Skip to main content
Header

Fibra FTTH para quando?

Noctyx

Exmos. Senhores,

Sou cliente NOS há muitos anos, desde a altura da ZON, e tenho acompanhado a evolução dos vossos serviços. No entanto, recentemente, ao dirigir-me a uma loja, informaram-me que a minha ligação continua a ser em sistema HFC (coaxial), apesar de já haver disponibilidade de fibra FTTH na minha rua.

O que me causa estranheza é o facto de a minha vizinha do lado, cliente MEO, já ter fibra FTTH instalada, enquanto eu, sendo cliente NOS há mais tempo, continuo limitado à rede HFC. Se a infraestrutura de fibra já se encontra disponível na rua, não percebo a razão pela qual a NOS não procede à atualização do meu serviço para FTTH.

Gostaria de perceber:

Qual o motivo para manter a ligação HFC em vez de disponibilizar FTTH, quando a tecnologia já está presente na zona?

Se existe algum plano de migração para FTTH na minha morada e, em caso afirmativo, qual o prazo previsto?

Porque motivo um cliente fiel e antigo não tem acesso à mesma qualidade de rede que já é oferecida a clientes de outros operadores na mesma rua?

Agradeço o vosso esclarecimento, bem como a possibilidade de agendar a migração para FTTH, garantindo assim que posso usufruir de um serviço mais estável e com maior capacidade de evolução.

Com os melhores cumprimentos,
Duarte Gomes 

20 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • October 3, 2025

A MEO não tem HFC logo é de esperar a diferença ..

Não é passado para FTTH porque não há sinceramente razão para tal, na maioria dos casos.

A situação envolve mudança de infraestrutura, ou seja, perda de tempo, dinheiro, mão de obra, e no fim vais ter o mesmo serviço. 

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

A MEO não tem HFC logo é de esperar a diferença ..

Não é passado para FTTH porque não há sinceramente razão para tal, na maioria dos casos.

A situação envolve mudança de infraestrutura, ou seja, perda de tempo, dinheiro, mão de obra, e no fim vais ter o mesmo serviço. 

Percebo o teu ponto, mas não concordo totalmente. A questão não é apenas “dar o mesmo serviço” — o HFC já está a ficar ultrapassado e, em muitas situações, não garante a mesma estabilidade nem velocidades simétricas que a fibra FTTH oferece.

Se já existe infraestrutura de fibra FTTH na rua (como no caso da MEO), não faz muito sentido manter clientes NOS em HFC indefinidamente. É natural que, do lado da operadora, vejam a mudança como custo de tempo e dinheiro, mas do lado do cliente, a diferença na qualidade pode ser significativa, especialmente em upload, latência e consistência da ligação.

No fundo, é também uma questão de futuro: se a concorrência já disponibiliza FTTH, porque é que a NOS há de continuar a “remendar” HFC em vez de dar o salto? De que serve dizer que é o “mesmo serviço” se na prática quem tem FTTH tem mais vantagens e margem de evolução?

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Claro, a NOS não muda porque dá trabalho… ótimo raciocínio: eu pago como se fosse 2025 mas a rede fica parada em 2005. Bela lógica.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 3, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Noctyx e partilha do ​@Guimas. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Noctyx e partilha do ​@Guimas. Vamos ajudar a analisar.

Obrigado

Boa tarde,
Agradeço a vossa resposta. No entanto, a minha questão é mais de princípio: porque motivo clientes antigos continuam em HFC quando já existe FTTH na mesma rua, inclusive na casa ao lado?
Vou enviar o NIF em privado como pedem, mas gostava que ficasse registado aqui também para outros clientes que passam pelo mesmo.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 3, 2025

Boa tarde,

Obrigado

Boa tarde,
Agradeço a vossa resposta. No entanto, a minha questão é mais de princípio: porque motivo clientes antigos continuam em HFC quando já existe FTTH na mesma rua, inclusive na casa ao lado?
Vou enviar o NIF em privado como pedem, mas gostava que ficasse registado aqui também para outros clientes que passam pelo mesmo.

