Bem, lá ganhei coragem e resolvi dar a minha opinião sobre este router Giga Router 5.0 v2 HFC
Pacote 500/100 em HFC
Comecemos então, sou dos que estão em rede HFC, mas dos “felizardos” porque no meu caso tudo funciona bem, o router anterior era o Power Router 4.0 - Pacote 200/20 em HFC
Vou começar por fazer o enquadramento do tipo de utilizador que sou do router, moro numa moradia com r/c e 1 andar, logo tenho a vantagem de não ter “interferência” das redes dos vizinhos de cima e de baixo.
Não vou entrar em tecnicidades ou testes exaustivos de todas as potencialidades do router, pois não faço uma utilização de Gaming
Equipamentos que utilizo
Tenho cerca de 30 equipamentos “IoT”, Sensores Temperatura/Humidade, tomadas Inteligentes com medição consumos, Ac´s, Desumidificador, Ventiladores, Iluminação, tudo integrado com “cenários” para ativar/desativar Ac`s, desumidificador, Ventiladores, Câmaras Vigilância, Aspirador Inteligente, Mopa Inteligente, etc. Estou muito dependente da rede, razão pela qual mantive o Power Router porque já estava afinado e relativamente estável. No Power Router tinha as velocidades contratadas 200/20 mas tinha algumas quebras momentâneas.
Este novo router veio finalmente trazer-me aquilo que já pedia á NOS há anos, upload de 100 visto que por vezes também trabalho a partir de casa e necessito de carregar ficheiro na “Cloud” e era desesperante com 20 de Upload.
Instalação e configuração Router 5.0 v2
A instalação do equipamento foi simples, foi desligar o 4.0 e ligar o 5.0 v2 direto e sem problemas, fazer as configurações habituais pela App NOS Net ou NOSNet.pt.
Escolher a mesma senha e nome de rede do equipamento anterior e todos os dispositivos ligaram automaticamente à net sem mais nenhuma intervenção manual.
Ligações ao TP Link e ao Wi-Fi
No primeiro andar já tinha um extensor de rede da TP-Link (que mantive) porque num dos quartos tenho um aspirador e uma Mopa Irobot que não gostam muito de sinal fraco da rede 2.4. mas neste extensor de rede já tive de refazer a ligação manual ao novo router.
No R/c tenho as velocidades de 500/100 contratada por wi-Fi sem problemas na rede 5GHz.No primeiro andar as velocidades são, por norma, acima dos 250/100 em Wi-Fi. Mas infelizmente permanece com alcance insuficiente para cobrir a área total do primeiro andar, mas complementa-se com o Extender da Tp-Link para preencher essa falha.
Em forma de conclusão, valeu a pena a troca sem dúvida, porque deixei de ter quebras ou reboots e tem um alcance superior do Wi-Fi .
Melhor identificação dos equipamentos ligados á rede e poder atribuir ícones diferentes a cada tipo, bem pensado.
Gosto particularmente da conveniência do interruptor ON/OFF, mas é necessário um palito/clipe à mão para um reset ao equipamento.