @Diogo S. 😊 

Uma leitura agradável apesar de não deixar nenhum ponto importante de parte. 

Obrigado por presentear novamente a comunidade com o seu testemunho, desta vez sobre o Giga Router Wi-Fi 6 hfc. 😊

Agradecemos ainda ao @Vaz por clarificar alguns pontos de importância e por partilhar também o seu testemunho. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @João H.,

Retribuo com um 🫂 emotivo.

Muito obrigado! ✨

Reputação 5
Crachá +1

Boa noite desde ontem que tenho o reter 6.0 wfi6 tudo bem só que no  meu tlm não aparece o símbolo Wi-Fi 6 o tlm é um iPhone 14 ,o que eu estive a verificar e devia aparecer 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Jleite,

A Apple não especifica qual a tecnologia de Wi-Fi a que está conectado o seu iPhone.

Pode verificar aqui.

Comentário