O ​@Guimas já lhe respondeu isso acima…

as operadoras partilham infraestruturas, não é por noutra operadora haver ftth que na nos vai haver.

não se preocupe que se procurar no fórum é das coisas que mais é falada com longo do tempo.

um bem haja 

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Boa tarde,

Obrigado

Boa tarde,

O ​@Guimas já lhe respondeu isso acima…

as operadoras partilham infraestruturas, não é por noutra operadora haver ftth que na nos vai haver.

não se preocupe que se procurar no fórum é das coisas que mais é falada com longo do tempo.

um bem haja 

Obrigado pela “aula”, mas não é bem assim.
Se já há FTTH ativo na morada ao lado, não faz muito sentido eu continuar limitado a HFC. A questão não é se existe fibra na rua — é porque é que a NOS não disponibiliza o mesmo acesso quando a infraestrutura já está lá.
Dizer que “as operadoras partilham infraestruturas” mas depois deixar clientes agarrados a HFC enquanto a concorrência já liga FTTH, não é grande justificação.
Eu não quero teoria de fórum, quero é serviço atualizado. 😉

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Compreendo a explicação, mas vamos por partes:

Na teoria, é verdade que as operadoras partilham infraestruturas e que nem sempre o facto de a MEO ter FTTH numa morada significa que a NOS também já disponibiliza. Também é verdade que este tema tem sido falado muitas vezes aqui no fórum.

Na prática, a realidade é outra: se a fibra FTTH já está no poste e já entra na casa da vizinha, a infraestrutura existe e está operacional. Tecnicamente nada impede a NOS de disponibilizar também FTTH, é apenas uma questão de acordos e de vontade comercial. Dizer ao cliente que “não é porque a MEO tem que a NOS também vai ter” não resolve nada — é só uma desculpa para não investir e manter clientes agarrados ao HFC.

Ou seja: há sempre uma justificação “bonita” na teoria, mas no dia a dia a verdade é que a NOS anda a empurrar o assunto com a barriga. 🤣

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 3, 2025

Na teoria, é verdade que as operadoras partilham infraestruturas e que nem sempre o facto de a MEO ter FTTH numa morada significa que a NOS também já disponibiliza. Também é verdade que este tema tem sido falado muitas vezes aqui no fórum.

Na prática, a realidade é outra: se a fibra FTTH já está no poste e já entra na casa da vizinha, a infraestrutura existe e está operacional. Tecnicamente nada impede a NOS de disponibilizar também FTTH, é apenas uma questão de acordos e de vontade comercial. Dizer ao cliente que “não é porque a MEO tem que a NOS também vai ter” não resolve nada — é só uma desculpa para não investir e manter clientes agarrados ao HFC.

Ou seja: há sempre uma justificação “bonita” na teoria, mas no dia a dia a verdade é que a NOS anda a empurrar o assunto com a barriga. 🤣

Existe um número limitado de portos, se a infraestrutura não for da nos, a nos está limitada aos que o outro operador ou serviço disponíbilzie a nos… 

faça como o moderador disse que eles encaminham pedido para análise. depois é só esperar e ver se defacto é possível ou nao alterar a tecnologia do serviço.

um bem haja 

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Existe um número limitado de portos, se a infraestrutura não for da nos, a nos está limitada aos que o outro operador ou serviço disponíbilzie a nos… 

faça como o moderador disse que eles encaminham pedido para análise. depois é só esperar e ver se defacto é possível ou nao alterar a tecnologia do serviço.

um bem haja 

Sim, sei que há um número limitado de portos quando a infraestrutura não é da NOS, e que a NOS depende do que outro operador disponibiliza. Mas isso não muda a realidade: a fibra já está instalada na rua, já chega à casa da vizinha, e tecnicamente nada impede que eu também tenha FTTH.

Já fiz como o moderador disse e enviei o NIF em privado. Agora resta ver se a NOS vai realmente usar os portos disponíveis ou se vai continuar a “guardar” clientes antigos no HFC enquanto novos clientes têm fibra ativa. A limitação que existe é mais de prioridade comercial do que técnica.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Boa tarde,

Aproveito para esclarecer alguns pontos sobre a diferença entre HFC e FTTH, e porque clientes antigos não devem aceitar desculpas de “limitação de portos” ou “depende do outro operador”:

1. HFC (Coaxial)

Tecnologia mista: cobre coaxial + fibra até um ponto central.

Limitações: upload baixo, latência maior, velocidade instável em horários de pico.

Evolução: difícil de expandir além de certos limites, ou seja, não é tão “future-proof”.

2. FTTH (Fiber to the Home)

Fibra óptica direta até a casa do cliente.

Vantagens: velocidades simétricas, menor latência, mais estável e preparada para futuras evoluções.

Atualizações: muito mais fácil aumentar capacidades sem mudar a infraestrutura da rua.

3. O mito do “número limitado de portos”

Sim, cada operador tem limites quando usa a rede de outro (ex.: MEO).

Mas quando a fibra já passa na rua e está ativa em casas vizinhas, o que falta não é tecnologia, é prioridade comercial da NOS.

Resumindo: é perfeitamente possível ativar FTTH para clientes antigos; a desculpa de portos é, na prática, apenas um argumento para adiar a migração.

