Skip to main content
Header
Megabyte
July 22, 2025
Respondido

Giga Router 6.0 Bridge Mode - Asus Router RT-AXE7800

Após inumeros problemas com o meu serviço de internet e faltas de contactos por parte da NOS, decidi adquirir um router de forma a resolver os problemas no serviço.

Conforme instruções que segui, deveria activar a opção MODO BRIDGE na LAN4, o que fiz.
Teoricamente, activando este modo, toda a gestão da rede deveria ser realizada pelo meu router.
Acontece que após tudo configurado, todos os equipamentos que ligo seja via WIFI seja via Cabo à minha rede, recebe um IP dentro da Gama 192.168.1.X, sendo que a gama de IP´s do meu novo Router encontra-se na gama 192.168.50.2 a 254.

Não entendo a razão pela qual isto acontece, pois todos os dispositivos que são ligados recebem um IP aparentemente atribuidos pelo Router da NOS. AInda verifiquei se tinha a opção DHCP ativa no meu router e sim tudo está OK.

Aqui a questão é: Há algo mais que deva fazer para resolver esta situação? Activar o Modo Bridge e ligando o novo router na porta não  eria o suficiente?

Após várias pesquisas, fui informado que o modo bridge em pleno apenas pode ser activado pela operadora, será mesmo assim? Se assim for não faz sentido ter a opção disponivel.

Agradeço desde já qualquer imput.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Depois de ativares o bridge e desligares o dhcp reiniciaste ambos os routers? 

faz isso caso ainda não tenhas feito. 

Os equipamentos que estão a receber ip errado, estão ligados todos por wi-fi ou por cabo de rede? 

19 Comentários

Megabyte
July 22, 2025

Após reinicio de ambos, e confirmado que o DHCP está OFF e o modo Bridge ON, tudo está igual.

Confesso já não saber o que tentar mais.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 23, 2025

Após reinicio de ambos, e confirmado que o DHCP está OFF e o modo Bridge ON, tudo está igual.

Confesso já não saber o que tentar mais.

é ligar pro apoio ao cliente e pedir pra eles analisarem, isso ou é algum bug ou problema com o router.

também podes tentar fazer o despiste da app, mas não sei se será ajuda neste caso:

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
July 23, 2025

Já os contactei várias vezes, mas noto uma deficiência enorme no processo. Remetem logo para o 16991, porque é uma situação de configuração.

Já fiz vários despistes, e ou dão erros que são aparentemente corrigidos, ou falhas, que segundo a linha, tem a ver com o DHCP estar desligado.

De qualquer forma, hoje vou trocar o router, solicitei essa situação e acederam, dado que todos os indicis apontam para um possivel mau funcionamento do Router NOS

Hoje já tiro as dúvidas.

Obrigado

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 23, 2025

Já os contactei várias vezes, mas noto uma deficiência enorme no processo. Remetem logo para o 16991, porque é uma situação de configuração.

Já fiz vários despistes, e ou dão erros que são aparentemente corrigidos, ou falhas, que segundo a linha, tem a ver com o DHCP estar desligado.

De qualquer forma, hoje vou trocar o router, solicitei essa situação e acederam, dado que todos os indicis apontam para um possivel mau funcionamento do Router NOS

Hoje já tiro as dúvidas.

Obrigado

Pois é, esse é o processo agora, mas depois de ligares pra pcmedic, eles fazem um relatório que fica disponível na nos. Ai tens que voltar a ligar pro apoio ao cliente e dizer que já ligaste pra pcmedic e que o problema presiste e que está no relatório deles. Só ai é que eles encaminham pra segunda linha.

já que vais trocar o router, partilha depois se a situação continua igual.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
July 23, 2025

Ora..…

Fui substituir o router conforme haveria falado.

Chego a casa, instalo o novo router, desativo o DHCP, ativo o Modo bridge e foi automático.

Problema resolvido, tudo a funcionar na perfeição.

Passei o domingo inteiro em volta disto,  ontem ao fim do dia perdi umas horas valentes, e hoje, substituindo o router o problema ficou sanado.

Eu desde o início, é pelos outros problemas além deste, dizia que est router não estava conforme, e no final ficou confirmado.

Obrigado por toda a ajuda.

"Um bem haja"

Mário P.
Gestor da comunidade
July 23, 2025

Boa noite, ​@Yves Máximo 

Agradecemos o seu feedback. 
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
May 9, 2026

Estou no processo de comprar um Asus RT-AX53U e pôr o router NOS em bridge, mas estou na dúvida quanto ao serviço de TV. Ligaste o STB diretamente ao novo Asus e simplesmente funcionou, ou houve outras coisas que tiveste de fazer?

Pois também há a questão de o RT-AXE7800 ser uma gama mais alta do que o RT-AX53U - não sei se isso tem impacto no processo.

Megabyte
May 9, 2026

Eu neste momento tenho BOX, no entanto, na casa anterior tinha a box ligada ao meu router e funcionava sem qualquer problema, e não precisas de nenhuma configuração, é plug and play.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 12, 2026

Boa tarde ​@logically e ​@Yves Máximo,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema.

Por favor, partilhem connosco se tiverem mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.