Skip to main content
Destaque

Giga Router 5.0 v2 testado por Armindo Mateus


Bem, lá ganhei coragem e resolvi dar a minha opinião sobre este router Giga Router 5.0 v2 HFC
Pacote 500/100 em HFC

 

Comecemos então, sou dos que estão em rede HFC, mas dos “felizardos” porque no meu caso tudo funciona bem, o router anterior era o Power Router 4.0  - Pacote 200/20 em HFC

Vou começar por fazer o enquadramento do tipo de utilizador que sou do router, moro numa moradia com r/c e 1 andar, logo tenho a vantagem de não ter “interferência” das redes dos vizinhos de cima e de baixo.
Não vou entrar em tecnicidades ou testes exaustivos de todas as potencialidades do router, pois não faço uma utilização de Gaming

 

Equipamentos que utilizo 


Tenho cerca de 30 equipamentos “IoT”, Sensores Temperatura/Humidade, tomadas Inteligentes com medição consumos, Ac´s, Desumidificador, Ventiladores, Iluminação, tudo integrado com “cenários” para ativar/desativar Ac`s, desumidificador, Ventiladores, Câmaras Vigilância, Aspirador Inteligente, Mopa Inteligente, etc. Estou muito dependente da rede, razão pela qual mantive o Power Router porque já estava afinado e relativamente estável. No Power Router tinha as velocidades contratadas 200/20 mas tinha algumas quebras momentâneas.


Este novo router veio finalmente trazer-me aquilo que já pedia á NOS há anos, upload de 100 visto que por vezes  também trabalho a partir de casa e necessito de carregar ficheiro na  “Cloud” e era desesperante com 20 de Upload.

 

Instalação e configuração Router 5.0 v2


A instalação do equipamento foi simples, foi desligar o 4.0 e ligar o 5.0 v2 direto e sem problemas, fazer as configurações habituais pela App NOS Net ou NOSNet.pt.
Escolher a mesma senha e nome de rede do equipamento anterior e todos os dispositivos ligaram automaticamente à net sem mais nenhuma intervenção manual.

 

Ligações ao TP Link e ao Wi-Fi


No primeiro andar já tinha um extensor de rede da TP-Link (que mantive) porque num dos quartos tenho um aspirador e uma Mopa Irobot que não gostam muito de sinal fraco da rede 2.4. mas neste extensor de rede já tive de refazer a ligação manual ao novo router.
No R/c tenho as velocidades de 500/100 contratada por wi-Fi sem problemas na rede 5GHz.No primeiro andar as velocidades são, por norma, acima dos 250/100 em Wi-Fi. Mas infelizmente permanece com alcance insuficiente para cobrir a área total do primeiro andar, mas complementa-se com o Extender da Tp-Link para preencher essa falha.

Em forma de conclusão, valeu a pena a troca sem dúvida, porque deixei de ter quebras ou reboots e tem um alcance superior do Wi-Fi .
Melhor identificação dos equipamentos ligados á rede e poder atribuir ícones diferentes a cada tipo, bem pensado.
Gosto particularmente da conveniência do interruptor ON/OFF, mas é necessário um palito/clipe à mão para um reset ao equipamento.

20 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

😎 é isso mesmo @Armindo Mateus. Para primeiro não está nada mau 

Nota alguma dificuldade em configurar esse router na my nos?

Reputação 7
Crachá +1

Nada a apontar. @Olaf ..o 4.0 é que ultimamente estava a dar erro quando tentava alterar algo na app nosnet

Reputação 7
Crachá +2

Antes de alterar para o 6.0 tinha problemas em criar regras em que elas desapareciam ou quando reiniciava perdia as configurações wi-fi. Mas ainda bem que já resolveram 😎

Reputação 7
Crachá +1

Sei que houve problemas com este router e por isso fui ficando com o 4 ate ao limite, visto que os 500 de down nao são fundamentais para mim...mas quanto mais rápido melhor claro e este já tem mais potencialidades. Espero que continue estável e sem quebras ,porque é isso que procuro .😎

 

Abraço

Reputação 7
Crachá +1

Boa análise @Armindo Mateus . 👌

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado @Renato Gomes  

Abraco

Reputação 7

Boa noite @Armindo Mateus,

Agradeço a partilha, também tenho um Router Wi-Fi 5.0 V2 - HITRON CHITA HUB5 segue um bug.