4. Conclusão prática para clientes

Se vives na mesma rua que clientes com FTTH e continuas em HFC, não é por “limitação técnica” — é escolha da operadora manter-te numa tecnologia mais antiga.

A verdadeira diferença é que a NOS está a empurrar o assunto com a barriga, mantendo clientes antigos em HFC enquanto novos clientes ou concorrentes recebem FTTH imediatamente.

Portanto, da próxima vez que alguém vier com a história de portos limitados, já sabem: é uma desculpa. A fibra está lá, a tecnologia existe, o que falta é vontade comercial.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Ahhh, claro, HFC e FTTH são exactamente a mesma coisa 😂
Nada como continuar a pagar pelo coaxial do século passado enquanto a vizinha da MEO lá do lado já voa com fibra moderna.
Upload miserável? Latência gigante? Instabilidade? Pff, detalhes irrelevantes! Quem precisa disso quando se pode viver na nostalgia do HFC?
E inovação tecnológica? Sim, chega primeiro… aos clientes de outros operadores. Nós, clientes antigos da NOS, ficamos a fazer companhia ao modem e à televisão que mal carregam.
É impressionante como a NOS consegue magia: transformar coaxial de 2005 em “mesma tecnologia” de 2025 🤣✨
Moral da história: se querem fibra a sério, troquem de operadora. A NOS decidiu que parar no tempo é a maior inovação que podem oferecer.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 3, 2025

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • October 4, 2025

A passagem para FTTH tem que fazer sentido de vários pontos e tu só estás a pensar do teu lado. Das outras partes envolventes não faz sentido.

Se analisares um bocadinho a situação vês que a resposta ás tuas perguntas são faceis de responder, só estás com pensamento limitado

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 4, 2025

A passagem para FTTH tem que fazer sentido de vários pontos e tu só estás a pensar do teu lado. Das outras partes envolventes não faz sentido.

Se analisares um bocadinho a situação vês que a resposta ás tuas perguntas são faceis de responder, só estás com pensamento limitado

Ahh claro, eu é que estou a pensar “do meu lado” 🤣
Tens razão, devia era preocupar-me com a conta bancária da NOS e não com o serviço miserável de HFC que ainda me impingem.
O “pensamento limitado” aqui é achar que coaxial de 2005 é igual a FTTH de 2025.
A vizinha já tem fibra, a infraestrutura já passa na rua, mas eu é que estou errado por querer o mesmo.
No fundo, obrigado pela sinceridade: acabaste de admitir que a NOS não investe porque não lhes dá jeito.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 4, 2025

Engraçado como quando o cliente pede um serviço melhor, a resposta é sempre que eu é que estou a pensar “só do meu lado” 😂
Mas pronto, tens razão: eu devia era preocupar-me com os custos da NOS e ficar feliz a pagar por HFC do século passado, enquanto a fibra já passa na rua.
E melhor ainda é ouvirem-se dizer que HFC e FTTH é a mesma coisa… isso sim é pensamento limitado 🤣
No fim, quem fica a perder é o cliente que paga o mesmo que os outros mas continua preso a uma tecnologia que já devia estar no museu.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 7, 2025

Para terminar, só quero deixar registado que assim que tiver possibilidade vou mudar para a MEO, que já oferece fibra FTTH real na minha zona e melhores condições.
É uma pena ver que a NOS prefere manter clientes antigos presos a uma tecnologia ultrapassada (HFC), enquanto a concorrência avança com fibra dedicada.
Gostava de continuar convosco, mas em 2025 não faz sentido pagar o mesmo preço por um serviço claramente inferior.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • October 17, 2025

Atualização após contacto telefónico com a NOS:
Fui contactado pela equipa da NOS e confirmaram-me que a impossibilidade de migração de HFC para FTTH não é uma limitação técnica, mas sim um procedimento interno definido pela própria empresa.
Ou seja, a infraestrutura FTTH já existe na zona, outras operadoras já a utilizam, mas a NOS opta por não permitir a migração dos clientes atuais.
Fica assim claro que é uma decisão comercial e não técnica, o que torna difícil compreender o motivo pelo qual continuam a dizer que o HFC e o FTTH são “a mesma coisa”.

Continuo disponível para resolver, mas até ao momento a situação permanece sem solução.

Noctyx
  • Autor
  • Megabyte
  • November 17, 2025

Obrigado à equipa da NOS pela rápida resolução do problema e pela instalação da fibra FTTH. Serviço excelente!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 17, 2025

Boa tarde ​@Noctyx,

Agradecemos o seu testemunho.
Ficamos contentes por saber que se encontra resolvido.

Partilhe com a comunidade caso surja mais algum tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,