Esta opção não aparece e não existe uma listagem de problemas na NOS NET.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado @Jorge C ...tem esse bug sim senhor.

Abraco

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Armindo Mateus, Um excelente relato sobre a sua nova experiência com o router 5.0 v2.

Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado e abraco @Jose Rodrigues 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @Armindo Mateus.🤗

Muito obrigado por partilhar a sua opinião com a comunidade.  😎

A sua opinião sobre o Giga Router 5.0 , de certeza, ajudará vários utilizadores e, neste caso, pode incentivar à partilha de mais inputs sobre os serviços e produtos NOS. 

Ficamos contentes que a sua experiência seja positiva e que, tendo em conta as dimensões da sua casa, tenha conseguido uma alternativa com o equipamento acessório.  

Conheçam todas as reviews da comunidade do Fórum NOS em:

Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia @Mário P. 

 

Esta dificuldade tem haver com a disposição da casa e esta divisao ficar no 1 andar longe do router e   o sinal ter que atravessar “lanços de escada em betão” que torna difícil a propagação do sinal.

 Obrigado💪

Reputação 7
Crachá +1

@Armindo Mateus,

Gostei muito. ☀️ É ótimo haver mais contribuições como esta.

Sermos fiéis a nós próprios traz bons resultados. 

Venham mais! 

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado @Diogo .

Abraco

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua partilha e testemunho sobre o Giga Router 5.0 v2 com a comunidade.

Temos a certeza que a sua review pessoal irá ajudar muitos clientes a melhor compreenderem a facilidade de instalação e capacidade deste equipamento, mesmo para uma utilização utilização “avançada” com vários equipamentos ligados em simultâneo como os que possui. 😊

Ficamos contentes que tenha tido uma experiência positiva com este equipamento. Não hesite em partilhar connosco qualquer outra nota ou até sugestão.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa Noite @João H. 

Inicialmente estava com alguma relutância em mudar ,mas ainda bem que mudei.Todo o  meu “ecossistema” de Domotica ficou mais rápido e estável,sem quebras nem reboots .

O meu sistema , tem pontos de luz, janelas e portas, irrigação inteligente, ar condicionado,maquinas loiça,/roupa, ventilação, sensores de segurança,sensores de ambiente, controlo consumos energia, que se pode ir construindo aos poucos e quando damos por isso temos dezenas de equipamentos ligados.

 

Sei que pareço suspeito, mas aconselho sem duvida.😎

Abraço

Reputação 7

Boa noite @Armindo Mateus,

É uma bela sugestão, acredito que os leitores se podem questionar por onde terá começado.

Pelo menos isso aconteceu no meu caso, caso entenda dar umas dicas acho boa ideia 😊

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia @Jorge C 

Obrigado pelo amável comentário 😀

Aconselho vivamente começar pelo controlo dos consumos de energia - Tomadas inteligentes, tem varias alternativas ,plug-In na tomada do equipamento é o mais facil ,mas se tiver curiosidade e um pouco de conhecimento electricidade use Modulos e reles (Ex:shelly, Xiaomi, TUYA Tp-Link(mais caro)).

Abraço e peço desculpa pelo “off-topic”

 

Reputação 7

Bom dia @Armindo Mateus,

Agradeço a disponibilidade, se reparar na minha formação aqui saberá, já tenho algumas brincadeiras mas nada que sejam dezenas 😅 Parece-me “on-topic” porque se ligam ao router.

Muito obrigado e um abraço.

Reputação 7
Crachá +1

O inicio deve ser controlo de consumos,para perceber onde consome mais e colocar sensores de ambiente,temperatura,luminosidade e humidade para arranque e paragem de ACs por exemplo, controlo maq lavar loica ou roupa, luzes,aquecedores hoje ja e habitual  terem Wi fi.Integrar tudo num assistente virtual  tipo Alexa,Google,ou software. Home Assistance por exemplo e ir adquirindo equipamentos com wifi ou outro protocolo comunicacoes .

Claro que podem concluir que o vosso tarifario de energia pode ter que mudar...bi horario tri-horario..ciclo diario ou semanal.E a partir daqui tudo e possivel de ser feito dando ordens de ligar e desligar tudo o que estiver ligado a rede,...um mundo 

E ter um BOM ROUTER NOS.  

Comentário